O quadro a seguir apresenta informações sobre as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro.
Disponível em: <http://www.rio2016.com/jogos-olimpicos> Acesso em: 18 dez. 2015.
A participação dos países nos jogos olímpicos não é igual. Alguns países levam mais atletas; outros, menos. Se nos jogos Olímpicos de 2016 o número de atletas de cada país participante fosse igual, cada um deles levaria aproximadamente,
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 20.1 Medida de Comprimento
Veja uma tabela usada para o consumidor descobrir qual o tamanho da televisão que ele deve comprar para por em sua casa. O tamanho da tela deve ser proporcional a distância entre a TV e o sofá de onde ele assistirá os programas.
Disponível em <http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/linha_setor.asp?linha=ET&Setor=TLCD> Acesso em 10/06/2010
Lembre-se 1 m = 100 cm
Está correta a afirmação de que quem tem 2 m de distância entre TV e sofá não deve escolher uma TV de 65 polegadas para sua casa? Justifique.
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
Numa experiência clássica, coloca-se dentro de uma campânula de vidro onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido.
Isso acontece porque
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
TEXTO 1
O SONO DOS BICHOS
(...)
Arrumando a cama
Os animais não dormem de qualquer jeito ou em qualquer lugar. Os gorilas e os orangotangos têm de fazer a cama antes de dormir. Os gorilas ajeitam folhas no chão, enquanto os orangotangos fazem isso lá no alto da árvore, numa forquilha que aguente o seu peso. Haja equilíbrio para dormir assim! Os hamsters gostam de acumular folhas (ou tiras de papel, se este for o único material disponível) formando uma bola da qual se enfiam para dormir. Hamsters são limpinhos e não urinam no lugar em que dormem. As mães mamíferas deixam os filhotes dormirem junto com ela, dando proteção e aquecimento. Mas mesmo animais adultos gostam de ficar bem perto para dormir, na árvore de dormida, ou os camundongos, que se aglomeram um em cima do outro, em monte. Uma condição para dormir direito é estar num lugar seguro. Quem você acha que dorme mais, o predador (animal que caça outros bichos para comer) ou a presa (animal que tem de ficar esperto para não ser comido)? É claro que é o predador, porque está mais seguro. A onça dorme mais do que a zebra – dá para entender o porquê.
(...)
Formas de sono
Não dá para saber se um animal dorme apenas olhando se seus olhos estão fechados. A cobra não tem pálpebras e não fecha os olhos! Nem sempre dá para saber se o animal dorme apenas pela maneira como ajeita o seu corpo: uma mosca não se enrola para dormir como um gato! Mas há maneiras indiretas de saber. A gente pode cutucar o animal enquanto descansa e ver se ele demora a reagir. A gente também pode impedir o animal de descansar e ver se, depois, ele recupera o tempo perdido descansando um pouco mais. Testes como esses foram feitos com moscas, abelhas, escorpiões, baratas, peixes, cobras e outros bichos, dando, às vezes, resultados positivos, indicando que estes bichos têm uma forma primitiva de sono, embora até o momento, não se tenha nenhuma evidência de que sonhem. É fantástico pensar que formas de sono existem em muitas espécies e que a capacidade de dormir se desenvolveu em todas essas espécies ao longo de milhões de anos de evolução! Quando você colocar a cabeça no travesseiro, pense que você não está sozinho no mundo dos dormidores!
(...)
(Fonte: Revista Ciência das Crianças – ano 17 – nº 152 – novembro de 2004)
No dicionário, encontramos os seguintes significados para a palavra evidência:
- Qualidade ou caráter de evidente, atributo do que não dá margem à dúvida.
- Condição de alguém ou algo que se destaca, que se sobressai, atraindo a atenção.
- Aquilo que indica, com probabilidade, a existência de (algo); indicação, indício, sinal, traço.
- Grau de clareza e distinção com que se apresenta ao espírito.
- Descrição viva e minuciosa de um objeto.
A expressão destacada na frase quer dizer que:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(Uel) O grupo dos platelmintos é caracterizado pelo aparecimento, pela primeira vez na escala zoológica, da simetria bilateral. Com base nesse fato, assinale a alternativa que apresenta as características que, durante a evolução destes animais, surgiram associadas ao aparecimento da simetria bilateral.
- Física
Numa região em que atua um campo magnético uniforme de intensidade 4T é lançada uma carga elétrica positiva conforme indicado a seguir:
Ao entrar na região do campo, a carga fica sujeita a uma força magnética cuja intensidade é de 3,2.10-2 N O valor dessa carga e o sentido do movimento por ela adquirida no interior do campo são, respectivamente: