Numa experiência clássica, coloca-se dentro de uma campânula de vidro onde se faz o vácuo, uma lanterna acesa e um despertador que está despertando. A luz da lanterna é vista, mas o som do despertador não é ouvido.
Isso acontece porque
Questões relacionadas
- História
“Na década de vinte, o tenentismo é o centro mais importante de ataque ao predomínio da burguesia cafeeira, revelando traços específicos, que não podem ser reduzidos simplesmente ao protesto das classes médias. Se sua contestação tem um conteúdo moderno, expresso em um tímido programa modernizador, a tática posta em prática é radical e altera as regras do jogo, com a tentativa aberta de assumir o poder pelo caminho das armas.”FAUSTO, Boris. A Revolução de 1930: historiografia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 113.
A partir das considerações de Boris Fausto a respeito do tenentismo na história do Brasil, analise as proposições.
I. Surgido no interior das forças armadas, o movimento tenentista foi um dos fatores de instabilidade política e militar na década de 20.
II. As rebeliões militares, que marcaram a década de 20, evidenciam tanto a insatisfação de parte das camadas urbanas com o regime oligárquico quanto a própria situação dos militares que recebiam baixos salários e ocupavam posição inferior no Estado.
III. Na década de 20, uma série de ações de protestos de jovens oficiais, tenentes e capitães que pregavam maior moralidade política e administrativa, no governo republicano, ficou conhecida como tenentismo.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a definição do verbete “egiptologia” a seguir.
Egiptologia
Egiptologia é o estudo da cultura egípcia. É uma área da arqueologia e da História Antiga. [...] A disciplina surgiu, oficialmente, quando foi criado o curso de Egiptologia no Collège de France por Jean-François Champollion, após sua decifração da escrita egípcia, os hieróglifos. A partir de então, uma nova luz abriu-se para os documentos dessa terra lendária que poderia ser interpretada, finalmente, através do ponto de vista dos próprios egípcios.
Disponível em: https://educalingo.com/pt/dic-pt/egiptologia. Acesso em: 31 mar. 2019.
A egiptologia, como ciência dedicada ao estudo da história egípcia, usa como fontes principais:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Tipologias Textuais
Texto base: Leia o folheto. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/chamadas/cartaz_h1n1_-_trilingue_2_a3_curvas_baixa_1403645041.pdf>. Acesso em: 25 fev. 2015.
Enunciado:
O folheto é um gênero textual que explora recursos multimodais (cores, imagens, tamanhos, formatos e espessuras de letras, por exemplo), a fim de informar o leitor a respeito de um tema relevante, apresentar ou vender determinado produto.
No folheto da prefeitura de São Paulo, busca-se conscientizar o leitor sobre os cuidados a serem tomados contra o vírus da gripe, tendo em vista os episódios envolvendo as chamadas Gripe Aviária e Gripe Suína. Esse folheto tem uma peculiaridade: está escrito em três idiomas (português, inglês e espanhol). Considerando o público-alvo do texto, infere-se que essa estratégia foi escolhida porque São Paulo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia as frases abaixo.
I. Anular o pênalti foi um erro gritante do juiz naquela partida.
II. O governo sinalizou que haverá reajuste nos impostos no próximo ano.
III. Os ministros se reuniram diversas vezes com os prefeitos.
IV. Os bombeiros atenderam rapidamente ao chamado de emergência.
Assinale a alternativa em que as frases fazem uso de cacoetes de linguagem, chavões e modismos.
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Os indivíduos de uma determinada espécie de peixe, bem adaptada a seu ambiente, podem ser classificados, quanto ao tamanho, em três grupos: pequenos, médios e grandes. O grupo mais numeroso corresponde ao que apresenta fenótipo médio.
Considere a introdução de um predador desses peixes no ambiente. Ao longo do tempo, os indivíduos do grupo médio passam a ser os menos numerosos, pois os peixes de tamanho menor conseguem defender-se do predador escondendo-se nas tocas, enquanto os de maior tamanho, mais fortes, não são atacados pela espécie predadora.
As alterações descritas exemplificam o tipo de seleção denominado: