Veja uma tabela usada para o consumidor descobrir qual o tamanho da televisão que ele deve comprar para por em sua casa. O tamanho da tela deve ser proporcional a distância entre a TV e o sofá de onde ele assistirá os programas.
Disponível em <http://www.magazineluiza.com.br/linha_setores/linha_setor.asp?linha=ET&Setor=TLCD> Acesso em 10/06/2010
Lembre-se 1 m = 100 cm
Está correta a afirmação de que quem tem 2 m de distância entre TV e sofá não deve escolher uma TV de 65 polegadas para sua casa? Justifique.
Questões relacionadas
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Atende ao que se afirma a respeito das primeiras associações mutualistas – também chamadas associações de mútuo socorro – surgidas no Brasil, nos últimos anos do século XIX.
I. Existiam principalmente nos grandes centros, em virtude de os trabalhadores não possuírem qualquer direito previdenciário.
II. Eram seções sindicais ligadas a partidos políticos, cujo principal objetivo era lutar pelos direitos dos trabalhadores.
III. Os trabalhadores podiam contar com tais associações em momentos de necessidade, como atendimento hospitalar, remédios, auxílio funeral e pensões para viúvas.
É correto o que se afirma em
- Geografia - Fundamental | 5.01 Estados Unidos
Observe o mapa abaixo:
Nos Estados Unidos, há novas aglomerações que se estabeleceram após a Segunda Guerra Mundial, favorecidas pela abundância de recursos minerais das Montanha Rochosas e pelo elevado potencial hidroelétrico. Com base no mapa e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que localiza a região em que estão essas aglomerações e o tipo de indústria que há em maior quantidade.
- Química | 1.3 Classificação Periódica
O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano.
O ânion do ácido produzido no estômago corresponde ao elemento químico pertencente ao grupo 17 e ao terceiro período da tabela de classificação periódica.
Esse ácido é denominado:
- História | 3.4 Ditadura Militar
Os movimentos messiânicos brasileiros, como Canudos e Contestado, ocorreram entre o final do século XIX e início do XX. Sobre esses movimentos, considere as seguintes afirmativas:
1. Foram movimentos de resistência social, liderados pelos anarquistas de origem italiana.
2. Foram movimentos baseados na religiosidade popular, como reação à laicização do estado brasileiro imposta pela proclamação da República.
3. Foram movimentos religiosos liderados pela Igreja Católica, contrária às reformas políticas do estado brasileiro.
4. Foram movimentos relacionados à disputa pelo poder local e à luta pela terra, acirrados pelas reformas impostas pelo regime republicano.
Assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 03.2. A cultura indígena
Leia o texto e responda à questão.
VIDA COTIDIANA E RITUAL ENTRE OS POVOS INDÍGENAS DO OIAPOQUE
No Estado do Amapá, moram os povos Karipuna, Galibi, Galibi Marworno e Palikur. Somam uma população de, aproximadamente, 5 mil indivíduos. Boa parte deles se comunica em vários idiomas. Além das línguas indígenas Galibi e Palikur, utilizam o patoá como língua comum, o português para comunicação com a população brasileira e o francês com os vizinhos da Guiana Francesa.
Habitando uma região em que a savana e os campos alagados predominam, mas onde há também floresta tropical de terra firme, os povos indígenas do Oiapoque desenvolveram modos particulares de interagir com este ambiente. Segundo as narrativas indígenas, esta paisagem é habitada por seres humanos, animais e vegetais, e também seres "do outro mundo", que se manifestam através dos pajés.
Alimentam-se basicamente de peixe, farinha de mandioca e frutas. Conforme a época do ano, o cardápio é variado com as carnes de tracajá, camaleão, pássaros e animais caçados na floresta. Excelentes produtores de farinha de mandioca, comercializam o que sobra em troca de produtos industrializados.
Produzir cerâmica é uma atividade que envolve toda a família. O homem conduz a canoa até o local da retirada do barro, mergulha no poço e traz, do fundo, a massa lisa de argila que será moldada pela mulher. Ele providencia a casca da árvore que será queimada, transformada em cinza, pilada pela esposa e acrescentada à argila. Com olhar atento e mãos experientes, é a mulher quem molda e dá forma à cerâmica, produzindo vários tipos de recipientes.
As casas no Oiapoque são, na maioria, palafitas com paredes e assoalhos de tábuas de madeira. Uma pequena escada permite o acesso à entrada. Há, geralmente, uma ou várias divisões internas, separando a sala dos quartos de dormir. Normalmente, dormem em esteiras de junco cobertas por um grande mosquiteiro, onde repousam o casal e filhos pequenos. Hoje, também, usam redes e camas. Não há muita mobília nas casas. Hoje, entretanto, a maioria possui uma televisão e uma antena parabólica, além de um prosdócimo, como dizem os índios, ou freezer, que permite preservar alimentos e gelar bebidas.
A cozinha é uma área parcialmente aberta, atrás da casa, onde há um fogão de barro e, às vezes, um fogão a gás. A “mesa” para a refeição é posta no chão, quando a família se reúne para comer o peixe assado ou fervido acompanhado de farinha, sal e tucupi.
Disponível em < http://oiapoque.museudoindio.gov.br/exposicao/povos/> Adaptação - Acesso em 12/01/2010
Que ideias erradas existiam em relação aos povos indígenas e ao seu modo de viver?