30. Texto base: L eia a charge a seguir. Ela retrata o cuidado que alguns pais têm com a formação da criança. Disponível em: http://conscienciaeconsumo.com.br/site/wp-content/uploads/2014/07/foto charge texto PaulaMelgaço1.jpg. Acesso em: 2 abr. 2015.
Enunciado:
De acordo com o que estabelece o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) , a criança deve se desenvolver integralmente (cultural, social, espiritual, emocional). A criança da tirinha está se desenvolvendo em todas as dimensões? Explique sua resposta.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
2. Texto base: .
Enunciado:
Analise a imagem a seguir.
Disponível em:<http://www.brasilescola.com/upload/e/usina2.jpg>. Acesso em: 19 mar. 2014.
Na usina hidrelétrica ocorre transformação da energia
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-tube)
- Cartolina
- Tesoura
- Palitos de picolé ou churrasco
- Lençol braço
- Lanterna
- Fita crepe
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco e exibir vídeos para que as crianças possam
apreciar o teatro de sombras. Após a apreciação dos vídeos, o professor deverá
conversar com os alunos sobre o que assistiram.
Disponível:
- Os três porquinhos - https://www.youtube.com/watch?v=pMX24VAc9cs
- Lenda do Teatro de Sombras https://www.youtube.com/watch?v=QXMlVgNquNs
- O professor vai propor às crianças a montagem de um teatro de sombras.
- O professor, junto com as crianças vão criar um tema da história que vai ser contada
e coletivamente as crianças vão criar um texto para este teatro.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo de criação.
- Depois de escolhido o tema da história, o professor vai pedir aos alunos que se
dividam em grupo de 06 crianças. Cada grupo vai criar um personagem .
- Para a criação dos personagens, o professor vai instruir as crianças a fazer um
desenho (pequeno) em uma cartolina para depois ser recortada e colada em um
palito de picolé ou churrasco.
- Cada grupo irá apresentar o teatro de sombra que criou.
- O professor deverá providenciar um teatrinho de caixa/madeira ou lençol branco e
lanterna. (cenário)
- As crianças irão se organizar em grupos : apresentadores e plateia . Depois, as
crianças que apresentaram o teatro irão sentar e o outro grupo irá fazer a sua
apresentação.
- Combine com as crianças de fazer em outro dia uma apresentação para as turmas da
escola.
- Exponha o texto de cada grupo e fotos da apresentação no mural da escola,
socializando os trabalhos das crianças
Fonte:http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.htm
- O professor poderá propor uma visita ao teatro ou convidar algum grupo, artista de
teatro de sombra para fazer uma apresentação na escola. Após essa atividade, os
alunos irão fazer o registro através do desenho e escrita.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20264
DIÁLOGOS COM OUTRAS LINGUAGENS
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] La trascendencia del maíz en la cultura de este país es
destacada en el número 38 de la revista Arqueología Mexicana,
a partir de un extenso recorrido desde la época prehispánica
[4] hasta la fecha, que pasa por su historia, simbolismo, taxonomía,
especies y el arte culinario que de ese producto se deriva.
Según estudios presentes en esta edición, la
[7] composición genética del maíz cultivado proviene de una
especie silvestre conocida como teocinte. De hecho, se sabe
que la domesticación del maíz tuvo lugar en la región del río
[10] Balsas, en Guerrero, aunque no se ha establecido con precisión
cuándo ocurrió ni cuánto tomó ese proceso. Expertos señalan
que los maíces más antiguos han sido localizados en Tehuacán,
[13] Puebla, donde se encuentran especímenes con una antigüedad
de 3000 a.C., lo cual no significa que en ese momento se
descubrió la agricultura. De acuerdo con estas investigaciones,
[16] la domesticación convirtió al maíz en una planta apta para
proporcionar a los grupos humanos cantidades de granos
suficientes para alimentarse adecuadamente. A ello contribuye,
[19] desde luego, el descubrimiento milenario de los diferentes
modos de preparar los granos para sacarle el mayor provecho
a sus bondades nutritivas.
[22] En la época prehispánica, señala, fue tal su
importancia en la dieta que puede considerarse uno de los
factores que propiciaron el tránsito de sociedades nómadas de
[25] cazadores-recolectores a otras de agricultores sedentarios.
De hecho, del maíz derivaron gran parte de las características
económicas, sociales y religiosas de los pueblos
[28] mesoamericanos, apunta en ejemplar. Y es que, desde épocas
muy antiguas, el hombre estableció una íntima conexión con
esta planta, a la que veía como un don divino y con la que llegó
[31] a identificarse de tal manera que se pensaba creado de ese
grano maravilloso que le daba el sustento diario.
El lugar que el maíz ocupó entre las culturas
[34] prehispánicas rebasa el ámbito de la subsistencia, pues se
encontraba inmerso en las concepciones cosmológicas,
marcaba el ritmo de su cultivo y cosecha, la vida ritual y el
[37] desarrollo del resto de las actividades productivas. Además,
determinaba el momento en que habrían de realizarse prácticas
como la guerra o la construcción de monumentos públicos.
[40] Para estos últimos fines, se aprovechaban los tiempos en que
la mayoría de la población no se involucraba en el cultivo y la
cosecha del cereal.
[43] Respecto a la cantidad de platillos que llevan al maíz
como ingrediente hoy en día, resulta difícil dar una cifra
exacta. No obstante, para el destacado antropólogo Eusebio
[46] Dávalos Hurtado, esta cantidad se acerca al menos a 700
maneras en que se le consume en México.
Internet: (con adaptaciones).
Juzgue lo ítem de acuerdo con el texto.
La expresión “estos últimos fines” (l.40) se refiere a “actividades productivas” (l.37).
- História | 3. República
Nascida em Capivari, no interior do estado de São Paulo, Tarsila do Amaral (1886-1973) cumpriu um papel fundamental na arte brasileira. A boa posição financeira herdada da família permitiu a ela viajar para a Europa várias vezes para estudar. A influência marcou sua produção. Operários foi pintada em 1933 e exibe a força do estilo de Tarsila ao retratar a população paulistana e, ao fundo, chaminés e fábricas em formas geométricas.
Adaptado de vejasp.abril.com.br, 21/01/2011.
A década de 1930, quando a tela Operários foi pintada, caracterizou-se pela deflagração do processo de industrialização na sociedade brasileira.
Nessa tela, por meio da representação proposta pela artista, pode-se observar o seguinte aspecto do operariado nacional na época:
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Analise os mapas a seguir, que mostram, respectivamente, a divisão das capitanias hereditárias em 1534 e a criação do Governo Geral em 1549.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf
A partir das informações contidas nos mapas, explique a razão das capitanias serem consideradas como um modelo de poder descentralizado e o Governo Geral como um modelo de poder centralizado.