Texto base: A escola é um lugar de aprendizagem e de novas descobertas. No Brasil, há mais de 240 mil escolas de educação básica. Disponível em: http://educarparacrescer.abril.com.br/ Acesso em: 04 abril 2015.
Enunciado:
Atualmente, as escolas brasileiras
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIMONTES) Um inseto conhecido como besouro bombardeiro consegue afugentar seus predadores lançando sobre eles um “aerossol químico”, um vapor na forma de fina névoa. Esse aerossol resulta de uma reação química entre as substâncias hidroquinona, C6H4(OH) e o peróxido de hidrogênio, H2O2 catalisada por uma enzima. Além do efeito térmico da reação, a quinona, C6H4O2 produzida atua como repelente contra outros insetos e animais. A reação de formação do aerossol químico pode ser representada pela equação:
C6H4(OH)2(aq) + H202(aq) -> C6H4O2(aq) + 2H2O(l)
Considere as reações representadas pelas equações I, II e III:
I. C6H4(OH)2(aq) → C6H4O2(aq) + H2(g) ΔH° = 177 kJ. II. H2O2(aq) →H2O(l) + ½ O2(g) ΔH° = – 94,6 kJ.
III. H2(g) + ½ O2(g) →H2O(l) ΔH° = – 286 kJ.
Relacionando as equações I, II e III, pode-se afirmar que, para afugentar os predadores, o besouro bombardeiro libera uma quantidade de calor equivalente a:
- Matemática - Fundamental | 4.2 Equação
Resolva as equações
= z, sabendo que a = 1
= c, sabendo que b = 2.
O resultado de z × c é:
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(FMP) A doença renal policística autossômica recessiva, conhecida em inglês pela sigla ARPKD, é uma rara enfermidade hereditária. Para desenvolver a enfermidade, uma criança deve herdar as duas cópias defeituosas do gene que causa a ARPKD. Quem tem apenas uma cópia do gene com problema não desenvolve a doença, embora possa transmiti-la a seus filhos se seu parceiro também carregar uma mutação nesse mesmo gene.
Considere o heredograma abaixo que mostra uma família na qual o indivíduo V nasceu com ARPKD:
A probabilidade de o indivíduo III ser portador do gene para a ARPKD é
- História | Geral
(FGV) Sem dúvida, podemos afirmar que após uma fase A de crescimento econômico (1200-1316) a Europa Ocidental entrou numa fase B depressiva, que se estenderia até fins do século XV no sul e princípios do XVI no centro e no norte.
FRANCO JÚNIOR, H. A Idade Média. Nascimento do Ocidente. 2a ed., São Paulo: Brasiliense, 2001, p. 46.
A respeito da situação de retração econômica apontada pelo autor, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Leia as informações e depoimentos sobre o trabalho infantil. Texto 1 Iara (18 anos) , tinha 14 anos quando deixou a casa da família em Viseu (305 quilômetros da capital). Cenira (66 anos) , tinha 10 quando saiu de São Caetano de Odivelas (110 quilômetros de Belém). Embaladas pela expectativa de um futuro melhor graças aos estudos na capital, desembarcaram assustadas na cidade onde não conheciam ninguém. Foram direto para a casa onde trabalhariam, morariam e aprenderiam lições mais duras do que a rotina diária de limpar a casa, lavar a roupa, fazer o almoço, lustrar a prata. O primeiro ensinamento foi sobre disciplina rígida. Iara não gosta de lembrar dos gritos que a humilhavam quando esquecia de limpar um canto da casa. Cenira levava cascudos, quando errava o lugar da louça. Disponível em: http://apublica.org/2012/10/educacao-trabalho-infantil-amazonia/. Acesso em: 03 abril 2015. Texto 2 Antes da Revolução Industrial (1780), as famílias europeias viviam nas áreas rurais. Nessa época, as crianças começavam a trabalhar desde pequenas, auxiliando os pais nas tarefas do campo. A mudança do campo para a cidade contribuiu para a utilização do trabalho infantil nas indústrias. Inicialmente, só as crianças abandonadas em orfanatos eram entregues aos patrões para trabalharem nas fábricas. Com o passar do tempo, as crianças que tinham famílias começaram a trilhar o mesmo caminho, trabalhando por longas e exaustivas horas, perdendo, assim, toda a sua infância. Disponível em: Dishttp://www.mundoeducacao.com/historiageral/trabalho-infantil-no-inicio-revolucao-industrial.htm. Acesso em: 03 abril 2015.
Enunciado:
1. Pense como é trabalho infantil nos dias de hoje e escreva o que pensa sobre esse assunto.
2. Após ler os textos, o que você pôde conclui sobre o trabalho infantil ao longo dos anos?
3. Quais as desvantagens que as crianças que são obrigadas a trabalhar têm em relação a aquelas crianças que não trabalham?