A partir dos registros históricos relacionados abaixo, descreva a escola de tempos passados.
Além das imagens, como você imagina que eram as escolas?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto abaixo, que trata da época da ditadura militar no Brasil.
Em 14 de dezembro de 1968, o Jornal do Brasil, um dos mais importantes jornais da época, foi às bancas com uma edição planejada para provocar uma sensação estranha aos leitores. Entre as bizarrices, o jornal estampou (...) a previsão do tempo na primeira página. Não satisfeito, anunciou: “Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos”. O dia era de sol e céu fortemente azul, mas a edição falava sério: tentava alertar o leitor sobre a presença de censores no jornal (...).
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia das Letras, 2015, p. 455 (adaptado).
Durante a ditadura militar , os meios de comunicação e a produção artística era censurada, mas mesmo sob o crivo do Estado; a mensagem era passada de forma subliminar como podemos perceber no texto acima. Marque a alternativa que interpreta corretamente esta forma de resistência.
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
A Cannabis sativa (maconha) possui diversas substâncias químicas que, ao entrarem em contato com o corpo do usuário, desencadeiam uma série de efeitos, entre eles a sensação de excitação provocada pelo reagente THC. O THC tem sua fórmula estrutural mostrada ao lado.
Sobre a estrutura do THC, é correto afirmar que ela apresenta
- Química
Em 2016, foi inaugurada a primeira fábrica mundial para a produção de uma nova fonte de metionina especificamente desenvolvida para alimentação de camarões e outros crustáceos. Esse novo produto, Met-Met, formado pela reação de duas moléculas de metionina na forma racêmica, tem uma absorção mais lenta que a DL-metionina, o que otimiza a absorção da metionina e de outros nutrientes no sistema digestivo dos camarões.
A Metionina e o Met-Met são, respectivamente,
- Química | A. Modelos Atômicos
Em 1808, Dalton publicou o seu famoso livro o intitulado Um novo sistema de filosofia química (do original A New System of Chemical Philosophy), no qual continha os cinco postulados que serviam como alicerce da primeira teoria atômica da matéria fundamentada no método científico. Esses postulados são numerados a seguir:
1. A matéria é constituída de átomos indivisíveis.
2. Todos os átomos de um dado elemento químico são idênticos em massa e em todas as outras propriedades.
3. Diferentes elementos químicos têm diferentes tipos de átomos; em particular, seus átomos têm diferentes massas.
4. Os átomos são indestrutíveis e nas reações químicas mantêm suas identidades.
5. Átomos de elementos combinam com átomos de outros elementos em proporções de números inteiros pequenos para formar compostos.
Após o modelo de Dalton, outros modelos baseados em outros dados experimentais evidenciaram, entre outras coisas, a natureza elétrica da matéria, a composição e organização do átomo e a quantização da energia no modelo atômico.
OXTOBY, D.W.; GILLIS, H. P.; BUTLER, L. J. Principles of Modern Chemistry. Boston: Cengage Learning, 2012 (adaptado).
Com base no modelo atual que descreve o átomo, qual dos postulados de Dalton ainda é considerado correto?
- História | 3.2 Era Vargas
(FGV) “Em 1930, Getúlio Vargas já era um líder conhecido da política do Rio Grande do Sul e experimentara cargos a nível federal (...). Embora para os gaúchos fosse uma importante figura política, no conjunto do movimento ‘revolucionário’ de 1930 era apenas uma das lideranças. Assumiu a chefia do Governo Provisório apenas por ter sido o candidato derrotado da eleição que motivara o movimento. Ou seja, em inícios da década de 1930, Vargas era um dentre outros nomes que poderiam ascender na política nacional. Se seu prestígio cresceu ao longo dessa década, isso se deveu a um conjunto de fatores.”
(GOMES, Ângela de Castro. A última cartada. In: Nossa História, ago. 2004, p. 16)
Não constitui um fator que favoreceu o crescimento do prestígio político de Vargas ao longo das décadas de 1930 e 1940, a: