(FUVEST 2017 1° FASE) Em relação à ética e à justiça na vida política da Grécia Clássica, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Literatura | 5.2 Modernismo
Antiode (Contra a Poesia Dita Profunda)
Poesia te escrevia:
flor! conhecendo
que és fezes. Fezes
como qualquer.
gerando cogumelos
(raros, fragéis, cogu-
melos) no úmido
calor de nossa boca.
(...)
Delicado, evitava
o estrume do poema,
seu caule, seu ovário,
suas intestinações.
Esperava as puras,
transparentes florações,
nascidas do ar, no ar,
como as brisas.
Disponivel em https://www.portalsaofrancisco.com.br/biografias/antiode-contra-a-poesia-dita-profunda.João Cabral de Melo Neto
A geração de 45 corresponde a última fase do Modernismo brasileiro. Cabral retoma o acabamento formal poético contrariando a liberdade de 22 e, ao mesmo tempo, combate a permanência de concepções passadistas.
Desse modo, o poema Antiode
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
(ENEM 2014 2ª APLICAÇÃO) Abrimos o Brasil a todo o mundo: mas queremos que o Brasil seja Brasil! Queremos conservar a nossa raça, a nossa história, e, principalmente, a nossa língua, que é toda a nossa vida, o nosso sangue, a nossa alma, a nossa religião.
BILAC, O. Últimas conferências e discursos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1927 .
Nesse trecho, Olavo Bilac manifesta seu engajamento na constituição da identidade nacional e linguística, ressaltando a:
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UEFS)
Um dos desafios da Química tem sido a obtenção de substâncias químicas puras a partir de misturas. Para esse fim, os químicos desenvolveram técnicas de separação e de purificação de componentes dessas misturas até transformá-los em substâncias puras.Assim, considerando-se uma mistura em pó dos materiais representados na tabela I, é possível separar inicialmente os seus componentes, utilizando-se da ajuda de líquidos inertes nos quais são insolúveis, como os representados na tabela II.
A partir dessas informações, dos dados das tabelas I e II e da mistura formada pelos materiais da tabela I, é correto afirmar: - História | 6.15 Descolonização
(UFF) Ao se referir à sociedade da então colônia portuguesa Guiné Bissau, o historiador Armando Castro afirmou:
“As autoridades coloniais utilizam, para os castigos corporais, a palmatória, o chicote e a vergasta. Nas transações, os brancos praticam correntemente o roubo: roubo nos preços, nas quantidades, nas qualidades. Vai-se, nesta sociedade colonialista, até o desprezo total pela vida dos africanos. Morrem no trabalho de abate das árvores, na recolha do coconote e nos trabalhos públicos ou afogam-se nos pântanos, quando se fazem as secagens, etc. Há alguns anos, dezenas de trabalhadores africanos encontraram a morte nos trabalhos dos pântanos de Bissau. A mulher africana é vítima de numerosos crimes: violações, prostituição, etc.”
CASTRO, A. O Sistema Colonial Português em África (meados do século XX). 2ª ed. Lisboa:Caminho, 1980, p. 366.
O texto acima mostra as consequências do processo de colonização. Ao se juntarem as duas pontas, colonização e descolonização, pode-se afirmar sobre a descolonização que:
- Física | 2.5 Estática
A imagem a seguir retrata um atleta participando de uma competição de argolas, modalidade olímpica que alia força e equilíbrio. Na fotografia, é possível observar o desafio à atração gravitacional.
Admitindo que, no instante representado, as cordas estejam na vertical, o que garante a perfeita simetria do corpo do atleta em relação às argolas?