É muito importante conviver com as diferenças, aprendendo a respeitá-las e a valorizá-las, de modo a evitar o preconceito e a discriminação.
Na escola em que você estuda existe algum tipo de discriminação por parte dos alunos, em relação às crianças que são diferentes em algum aspecto? Justifique sua resposta.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto e observe a charge.
Metas de Kubitschek
O Plano de Metas fez do governo de JK um sucesso. Atribuiu ao Estado a tarefa de viabilizar uma agenda de crescimento econômico acelerado, aprofundou o processo de industrialização e privilegiou o setor industrial de bens de consumo duráveis, alterando os hábitos e o cotidiano da população, que, deslumbrada e espantada, passou a conviver com um sem-número de novidades.
SCHWARCZ, Lilia Maria; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia.
São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 415. Adaptado.
De acordo com o texto, através da implementação do Plano de Metas, o Estado brasileiro
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(UPE) O filo Chordata inclui os protocordados e os craniados. Seus exemplares são animais triblásticos, celomados e deuterostômios. Analise a figura abaixo que mostra uma provável relação filogenética entre os cordados.
Com base na análise da figura, os números representam a presença de
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Materiais:
- Linhas e cordões de diferentes espessuras e materiais
- Raízes secas de diferentes tamanhos e formas
- Papel A4 branco ou papel craft
- Giz de cêra
- Tesoura e cola
Desenvolvimento:
Para executar esta atividade será necessário pedir aos alunos que tragam de casa linhas, cordões, barbantes de diferentes materiais bem como raízes secas encontradas por eles.
De posse do material, realizar uma frotagem livre com as linhas e raízes pesquisando a composição sobre a carteira com os materiais. Outra possibilidade é de que, a partir da composição, seja realizado um desenho livre de observação. Por último pode-se realizar uma colagem com os materiais dando formas a uma composição e preencher os espaços com pontos de canetinha hidrocor ou giz de cêra.
Observações:
- No caso das colagens uma bonita forma de exposição seria montar os trabalhos em tecido rústico, por exemplo, a juta e, neste caso, realizar a colagem no papel craft.
- Esta atividade poderá ser útil após a atividade da página 24 do livro didático.
- Frotagem: A palavra “frotagem” vem do francês frotter, que significa “esfregar”. A técnica da frotagem consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície que apresente um relevo ou uma textura e esfregar com o material escolhido, pressionando-a até que apareça o relevo ou a textura
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Nas peças publicitárias, vários recursos verbais e não verbais são usados com o objetivo de atingir o público-alvo, influenciando seu comportamento. Considerando as informações verbais e não verbais trazidas no texto a respeito da hepatite, verifica-se que:
- Química | 2.3 Termoquímica
(EXPCEX) Algumas viaturas militares administrativas possuem motores à combustão que utilizam como combustível a gasolina. A queima (combustão) de combustíveis como a gasolina, nos motores à combustão, fornece a energia essencial para o funcionamento dessas viaturas militares. Considerando uma gasolina na condição padrão (25°C e 1 atm) composta apenas por n-octano (C8H18) e que a sua combustão seja completa (formação exclusiva de CO2 e H2O gasosos como produtos), são feitas as seguintes afirmativas:
I. a combustão da gasolina (C8H18) é uma reação exotérmica;
II. na combustão completa de 1 mol de gasolina, são liberados 16 mols de gás carbônico (CO2)
III. a entalpia de combustão (calor de combustão) dessa gasolina é -5.080 kJ/mol
IV. o calor liberado na combustão de 57 g de gasolina é de 1270 kJ/mol
Das afirmativas apresentadas estão corretas apenas a: