Em Belo Horizonte, Minas Gerais, há um lugar em que é possível encontrar muito da história da educação do país: Museu da Escola de Minas Gerais
a) Explique o conceito de Museu.
b) Escreva dois outros tipos de museus que existem no Brasil.
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: https://gustosonline.blogspot.com Acesso em: 10 jul. 2020.
A charge acima traz uma reflexão sobre uma problemática muito recorrente nos dias atuais, que é o(a)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
ESCOLA
21. MATERIAL
- Terras de várias cores – coletadas com os alunos
- Água
- Potes plásticos
- Cola
- Colher
- Pincel
- Papel Canson
PROCEDIMENTOS
- Em uma roda de conversa, o professor vai perguntar as crianças do que são feitas as
tintas e se existe formas de extrair tinta de elementos da natureza. Falar sobre as
tintas vendidas prontas, mostrar as tintas que são mais utilizadas na sala de aula e ler
o rótulo para mostrar a composição do produto.
- Explicar as crianças a existência, de corantes e que alguns vegetais podem ser
utilizados para extrair tintas como o urucum, açafrão, pó de café, beterraba e carvão
vegetal.
- O professor vai explicar as crianças que a terra é mais um elemento com o qual
podemos fazer tinta. O professor vai convidar as crianças para irem ao entorno da
escola e coletar terras de várias cores.
- O professor deverá entregar para cada criança um potinho de plástico e uma colher
para esta coleta. Cada um coletará apenas uma cor de terra pois a tinta será para o
uso coletivo.
- Em várias mesas o professor disponibilizará o material descrito acima e ensinará as
crianças a fazerem a tinta de terra conforme receita abaixo:
RECEITA DE TINTA DE TERRA
Uma colher de terra, duas ou três colheres de água e meia colher de cola.
Modo de preparo: misture tudo em um pote de plástico e a tinta estará pronta.
- Depois da tinta preparada, o professor vai pedir as crianças para fazerem desenhos
com a tinta de terra.
- Esta atividade será realizada coletivamente.
FONTE: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37203
A FORMAÇÃO DAS CORES
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(FUVEST) Para que um planeta abrigue vida nas formas que conhecemos, ele deve apresentar gravidade adequada, campo magnético e água no estado líquido. Além dos elementos químicos presentes na água, outros também são necessários. A detecção de certas substâncias em um planeta pode indicar a presença dos elementos químicos necessários à vida. Observações astronômicas de cinco planetas de fora do sistema solar indicaram, neles, a presença de diferentes substâncias, conforme o quadro a seguir:
Planeta
Substâncias observadas
I
tetracloreto de carbono, sulfeto de carbono e nitrogênio
II
dióxido de nitrogênio, argônio e hélio
III
metano, dióxido de carbono e dióxido de nitrogênio
IV
argônio, dióxido de enxofre e monóxido de dicloro
V
monóxido de dinitrogênio, monóxido de dicloro e nitrogênio
Considerando as substâncias detectadas nesses cinco planetas, aquele em que há quatro elementos químicos necessários para que possa se desenvolver vida semelhante à da Terra é:
- Geografia | 6.5 Indústria
Constatou-se uma ínfima inserção da indústria brasileira nas novas tecnologias ancoradas na microeletrônica, capazes de acarretar elevação da produtividade nacional de forma sustentada. Os motores do crescimento nacional, há décadas, são os grupos relacionados a commodities agroindustriais e à indústria representativa do antigo padrão fordista de produção, esta última também limitada pela baixa potencialidade futura de desencadear inovações tecnológicas capazes de proporcionar elevação sustentada da produtividade.
ARENO. M. A industrialização do Brasil ante a nova divisão internacional do trabalho.
Disponível em: www ipea.gov.br. Acesso em: 16 jul. 2015 (adaptado).
Um efeito desse cenário para a sociedade brasileira tem sido o(a)
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
A célula humana a seguir está capturando bactérias no processo conhecido como fagocitose.
A função desse processo para o organismo humano é a: