Em Belo Horizonte, Minas Gerais, há um lugar em que é possível encontrar muito da história da educação do país: Museu da Escola de Minas Gerais
a) Explique o conceito de Museu.
b) Escreva dois outros tipos de museus que existem no Brasil.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir referente a aspectos da conjuntura europeia que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.
“[…] Contudo, a guerra mundial não pode ser explicada como uma conspiração de fabricantes de armas, mesmo fazendo os técnicos, com certeza, o máximo para convencer generais e almirantes, mais familiarizados com paradas militares do que com a ciência, de que tudo estaria perdido se eles não encomendassem o último tipo de arma ou navio de guerra. Não há dúvida de que a acumulação de armamento, que atingiu proporções temíveis nos últimos cinco anos anteriores a 1914, tornou a situação mais explosiva. […] Porém, a Europa não foi à guerra devido à corrida armamentista como tal, mas devido à situação internacional que lançou as nações nessa competição.”
HOBSBAWM, Eric. A era dos impérios (1875-1914). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. p. 427.
Além da corrida armamentista a que se refere o autor, foram fatores que contribuíram para a deflagração do primeiro conflito mundial:
- Língua Portuguesa | 1.1 Variações Linguísticas
(IFPE) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Responda à(s) questão(ões) com base na tirinha abaixo.
No último balão da tirinha de Maurício de Sousa, o autor escreveu “mais” em vez de “mas” na tentativa de representar, na escrita, a forma como a personagem Chico Bento, supostamente, pronunciaria a conjunção adversativa. Existem diversas formas e níveis de variação linguística, justamente, porque somos influenciados por diversos fatores, tais como: região, escolaridade, faixa etária, contexto comunicativo, papel social etc.
Com base nesses pressupostos, assinale a alternativa que representa uma variante linguística característica do falar popular mineiro.
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(FUVEST 2008 1ª FASE)
Os biomas do Brasil, cujas condições ambientais estão representadas no gráfico pelas regiões demarcadas I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a
- Física | 2.5 Estática
(UFPR) Uma mola de massa desprezível foi presa a uma estrutura por meio da corda “b”. Um corpo de massa “m” igual a 2,000 g está suspenso por meio das cordas “a” , “c” e “d”, de acordo com a figura abaixo, a qual representa a configuração do sistema após ser atingido o equilíbrio. Considerando que a constante elástica da mola é 20 N/cm e a aceleração gravitacional é 10 m/s², assinale a alternativa que apresenta a deformação que a mola sofreu por ação das forças que sobre ela atuaram, em relação à situação em que nenhuma força estivesse atuando sobre ela. Considere ainda que as massas de todas as cordas e da mola são irrelevantes.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a charge a seguir.
A charge satiriza a política econômica dos governos militares que acreditavam que o Estado seria capaz de promover o desenvolvimento econômico e o chamado “Milagre Econômico”.
a) Identifique um efeito positivo do “Milagre Econômico”.
b) Indique o custo humano do milagre.