(UNIT)
As análises de espectros da decomposição da luz estrelar feitas por uma das primeiras astrônomas no Harvard College Observatory, nos Estados Unidos, revelaram a presença de elementos químicos nas estrelas, e que, dentre esses, o hidrogênio é o mais abundante no Universo.
Associando-se essas conclusões ao atual modelo de estrutura atômica da matéria existente no Universo, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(UNIFESP) Casimiro de Abreu pertence à geração dos poetas que morreram prematuramente, na casa dos vinte anos, como Álvares de Azevedo e outros, acometidos do “mal” byroniano. Sua poesia, reflexo autobiográfico dos transes, imaginários e verídicos, que lhe agitaram a curta existência, centra-se em dois temas fundamentais: a saudade e o lirismo amoroso. Graças a tal fundo de juvenilidade e timidez, sua poesia saudosista guarda um não sei quê de infantil.
(Massaud Moisés. A literatura brasileira através dos textos, 2004. Adaptado.)
Os substantivos do texto derivados pelo mesmo processo de formação de palavras são:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A questão se baseia no texto abaixo, que está no blog dos quadrinistas brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá.
Eu tenho vontade de sempre fazer mais do que faço. Experimentar mais, trabalhar mais rápido. Tenho vontade de criar o tempo todo, fico imaginando histórias entre uma conversa e outra, às vezes entre uma frase e outra, e muitas vezes me deixo levar pelas histórias imaginárias que fico elaborando e acabo esquecendo de me concentrar com a realidade, seja ela um momento de trabalho ou um momento de lazer. Tenho vontade de criar tanto que acabo criando pouco. Quando respiro, tiro a cabeça mergulhada nas ideias e olho ao redor, me lembro de que o importante não é fazer tudo, nem muito, nem rápido: o importante é fazer bem feito. Faça com vontade de fazer mais, mas não com vontade de fazer de novo, ou pior ainda, sem vontade nenhuma.
(Disponível em: <http://10paezinhos.blog.uol.com.br/>
Acesso em: 16 abr. 2012.)
A vírgula no trecho “Faça com vontade de fazer mais, mas não com vontade de fazer de novo” separa
- Literatura | 4.1 Romantismo
Todo o barbeiro é tagarela, e principalmente quando tem pouco que fazer; começou portanto a puxar conversa com o freguês. Foi a sua salvação e fortuna.
O navio a que o marujo pertencia viajava para a Costa e ocupava-se no comércio de negros; era um dos combóis que traziam fornecimento para o Valongo, e estava pronto a largar.
— Ó mestre! disse o marujo no meio da conversa, você também não é sangrador?
— Sim, eu também sangro...
— Pois olhe, você estava bem bom, se quisesse ir conosco... para curar a gente a bordo; morre-se ali que é uma praga.
— Homem, eu da cirurgia não entendo muito...
— Pois já não disse que sabe também sangrar?
— Sim...
— Então já sabe até demais.
No dia seguinte saiu o nosso homem pela barra fora: a fortuna tinha-lhe dado o meio, cumpria sabê-lo aproveitar; de oficial de barbeiro dava um salto mortal a médico de navio negreiro; restava unicamente saber fazer render a nova posição. Isso ficou por sua conta.
Por um feliz acaso logo nos primeiros dias de viagem adoeceram dois marinheiros; chamou-se o médico; ele fez tudo o que sabia... sangrou os doentes, e em pouco tempo estavam bons, perfeitos. Com isto ganhou imensa reputação, e começou a ser estimado.
Chegaram com feliz viagem ao seu destino; tomaram o seu carregamento de gente, e voltaram para o Rio. Graças à lanceta do nosso homem, nem um só negro morreu, o que muito contribuiu para aumentar-lhe a sólida reputação de entendedor do riscado.
Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias.
(FUVEST 2011 1° FASE) A linguagem de cunho popular que está presente tanto na fala das personagens quanto no discurso do narrador do romance de Manuel Antônio de Almeida, está mais bem exemplificada em:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Nas reações independentes de luz no processo fotossintético, assinale a opção INCORRETA.
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(FUVEST 2018 1ª FASE) Na figura, A e B representam duas placas metálicas; a diferença de potencial entre elas é VB – VA = 2,0 x 104 V. As linhas tracejadas 1 e 2 representam duas possíveis trajetórias de um elétron, no plano da figura.
Considere a carga do elétron igual a 1,6 x 10 19 Ce as seguintes afirmações com relação à energia cinética de um elétron que sai do ponto X na placa A e atinge a placa B:
I. Se o elétron tiver velocidade inicial nula, sua energia cinética, ao atingir a placa B, será 3,2 10 15 J.
II. A variação da energia cinética do elétron é a mesma, independentemente de ele ter percorrido as trajetórias 1 ou 2.
III. O trabalho realizado pela força elétrica sobre o elétron na trajetória 2 é maior do que o realizado sobre o elétron na trajetória 1.
Apenas é correto o que se afirma em