Segundo dados do MEC – Ministério da Educação, 16 milhões de brasileiros não sabem ler. Como será a vida de uma pessoa que não sabe ler nem escrever? Escreva 2 dificuldades que ela pode encontrar em seu dia a dia.
Questões relacionadas
- Física | 1. Introdução à Física
A constante universal dos gases
(Udesc) A constante universal dos gases, R, cujo valor depende das unidades de pressão, volume e temperatura, não pode ser medida em uma das unidades representadas a seguir. Assinale-a.
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Uma empresa produz jogos pedagógicos para computadores, com custos fixos de R$ 1.000,00 e custos variáveis de R$ 100,00 por unidade de jogo produzida. Desse modo, o custo total para x jogos produzidos é dado por C(x) = 1 + 0,1x (em R$ 1.000,00).
A gerência da empresa determina que o preço de venda do produto seja de R$ 700,00. Com isso a receita bruta para x jogos produzidos é dada por R(x) = 0,7x (em R$ 1.000,00). O lucro líquido, obtido pela venda de x unidades de jogos, é calculado pela diferença entre a receita bruta e os custos totais.
O gráfico que modela corretamente o lucro líquido dessa empresa, quando são produzidos x jogos, é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Leia o exemplo a seguir.
O abaixo – assinado apresentado é um gênero textual que trata de assuntos coletivos, que possui um destinatário, como na carta. Qual é o objetivo do texto em questão?
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Sobre o tema evolução fizeram-se as afirmações abaixo.
I. As espécies dos seres vivos são passíveis de modificação, podendo sofrer alterações morfofisiológicas ao longo do tempo.
II. Prova de que nosso planeta foi habitado por seres diferentes dos que existem atualmente é a existência de fósseis.
III. Os que admitem que as espécies não se alteram no decorrer do tempo são adeptos da teoria do fixismo.
Está correto o que se afirma em:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT)
Considere um bloco com massa de 1,0 kg sendo lançado de um ponto do plano inclinado liso, com velocidade de módulo igual a 2,0 m/s, que percorre a superfície também lisa e atinge uma superfície rugosa com velocidade de módulo igual a 10,0 m/s. Despreze a resistência imposta pelo ar e adote o módulo da aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s².
O módulo do trabalho que a força resistente, originada pela superfície rugosa, realiza contra o movimento do bloco, até parar, é igual, em J, a