A cidade tem uma história que se esconde e se revela no seu nome, na lembrança de seus habitantes, na sua arquitetura, na organização de seu espaço.
Uma história não se revela sozinha. É preciso fazer perguntas, abrir arquivos, recolher dados, pesquisar, analisar e comparar informações. E, assim, a história vai se revelando.
Como podemos descobrir a história de uma cidade?
Questões relacionadas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UDESC) Analise as proposições abaixo, em relação às mutações:
I. As mutações gênicas são alterações na sequência dos nucleotídeos do material genético.
II. As mutações cromossômicas numéricas são aquelas que não modificam a quantidade de cromossomos de uma célula e sim a estrutura do cromossomo.
III. As euploidias são casos de mutações cromossômicas, ocorrendo redução ou aumento em toda a coleção de cromossomos com a formação de células n, 3n, 4n e sucessivamente.
IV. A síndrome de Down é um tipo de mutação cromossômica estrutural em que ocorre a trissomia do cromossomo 21; a síndrome do Cri du Chat é um exemplo de mutação cromossômica numérica que ocorre na ausência de um fragmento do braço curto do cromossomo 5.
Assinale a alternativa correta
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(UECE) No ouvido, para a chegada de informações sonoras ao cérebro, o som se propaga, de modo simplificado, por três meios consecutivos: o ar, no ouvido médio, um meio sólido (os ossos martelo, bigorna e estribo) e um meio líquido, no interior da cóclea. Ao longo desse percurso, as ondas sonoras têm
- Matemática | 1.03 Frações
Os centros universitários são instituições de ensino superior pluricurriculares, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido. Classificam-se como centros universitários as instituições de ensino superior que atendam aos seguintes requisitos.
· um quinto do corpo docente, pelo menos, em regime de tempo integral; e
· um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado.
Disponível em: http://www2.mec.gov.br. Acesso em: 4 set. 2019.
Uma faculdade possui 210 professores em seu quadro docente, sendo que 42 deles trabalham em regime integral, e 60 têm mestrado ou doutorado. Para que essa faculdade seja considerada um centro universitário, ela deverá contratar, no mínimo,
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Leia o depoimento do prefeito de Brasília, Paulo de Tarso, sobre um acontecimento político em 1961.
A condecoração foi (...) um ato artificial porque não era uma adesão política de Jânio Quadros ao Guevara. O governo todo, aliás, ficou horrorizado com ela. Ninguém queria dar o almoço protocolar, nem os ministros, nem o próprio Palácio do Planalto. (...) A cerimônia de condecoração, imagina, ocorreu às 6 horas da manhã. Depois, o Guevara foi deixado às moscas. Após o almoço, eu sobrevoei Brasília, de helicóptero, com ele. (...) Quando nós aterrissamos, de volta, no aeroporto, não havia nos esperando um único ministro de Estado, uma única figura oficial, sequer havia um único soldado.
Depoimento de Paulo de Tarso, prefeito de Brasília em 1961, In: SANTOS, P. T. 1964 e outros anos. São Paulo: Cortez, 1984. p. 34-35. (Fragmento)
Entre os anos de 1946 e 1964, a política externa brasileira passou por diferentes configurações, sobretudo nas relações com as superpotências em tempos de Guerra Fria.
A) Descreva a política externa adotada por Jânio Quadros.
B) Relacione essa política externa com a condecoração de Che Guevara pelo governo brasileiro.
C) Na opinião do prefeito, a condecoração de Che Guevara desagradou inúmeras autoridades no país. Apresente argumentos para justificar esse desagrado.
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNEB) Até recentemente, a NASA enfrentou uma aguda escassez de plutônio, o que comprometeu suas futuras missões ao espaço incomensurável. Em 2013, o Departamento de Energia dos EUA anunciou, após uma pausa de 25 anos, que reiniciaria a produção de plutônio-238, a espinha dorsal das baterias nucleares de longa duração, que têm alimentado numerosas missões desde 1969. A escassez de plutônio mais o pequeno estoque existente mal atendem às missões planetárias para as gélidas luas de Júpiter e Saturno, planejadas para a próxima década. Por essa razão, a NASA tem estudado alternativas e, recentemente, demonstrou interesse em uma tecnologia que tem propulsionado torpedos da Marinha dos EUA.
A Marinha começou a experimentar com os chamados Sistemas de propulsão de Energia Química Armazenada (SCEPS) na década de 1920, mas foi só nos anos 1980 que engenheiros da Universidade da Pensilvânia adaptaram a tecnologia para ogivas capazes de ir rápido e fundo o suficiente em sua caça a submarinos soviéticos. O sistema SCEPS aproveita a reação química de dois reagentes que permanecem armazenados e separados até serem necessários. Em torpedos, o sistema normalmente mantém sua energia em reserva como um bloco sólido de lítio e um tanque do gás inerte hexafluoreto de enxofre. Quando acionada, a reação dos dois materiais gera calor, que gira a turbina a vapor da arma para produzir milhares de quilowatts (kW) de energia.
O engenheiro de sistemas espaciais da Universidade da Pensilvânia propôs uma missão de demonstração para Vênus, onde uma sonda robótica de pouso, alimentada pelo sistema SCEPS, aproveitaria o dióxido de carbono atmosférico do planeta para reagir com o lítio. O calor resultante poderia acionar um gerador elétrico para produzir energia equivalente a cerca de três lâmpadas, uma reserva, ou receita considerável para missões espaciais. (HSU, 2015, p. 16).
Pilhas e baterias são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Os geradores químicos tornaram possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes. A função básica desses dispositivos é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam, e são chamadas fontes de força eletromotrizes. Considerando-se as informações do texto e com base nos conhecimentos de Física, é correto afirmar: