SUBI NA ROSEIRA
ENQUANTO DUAS CRIANÇAS BATEM CORDA, OUTRAS DUAS ENTRAM, CADA UMA VINDO DE UM LADO. COMEÇAM A SALTAR E, AO MESMO TEMPO, VÃO FALANDO UMA PARA A OUTRA.
— AI, AI...
— O QUE VOCÊ TEM?
— SAUDADES.
— DE QUEM?
— DO CRAVO, DA ROSA E DE MAIS NINGUÉM.
— SUBI NA ROSEIRA, DESCI PELO GALHO, FULANO (FALA UM NOME) ME ACUDA, SENÃO EU CAIO.
O ÚLTIMO QUE FALOU SAI E ENTRA QUEM FOI CHAMADO.
Maurício de Sousa. Manual de Brincadeiras da Mônica. São Paulo: Globo, 2009. p. 101.
PARA BATER A CORDA PRECISAMOS DE
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO)
BANKSY. Disponível em: www.weburbanist.com. Acesso em: 2 ago. 2012.
Banksy é um grafiteiro famoso. Na obra pintada em um muro da cidade de Claremont, Califórnia, em 2009, ele fez uso de um trocadilho com a palavra “change”, o que caracteriza seu grafite como um protesto contra a:
- História | 5.2 Renascimento Cultural
Tenho insistido também que a monarquia deve ser atribuída exclusivamente aos varões, já que a ginecocracia vai contra a lei natural; esta deu aos homens a força, a prudência, as armas, o poder. A lei de Deus ordena explicitamente que a mulher se submeta ao homem, não só no governo de reinos e impérios, mas também na família. (...) Também a lei civil proíbe à mulher os cargos e ofícios próprios ao homem. (...) É extremamente perigoso que uma mulher ostente a soberania. (...) No caso de uma rainha que não contraia o matrimônio – caso de uma verdadeira ginecocracia –, o Estado está exposto a graves perigos procedentes tanto dos estrangeiros como dos súditos, pois caso seja um povo generoso e de bom ânimo suportará mal que uma mulher exerça o poder.
(Jean Bodin, Los seis libros de la republica. Edição espanhola de 1973, p. 224.)
A citação extraída do livro do jurista francês Jean Bodin (1530-1596), publicado em 1576, refere-se ao exercício do poder soberano por mulheres, algo que seria contrário às leis da natureza, à lei de Deus e às leis civis, de acordo com o pensamento político da época. Contudo, uma importante monarca contemporânea a Bodin, Elizabeth Tudor, exerceu o poder político em condições adversas e muitas vezes ameaçadoras à sua integridade física, e seu longo reinado foi considerado pelos historiadores como a “época dourada” da Inglaterra. Sobre a monarquia e o exercício do poder soberano, é correto afirmar:
- Geografia - Fundamental | 04. Europa: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Conflitos e perseguições no Oriente Médio e na África, privação econômica e o fechamento das fronteiras no sudeste da Europa empurraram pessoas desesperadas na direção do mar. Em 2014, mais de 130 mil refugiados e imigrantes atravessaram irregularmente as fronteiras do sul da Europa pelo mar. Quase todos foram resgatados pela marinha italiana. A grande maioria dessas pessoas acessou o mar pela Líbia, um país devastado pela guerra. Aumentam as mortes no Mediterrâneo enquanto a Europa olha para o outro lado.
Disponível em: <https://anistia.org.br/noticias/o-numero-de-mortes-mediterraneo-aumenta-enquanto-europa-olha-para-o-outro-lado/>. Acesso em: 25 dez. 2014.
As migrações internacionais ganharam forte impulso nas últimas três décadas. Uma reação comum a muitos dos países que tradicionalmente recebem imigrantes tem sido a
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
(FUVEST 2010 1ª FASE) Uma maneira de compreender a distribuição temporal de fenômenos ocorridos em longos períodos é situá-los em um ano de 365 dias. Por exemplo, ao transpor os 4,6 bilhões de anos da Terra para esse ano, a formação do planeta teria ocorrido em 1o de janeiro, o surgimento do oxigênio na atmosfera em 13 de junho, o aumento e a diversificação da vida macroscópica a partir de 15 de novembro e o início da separação da Pangea em 13 de dezembro.
Considere os seguintes eventos:
Evento 1. Surgimento do Homo sapiens.
Evento 2. Revolução agrícola do Neolítico.
Evento 3. Declínio do Império Romano.
Evento 4. A colonização da América pelos europeus.
A partir das informações do texto, é correto situar os referidos eventos no mês de dezembro desse ano, para cada evento, respectivamente no(s) dia(s)
- História - Fundamental | 01.3.Vestígios arqueológicos: locais de pesquisa de historiadores e de arqueólogos.
Leia os textos a seguir e responda à questão.
TEXTO 01
Os tipos de sítios arqueológicos Existem muitos sítios arqueológicos registrados que são conhecidos, mas também podem existir aqueles que não foram descobertos e que ainda não conhecemos, ou aqueles que foram destruídos e nunca poderemos saber como eram. Por isso, são importantes as pesquisas arqueológicas na preservação dos vestígios, para que as pessoas possam conhecer o passado [...] HERBERTS, Ana Lúcia, COMERLATO, Fabiana. Patrimônio arqueológico: para conhecer e conservar. Florianópolis: Eletrosul /DPM- Departamento de Patrimônio Imobiliário e meio Ambiente,2003. P. 11-12.
TEXTO 02
Aos poucos, o Brasil se dá conta de que sua história começou muito antes de 1500. Um povo pouco conhecido dos arqueólogos descobriu o litoral pelo menos cinco mil anos antes de Pedro Álvares Cabral. Seu maior legado são os sambaquis [...] que desafiam a imaginação dos cientistas há mais de mil anos, mas só na última década começaram a fornecer indícios de como viviam os primeiros habitantes do litoral brasileiro [...] FRUET. Henrique, Revista Isto é digital. Edição 1641, 14 mar.2001. Disponível em:< < http://www.istoe.com.br> Acesso em: 08 maio 2014. (Fragmento)
A) Conforme o texto 01, explique o que são sítios arqueológicos.
B) Conforme o texto 02, explique o são sambaquis.