Explique: se existem leis que protegem as crianças e adolescentes, por que os seus direitos ainda não são respeitados?
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Em uma corrida de regularidade, a equipe campeã é aquela em que o tempo dos participantes mais se aproxima do tempo fornecido pelos organizadores em cada etapa. Um campeonato foi organizado em 5 etapas, e o tempo médio de prova indicado pelos organizadores foi de 45 minutos por prova. No quadro, estão representados os dados estatísticos das cinco equipes mais bem classificadas.
Dados estatísticos das equipes mais bem classificadas (em minutos)
Equipes Média Moda Desvio-padrão Equipe I 45 40 5 Equipe II 45 41 4 Equipe III 45 44 1 Equipe IV 45 44 3 Equipe V 45 47 2 Utilizando os dados estatísticos do quadro, a campeã foi a equipe:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras
(UNIFACS) O ouvido humano é sensível a um intervalo de frequências das ondas sonoras entre 20,0 Hz até em torno de 20,0 kHz. Considerando-se que a velocidade do som no ar é igual a 340 m/s, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Uma onda estacionária transfere energia de uma extremidade para a outra de uma corda.
( ) As ondas sonoras, geralmente, se propagam em todas as direções a partir da fonte, com amplitudes que independem da distância entre o ouvinte e a fonte.
( ) Quando existe um movimento relativo entre uma fonte sonora e um ouvinte, a frequência do som percebido pelo ouvinte é diferente da frequência do som emitido pela fonte.
( ) As ondas sonoras se apresentam, nessa faixa de frequência, com comprimento de onda no intervalo entre 17,0 m correspondente à frequência de 20,0 Hz e 1,7 cm correspondente a 20,0 kHz.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: A questão refere-se ao poema Som da linguagem, do poeta português Gastão Cruz (Gastão Santana Franco da Cruz, nascido em 1941 na cidade de Faro, em Portugal). Leia-o e observe-o com atenção. Som da Linguagem Por vezes reaprendo
o som inesquecível da linguagem
Há muito desligadas
formam frases instáveis as palavras
aos excessos do céu cede o silêncio
as constelações caem vitimadas
pelo eco da fala.
Gastão Cruz, in "Campânula". Fonte: http://www.citador.pt/poemas.php?op=10&refid=200810130106 – 27/10/2009 – adaptado.
Enunciado:
O título do poema – Som da linguagem –, conforme contexto, associa-se
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir:
“Violência contra violência. A única solução é o que agora faremos: empregar a violência contra aqueles que primeiro a usaram para atacar o povo e o país.” Carlos Marighela – Fundador e dirigente da ALN.
O depoimento acima, que se insere no contexto da Ditadura Militar no Brasil, reflete:
- Geografia | 7. Geopolítica
Dado que o Presidente eleito Donald Trump articulou uma visão coerente dos assuntos externos, parece que os Estados Unidos devem rejeitar a maioria das políticas do período pós-1945. Para Trump, a OTAN é um mau negócio, a corrida nuclear é algo bom, o presidente russo Vladimir Putin é um colega admirável, os grandes negócios vantajosos apenas para nós, norte-americanos, devem substituir o livre-comércio.
Com seu estilo peculiar, Trump está forçando uma pergunta que, provavelmente, deveria ter sido levantada há 25 anos: os Estados Unidos devem ser uma potência global, que mantenha a ordem mundial – inclusive com o uso de armas, o que Theodore Roosevelt chamou, como todos sabem, de Big Stick?
Curiosamente, a morte da União Soviética e o fim da Guerra Fria não provocaram imediatamente esse debate. Na década de 1990, manter um papel de liderança global para os Estados Unidos parecia barato – afinal, outras nações pagaram pela Guerra do Golfo Pérsico de 1991. Nesse conflito e nas sucessivas intervenções norte-americanas na antiga Iugoslávia, os custos e as perdas foram baixos. Então, no início dos anos 2000, os americanos foram compreensivelmente absorvidos pelas consequências do 11 de setembro e pelas guerras e ataques terroristas que se seguiram. Agora, para melhor ou para pior, o debate está nas nossas mãos.
(Eliot Cohen. “Should the U.S. still carry a ‘big stick’?”.
www.latimes.com, 18.01.2017. Adaptado.)
Um dos principais lemas da campanha presidencial de Donald Trump foi “Make America Great Again”. Tal lema pode ser associado à seguinte frase do texto: