Explicaê

01

MATERIAL

- Jornal

- Tinta guache – Cores primárias e secundárias

- Vasilhas com água

- Papel toalha

- Papel Sulfite

- Lápis HB

- Papel Canson A4

- Pincel

 

PROCEDIMENTOS

- O professor vai começar a aula falando sobre as cores secundárias.

Imagem

O que são “cores secundárias”?

Laranja, verde e violeta são as cores secundárias. São assim chamadas porque surgem a partir da mistura de duas cores primárias.

vermelho + amarelo = laranja

vermelho + azul = violeta

azul + amarelo = verde

Laranja: Estimula a nossa vontade de aprender. É a cor da laranja e da abobóra.

Verde: Cor mais harmoniosa e mais calmante. Nos  transfere confiança, determinação e esperança. É a cor da cura.

Violeta: Esta cor representa o mistério, expressa sensação de individualidade e personalidade. É a cor da sabedoria.

Fonte: https://www.smartkids.com.br/trabalho/cores-cores-secundarias

- O professor vai dividir a sala , formando grupo de 06 crianças.

- Forrar as mesas com jornal.

- Distribuir para os grupos, tinta guache nas cores primárias, papel sulfite, vasilhas com

  água e papel toalha.

- Apresente o material e convide as crianças a realizarem um estudo de cores primárias  

  através  da pintura com os dedos.

  Imagem

Pintura a dedo com guache - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBa/uFU  - Fonte: Acervo Soraia Lelis

- O professor vai pedir aos alunos que pintem com os dedinhos as cores primárias no   

    papel.

- Solicite que nomeiem as cores registradas no papel e posteriormente coloquem o

    trabalho  para secar em lugar seguro.

- Convide as crianças para brincarem de um “jogo da velha” diferente do convencional,

  onde a  descoberta  de uma cor secundária se dará através da mistura de duas   

  primárias.

- Entregue uma folha de papel sulfite para cada criança.

- Solicite que tracem por toda a superfície do papel duas linhas verticais e duas linhas

  horizontais  . O professor deverá auxiliar os alunos, nesta hora.

- Dite a cor que deve ser colocada em cada coluna/linha do gráfico/jogo.

- O professor deverá auxiliar os alunos durante esta etapa do trabalho.

- Sugestão: se for mais fácil, o professor pode colocar no quadro o desenho das linhas

  para as crianças copiarem.

- Monte com as crianças a estrutura para a descoberta das cores secundárias

Imagem

Pintura a dedo com guache sobre papel sulfite - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU  

  Fonte: Acervo Soraia Lelis

- Peça as crianças que façam a mistura das cores primárias até obter a cor secundária.

- Lembre as crianças sobre a mistura das cores primárias e seus resultados.

Imagem

Fonte: http://historiadaarte.com.br/artecriancas.html

- Solicite novamente para que nomeiem as cores registradas no papel e

  posteriormente coloque os trabalhos para secar em local seguro.

- Questione sempre  os grupos sobre como são formadas as cores secundárias.

- Distribua uma folha de folha de papel  Canson formato A4 para cada criança.

- Prepare as mesas da sala, forrando com jornal.

- Disponibilize pinceis, vasilhas com água, papel toalha e tintas nas cores primárias e

  secundárias.

- Proponha experimentos com cores primárias e cores secundárias.

- Peça as crianças para fazerem uma pintura, livre, usando toda a sua criatividade,

    usando as cores primárias e secundárias.

Imagem

Processo em pintura com guache sobre papel canson - Estudo das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU   Fonte: Acervo Soraia Lelis

Imagem

Processo em pintura com guache sobre papel canson - Descoberta das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU  

Fonte: Acervo Soraia Lelis

  Imagem

Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Primárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU  

  Fonte: Acervo Soraia Lelis

Imagem

Pintura com guache sobre papel canson A4 - Fixação das Cores Secundárias - Alunos 4º Ano/2010-ESEBA/UFU    

Fonte: Acervo Soraia Lelis

 

Fonte: http://arteplanejamentoaula.blogspot.com/2011/06/estudo-das-cores-primarias-e-descoberta.html

 

 

A RODA DAS CORES