Na tabela, a seguir, está listada a quantidade de água encontrada em diferentes órgãos humanos vivos, proporcionalmente à massa total de cada uma dessas estruturas:
quantidade de água (%) | órgãos |
10 | dentes |
50 | ossos |
60 | rins |
80 | músculos |
85 | encéfalo |
Considere que exista uma relação direta entre a quantidade de água presente nos tecidos humanos vivos e a taxa metabólica de suas células. Dessa forma, levando em consideração apenas os órgãos listados na tabela, é esperado que seja observado um maior consumo de oxigênio nos tecidos presentes:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 01. Conjuntos Numéricos
Em uma empresa dedicada à fabricação de visores de umidade para sistemas de refrigeração, um visor foi retirado de um lote para controle de qualidade. Como responsável por esse controle de qualidade, você deve determinar a pressão mínima (pressão de vácuo) e a pressão máxima (pressurização) que o visor pode suportar, levando em consideração que eles foram projetados para suportar uma carga de ruptura de 594 KN (Newtons). Você deve encontrar e verificar as pressões mínimas e máximas suportadas pelo visor a partir do modelo matemático entregue ao laboratório.
Clique aqui para acessar o laboratório.
E veja, aqui, as orientações para realização dessa prática.
- Física
Um corpo puntiforme de massa Ma parte de ponto percorrendo a rampa circular representada na figura acima, sem atrito, colide com outro corpo puntiforme de massa Mb que se encontrava inicialmente em repouso no ponto B Sabendo que este choque é perfeitamente inelástico e que o corpo resultante deste choque atinge o ponto C ponto mais alto da rampa, com a menor velocidade possível mantendo o contato com a rampa, a velocidade inicial do corpo no ponto A em m/s é
Dados:
- raio da rampa circular: 2m
- aceleração da gravidade g=10 m/s2
- massa Ma= 1 kg
- massa Mb= 1 kg
- Física | A. Escalar
(UNIT) Um projétil é lançado a partir do solo, verticalmente para cima, com velocidade de módulo igual a 20,0 m/s.
Admitindo-se o módulo da aceleração da gravidade igual a 10,0 m/s² e desprezando-se a resistência do ar, é correto afirmar:
I. A função da posição do projétil é h = 20t – 5t².
II. A função da velocidade do projétil é v = 20 - 10t.
III. O instante em que o projétil atinge o solo é igual a 2,0s.
IV. A altura máxima alcançada pelo projétil é igual a 20,0m.
A alternativa em que todas essas afirmativas são verdadeiras é a
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Celina Guimarães Viana nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e marcou história pela sua luta entre a igualdade entre os sexos. Na época em que viveu, ela não tinha o direito de eleger seus líderes, ou seja, o voto era um direito só dos homens. Daí, sabe o que ela fez? O maior rebuliço, e acabou conseguindo votar em 1928, quando já tinha 48 anos. Além disso, ela batalhou para que a punição física fosse abolida de dentro das escolas e incentivou que a educação, a criatividade e os esportes andassem sempre lado a lado!
Disponível em: <www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/mulheres-que-marcaram-a-historia>.
Considera-se que, em uma república, os representantes do povo na política sejam escolhidos pelo próprio povo, por meio de eleições. Porém, mesmo tendo sido a República proclamada no Brasil em 1889, no caso de Celina Guimarães Viana por muito tempo ela não conseguiu exercer esse direito, como diz no texto.
Por qual razão Celina Guimarães Viana não conseguiu exercer o direito de voto no Brasil por tanto tempo?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Texto base: Leia o texto. O galo e a joia Um galo estava ciscando no terreiro e, no meio da suja poeira, encontrou uma joia. — Ah, disse, triste, o galo – como ficaria feliz o meu dono se encontrasse esta joia! Para mim, porém, ela é completamente inútil; eu preferiria ter achado um sabugo de milho... “O que para uns tem valor, para outros nada vale.” ESOPO. Disponível em: <http://www.contandohistoria.com/galoeajoia.htm>. Acesso em: 20 mar. 2015.
Enunciado:
Geralmente, as fábulas terminam com uma lição de moral, que pode, ou não, vir explícita no final da narrativa.
Nessa fábula de Esopo, a moral da história sugere que