Para a produção do açúcar nos engenhos, por quais etapas a produção passava?
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
Uma corda inextensível tem uma de suas extremidades fixada em uma parede vertical. Na outra extremidade, um estudante de física produz vibrações transversais periódicas, com frequência de 2 Hz A figura abaixo ilustra a onda transversal periódica resultante na corda.
Com base nesses dados, o estudante determina a Amplitude em cm, o Período em segundos e a Velocidade de Propagação em m/s dessa onda. Esses valores são iguais a:
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(PUC-CAMPINAS)
I. O desenvolvimento da cafeicultura exigiu o surgimento de uma série de atividades complementares, tais como ferrovias, bancos, empresas de seguro, de navegação fluvial etc.
II. A imigração contribuiu para o incremento da urbanização, a ampliação do mercado interno, além de proporcionar mão de obra especializada.
III. A Primeira Guerra Mundial, ao dificultar as importações, estimulou a produção interna de artigos manufaturados.
Os fenômenos a que os itens se referem:
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Texto base: Leia o mapa seguir.
Enunciado:
- A) Explique o que eram as especiarias que tanto movimentaram o mercado europeu nos séculos XV e XVI.
- B) Identifique a partir de sua análise do mapa, quais regiões são as principais fontes de especiarias para o comércio europeu.
- C) Explique por que estes produtos foram tão importantes para o crescimento da economia europeia no início da era moderna.
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESB)
O diagrama mostra como varia a pressão de um mol de um gás, em função do volume por ele ocupado, ao passar por uma transformação. Considerando-se a constante universal dos gases perfeitos R = 8,31 J/mol.K, a quantidade de calor, em joule, transferida durante o processo é um valor próximo de
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
(UPE) O genoma do vírus da zika, coletado no organismo de mosquitos do gênero Culex, foi sequenciado por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco. Descobriu-se que o vírus consegue alcançar a glândula salivar do animal e se replicar, o que indicaria, segundo a instituição, que o pernilongo pode ser um dos transmissores do vírus da zika. Os resultados foram publicados recentemente, na revista Emerging microbes & infections, do grupo Nature. O artigo é intitulado “Zika virus replication in the mosquito Culex quinquefasciatus in Brazil”. Nesse estudo, foi fotografada pela primeira vez, por microscopia eletrônica, a formação de partículas virais da zika na glândula do inseto e a sua presença na saliva expelida. “Será analisado o conjunto de suas características fisiológicas e comportamentais no ambiente natural, para entender o papel e a importância dessa espécie na transmissão do vírus da zika”, conforme informado pela Fiocruz.
www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia.
Sobre o tema relacionado ao vírus da zika, considere as seguintes afirmativas:
I. O aparelho bucal do inseto é do tipo picador ou sugador labial, cujas peças bucais apresentam estruturas modificadas em estiletes. A glândula salivar do inseto apresenta um canal para liberação da saliva durante a alimentação.
II. A secreção da glândula salivar se mistura ao sangue do hospedeiro durante a picada do inseto, quando este lambe o ferimento, o que pode levar partículas virais ao corpo do indivíduo parasitado.
III. Em regiões tropicais, o Culex quinquefasciatus se alimenta à noite e se reproduz em água parada e limpa, diferentemente do Aedes aegypti. Esses dados são importantes para se adotarem medidas de controle da população dos mosquitos na região metropolitana.
IV. Comparando-se com os sintomas da dengue e da chicungunha, os sintomas da zika costumam ser mais brandos e duram, no máximo, sete dias, podendo ocorrer conjuntivite e manchas vermelhas na pele. Na maioria dos casos, as pessoas nem percebem que foram infectadas pelo vírus.
V. As consequências para o feto são graves, quando a infecção pelo vírus da zika ocorre no primeiro trimestre da gravidez. No entanto, não se pode negar o risco para o desenvolvimento do bebê em outras fases da gestação, recomendando-se às gestantes para se protegerem do contato com o vetor da doença durante toda a gestação.
Estão CORRETAS apenas