A palavra “biblioteca” vem do grego biblos, que significa “livro”, e teca, que significa “coleção”. Assim, biblioteca significa coleção de livros.
As bibliotecas, criadas há muito tempo, foram responsáveis por guardar muitos e muitos livros de várias épocas da vida do ser humano.
Escreva o nome de 3 livros que você pegou emprestado para ler de alguma biblioteca.
Questões relacionadas
- Física
Um sistema é composto por quatro cargas elétricas puntiformes fixadas nos vértices de um quadrado, conforme ilustrado na figura abaixo.
As cargas q1 e q2 são desconhecidas. No centro O do quadrado o vetor campo elétrico E devido às quatro cargas, tem a direção e o sentido indicados na figura.A partir da análise deste campo elétrico, pode-se afirmar que o potencial elétrico em O
- Física | A. Escalar
(PUC-SP) Um veículo percorre a distância entre duas cidades de tal forma que, quando percorre a primeira metade desse trajeto com velocidade constante e igual a 15m/s gasta 2h a mais do que quando o percorre, também com velocidade constante e igual a 25m/s. A segunda metade desse trajeto é sempre percorrido com velocidade constante e igual à média aritmética das duas velocidades anteriores. Nestas condições, quando o veículo percorrer a primeira metade do trajeto com velocidade constante de 25 m/s a velocidade média, em km/h, ao longo de todo o trajeto, a distância, em km entre as cidades e o tempo gasto, em h, na primeira metade do trajeto quando a velocidade vale 15m/s valem, respectivamente,
- Química | A. Equilíbrio Químico
A dissolução do cloreto de cobalto (II), CoCℓ2(s), em ácido clorídrico, HCℓ(aq), leva à formação do sistema em equilíbrio químico representado pela equação química reversível. À temperatura ambiente, a coexistência de íons Co(H2O)2+6(aq), de cor rosa, com íons CoCℓ2-4(aq), de cor azul, confere a solução uma coloração violeta. Entretanto, considerando o princípio de Le Chatelier, quando o equilíbrio químico é perturbado por fatores, como adição ou remoção de um reagente ou produto, variação da temperatura ou da pressão, o equilíbrio desloca-se até que um novo estado de equilíbrio seja estabelecido.
A partir da análise das informações e da equação química, que representa o sistema em equilíbrio, é correto concluir:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Trechos do discurso de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição em 1988
Senhoras e senhores constituintes.
Dois de fevereiro de 1987. Ecoam nesta sala as reivindicações das ruas. A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. São palavras constantes do discurso de posse como presidente da Assembleia Nacional Constituinte.
Hoje, 5 de outubro de 1988, no que tange à Constituição, a Nação mudou. A Constituição mudou na sua elaboração, mudou na definição dos Poderes. Mudou restaurando a federação, mudou quando quer mudar o homem cidadão. E é só cidadão quem ganha justo e suficiente salário, lê e escreve, mora, tem hospital e remédio, lazer quando descansa.
A Nação nos mandou executar um serviço. Nós o fizemos com amor, aplicação e sem medo.
A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca.
Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o Estatuto do Homem, da Liberdade e da Democracia, bradamos por imposição de sua honra.
Nós, os legisladores, ampliamos os nossos deveres. Teremos de honrá-los. A Nação repudia a preguiça, a negligência e a inépcia.
O povo é o superlegislador habilitado a rejeitar pelo referendo os projetos aprovados pelo Parlamento.
Não é a Constituição perfeita, mas será útil, pioneira, desbravadora.
Termino com as palavras com que comecei esta fala.
A Nação quer mudar. A Nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança.
Que a promulgação seja o nosso grito.
Mudar para vencer. Muda, Brasil!
Disponível em: www.senadofederal.br. Acesso em: 30 out. 2021.
O discurso de Ulysses Guimarães apresenta características de duas funções da linguagem: ora revela a subjetividade de quem vive um momento histórico, ora busca informar a população sobre a Carta Magna. Essas duas funções manifestam-se, respectivamente, nos trechos:
- Física
Duas cargas puntiformes desconhecidas