Um objeto movimenta-se com velocidade constante ao longo do eixo óptico de uma lente delgada positiva de distância focal f = 10 cm. Num intervalo de 1 s, o objeto se aproxima da lente, indo da posição 30 cm para 20 cm em relação ao centro óptico da lente. v0 e vi são as velocidades médias do objeto e da imagem, respectivamente, medidas em relação ao centro óptico da lente. Desprezando-se o tempo de propagação dos raios de luz, é correto concluir que o módulo da razão v0/vi é:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia o texto referente a uma das aplicações dos polígonos.
Curiosidade sobre a aplicação dos polígonos
Você já deve ter reparado em alguns vídeos de criação de jogos a presença de uma malha ou rede de pequenos polígonos, que, em conjunto, formam os personagens e cenários. A esta ferramenta dá-se o nome de Polygon Mesh, uma das formas mais utilizadas na criação dos games.
Desta forma, o grande avanço envolvido na elaboração dos games se dá pelo fato de se conseguir processar o maior número possível de polígonos em uma imagem, aumentando a qualidade dos elementos que a compõem e, consequentemente, a demanda por processamento.
De acordo com o texto quanto maior o número de polígonos que formam uma imagem:
- Geografia | A. Globalização
(FGV) Observe a charge a seguir.
Com base na leitura da charge e nos conhecimentos sobre a conjuntura econômica mundial, pode-se concluir que:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Texto 1
CINEMA
[1] Entre os meios de comunicação que
padronizam o comportamento de milhões, e
são por isso chamados de massa, o cinema é
o mais antigo, entre nós. A imprensa o
[5] antecedeu, certamente, mas o problema
cronológico não é o essencial no caso.
Exigindo a alfabetização, a imprensa, ainda
que exercendo enorme influência, não teve,
particularmente no passado, característica de
[10] meio de comunicação de massa. A
antecedência do cinema, assim, parece ser
indiscutível. E cinema pode ser apresentado,
e deve, sob o aspecto cultural e sob o
aspecto econômico, material. Nos dois,
[15] fomos, por longos decênios, aqui,
protagonistas de papel passivo: consumimos
influências culturais estranhas, sofremos de
sua penetração e domínio, ao mesmo passo
que constituímos mercado consumidor de
[20] proporções crescentes para a produção
estrangeira de filmes. [...]
Há que pensar, também, na deformação
cultural: há mais de meio século, o cinema
norte-americano trabalha o espírito de
[25] massas brasileiras apresentando o seu way
of life, isto é, o cowboy, o gangster, a
violência desenfreada, e as suas glórias, os
seus mitos, os seus heróis — a sua cultura,
em suma. Que isso tenha sido assim, e
[30] continue a ser assim, constitui, por si só,
anomalia indiscutível, das mais graves e
profundas a que foi já submetida a cultura,
em qualquer época, em qualquer país; mas
que, além disso, essa gigantesca deformação
[35] tenha sido financiada pelas próprias vítimas
— como se aos condenados coubesse pagar
o serviço dos carrascos — constitui um dos
problemas da singular época histórica em
que vivemos. A deformação se apresenta
[40] com dimensões tão extraordinárias e com
duração tão longa que chegou ao cúmulo de
ganhar foros de naturalidade, como se o
contrário é que fosse absurdo.
Por longos e longos decênios, foram
[45] familiares aos brasileiros padrões de
comportamento inteiramente diversos dos
aqui vigentes, e hábitos, e normas, e regras.
Por longos e longos decênios, nossas
crianças adoraram heróis estrangeiros,
[50] sentiram-se fascinadas por seus feitos,
incorporaram impressões e sentimentos
deles derivados à sua cultura. Por longos e
longos decênios, as massas brasileiras
aprenderam histórias norte-americanas,
[55] cultuando feitos norte-americanos, adotando
posições norte-americanas. E, por tudo isso,
há longos e longos decênios, vêm pagando,
e pagando caro [...]. Nossos jovens
assimilam padrões culturais de uma
[60] civilização em crise, angustiada entre o sexo
e a violência. Esse tem sido o papel de
descaracterização cultural que o cinema
norte-americano vem desenvolvendo, há
mais de meio século, no Brasil. Não há
[65] talvez, em toda a história, exemplo tão
gigantesco de alienação cultural.
Nélson Werneck Sodré. Síntese de História da Cultura Brasileira. Extraído da 15ª edição, de 1988. p. 79-80; 91-92. Texto adaptado.
Marque a alternativa que contém a ideia mais enfatizada por Nélson Werneck Sodré e expressa com mais detalhes no texto.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Os gráficos a seguir apresentam informações referentes à matriz energética mundial e brasileira. Observe-os com atenção:
Com relação ao aproveitamento hidráulico para a produção de energia, é possível afirmar que:
- Matemática | 3.1 Introdução
O Código de Trânsito de certo país estabelece penas para quem conduzir veículo automotor na via pública, estando com concentração de álcool no sangue igualou superior a 0,6 grama por litro. Um pesquisador monitorou um indivíduo que ingeriu bebida alcoólica somente após o jantar. Exames realizados no sangue desse indivíduo mostraram que a concentração Q de álcool no sangue, dada em grama por litro, aumentou durante 1 hora e meia. Depois disso, começou a diminuir e atingiu a concentração permitida para dirigir, três horas após a ingestão de álcool. Um gráfico que pode representar a relação entre o tempo após a ingestão e a concentração de álcool no sangue desse indivíduo é: