(UNESP) Sob temperatura constante, acrescentou-se cloreto de sódio em água até sobrar sal sem se dissolver, como corpo de fundo. Estabeleceu-se assim o seguinte equilíbrio:
NaCl(s) ↔ Na+(aq) + Cl–(aq)
Mantendo a temperatura constante, foi acrescentada mais uma porção de NaCl. Com isso, observa-se que a condutibilidade elétrica da solução sobrenadante __________, a quantidade de corpo de fundo __________ e a concentração de íons em solução __________.
As lacunas do texto devem ser preenchidas, respectivamente, por:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
. a) Cite uma mudança que a Constituição Brasileira trouxe para os povos indígenas no Brasil.
b) Cite uma mudança que os indígenas brasileiros ainda esperam que aconteça em nosso país com relação à sua cultura e aos seus povos
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
As ideias liberais influenciaram a Inconfidência Mineira, conforme se percebe em:
- Biologia
(CPS) O personagem Bob Esponja, do desenho animado criado pelo biólogo marinho Stephen Hillenburg, representa um animal do Filo Porifera conhecido popularmente como esponja.
Para tornar esse desenho mais divertido e atraente, Stephen colocou nessa esponja várias características humanas, tais como boca, pernas, braços, olhos e dentes, que não condizem com a realidade desse animal na natureza. Se o Bob Esponja não andasse, falasse, dançasse ou comesse, seria, com certeza, muito sem graça. Sendo assim, muitos conceitos biológicos estão distorcidos nesse desenho animado. As esponjas verdadeiras são animais porosos, aquáticos, fixos, isolados ou coloniais e possuem diversas formas, cores e tamanhos. A água penetra no corpo dos poríferos através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome desses animais.
Comparando as esponjas verdadeiras com o personagem Bob Esponja, é correto afirmar que
- Matemática | 1.12 Sistema de Equações do 1º Grau
Os operários de uma fábrica combinaram de ir a uma confraternização no fim do ano. O transporte até o local será feito pelos automóveis de alguns dos funcionários. Ao se reunirem para sair, constataram que, com 5 pessoas em cada carro, todos os funcionários que iriam à confraternização poderiam ser transportados e sobrariam dois carros no estacionamento. No entanto, dois funcionários que não foram trabalhar de carro desistiram de ir, e foi possível transportar todos os funcionários restantes com 4 pessoas em cada carro.
O número total de funcionários que iriam à confraternização, antes da desistência dessas duas pessoas, era igual a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A ARMA DA PROPAGANDA
O governo Médici não se limitou à repressão. Distinguiu claramente entre um setor significativo mas minoritário da sociedade, adversário do regime, e a massa da população que vivia um dia a dia de alguma esperança nesses anos de prosperidade econômica. A repressão acabou com o primeiro setor, enquanto a propaganda encarregou-se de, pelo menos, neutralizar gradualmente o segundo. Para alcançar este último objetivo, o governo contou com o grande avanço das telecomunicações no país, após 1964. As facilidades de crédito pessoal permitiram a expansão do número de residências que possuíam televisão: em 1960, apenas 9,5% das residências urbanas tinham televisão; em 1970, a porcentagem chegava a 40%. Por essa época, beneficiada pelo apoio do governo, de quem se transformou em porta voz, a TV Globo expandiu se até se tornar rede nacional e alcançar praticamente o controle do setor. A propaganda governamental passou a ter um canal de expressão como nunca existira na história do país. A promoção do “Brasil grande potência” foi realizada a partir da Assessoria Especial de Relações Públicas (AERP), criada no governo Costa e Silva, mas que não chegou a ter importância nesse governo. Foi a época do “Ninguém segura este país”, da marchinha Prá Frente, Brasil, que embalou a grande vitória brasileira na Copa do Mundo de 1970.
Boris Fausto, História do Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2016 1° FASE) A estratégia de dominação empregada pelo governo Médici, tal como descrita no texto, assemelha-se, sobretudo, à seguinte recomendação feita ao príncipe – ou ao governante – por um célebre pensador da política: