Texto base: Leia o texto.
Enunciado:
No texto, avô e neto estão conversando. Qual é o principal assunto dessa conversa?
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- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: As crianças de uma escola estavam brincando de acertar os cones. Para isso elas formaram duas equipes, de acordo com a imagem. ALMEIDA, Telma Teixeira de Oliveira. Jogos e brincadeiras no ensino infantil e fundamental. São Paulo: Cortez, 2005.
Enunciado:
No final do jogo elas contaram quantos cones cada uma das equipes derrubou. Se a primeira equipe derrubou 12 cones e a segunda derrubou 9 cones a mais, quantos cones a equipe vencedora derrubou no total?
- Matemática | 09. Probabilidade
Em uma central de atendimento, cem pessoas receberam senhas numeradas de 1 até 100. Uma das senhas é sorteada ao acaso.
Qual é a probabilidade de a senha sorteada ser um número de 1 a 20?
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2019 1° APLICAÇÃO) A viagem
Que coisas devo levar
nesta viagem em que partes?
As cartas de navegação só servem
a quem fica.
Com que mapas desvendar
um continente
que falta?
Estrangeira do teu corpo
tão comum
quantas línguas aprender
para calar-me?
Também quem fica
procura
um oriente.
Também
a quem fica
cabe uma paisagem nova
e a travessia insone do desconhecido
e a alegria difícil da descoberta.
O que levas do que fica,
o que, do que levas, retiro?
MARQUES, A. M. In: SANT’ANNA, A (Org.). Rua Aribau. Porto Alegre: Tag, 2018.
A viagem e a ausência remetem a um repertório poético tradicional. No poema, a voz lírica dialoga com essa tradição, repercutindo a
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Texto base: No polígono regular seguinte, e .
Enunciado:
Nessas condições, o ângulo mede:
- Física | 5.4 Ondas Sonoras(ALBERT EINSTEIN) Definimos o intervalo (i) entre dois sons, como sendo o quociente entre suas frequências, i = f2 / f1. Quando i = 1, dizemos que os sons estão em uníssono; quando i = 2, dizemos que o intervalo corresponde a uma oitava acima; quando i = 0,5, temos um intervalo correspondente a uma oitava abaixo. Considere uma onda sonora de comprimento de onda igual a 5 cm, propagando-se no ar com velocidade de 340 m/s.
Determine a frequência do som, em hertz, que corresponde a uma oitava abaixo da frequência dessa onda.