O lítio é um metal atualmente muito conhecido, pois é utilizado na produção de baterias para celulares. No entanto, também vem sendo utilizado há muito tempo na formulação de medicamentos estabilizadores de humor, na forma de sais como carbonato e sulfato de lítio. Este metal é o mais leve que se tem conhecimento, com densidade igual a 0,534 g/cm³, ou seja, quase metade da massa específica da água.
Com base no texto acima, assinale a alternativa CORRETA.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
TEXTO I
O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias,
mas isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias?
MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguiar, 1994 (fragmento).
TEXTO II
João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A auto apresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outroshomens.SECCHIN. A. C. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999 (fragmento).
Com base no trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social expresso literalmente pela pergunta "Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?". A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da:
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UNESP) A expansão da economia do café para o oeste paulista, na segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café trouxeram modificações na história do Brasil como:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir.
“O nosso Exército que se cobriu de louros em feitos memoráveis, atravessará os mares (…) Que a benção de Deus vos acompanhe...”
Getúlio Vargas, 1943.
NOSSO século, memória Fotográfica do Brasil no século XX. v. 3: 1930/1945.São Paulo: Abril Cultural, 1980.
Identifique o fato histórico relacionado com a saudação de Getúlio Vargas.
Relacione este fato com o fim do Estado Novo.
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Analise os mapas a seguir, que mostram, respectivamente, a divisão das capitanias hereditárias em 1534 e a criação do Governo Geral em 1549.
Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001601.pdf
A partir das informações contidas nos mapas, explique a razão das capitanias serem consideradas como um modelo de poder descentralizado e o Governo Geral como um modelo de poder centralizado.
- História | 4.2 Baixa Idade Média
Depois do século XI, a palavra burguês passou a significar algo diretamente oposto ao feudalismo, e burgueses eram principalmente os mais destacados comerciantes e artesãos. [...] O mundo feudal, contudo, se opunha ao burguês e vice-versa. Ele não era subordinado a ninguém e não devia satisfação sobre seus atos a quem quer que fosse. Entretanto, sobre ele pesavam inúmeros privilégios senhoriais: pagar pelo uso de pontes e caminhos, por exemplo, incomodava muito ao mercador, que ansiava por poder ir e vir com seus produtos sem ver seu lucro reduzido pelo pagamento de taxas absurdas e descabidas.
MICELI, P. O feudalismo. Editora Atual. São Paulo, 1988 (adaptado). VOT2021
A partir do século XI teve início a Baixa Idade Média, período marcado por transformações no modo de produção feudal. De acordo com o texto do historiador Paulo Miceli, no contexto dessa transformação destaca-se o