(UNESP) A expansão da economia do café para o oeste paulista, na segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café trouxeram modificações na história do Brasil como:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Nem luxo, nem lixo
Como vai você?
Assim como eu
Uma pessoa comum
Um filho de Deus
Nessa canoa furada
Remando contra a maré
Não acredito em nada
Até duvido da fé
Não quero luxo, nem lixo
Meu sonho é ser imortal
Meu amor!
Não quero luxo, nem lixo
Quero saúde pra gozar no final
LEE, R.; CARVALHO, R. de. Nem luxo, nem lixo.
Disponível em: https://www.letras.mus.br/. Acesso em: 21 out. 2020.
A ideia central, defendida pelo eu lírico, na letra da canção de Rita Lee e Roberto de Carvalho está mais bem explicada em:
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UNESP) O colapso e o fim da União Soviética, no princípio da década de 1990, derivaram, entre outros fatores,
- Química | 3.7 Polímeros
A enorme quantidade de resíduos gerados pelo consumo crescente da sociedade traz para a humanidade uma preocupação socioambiental, em especial pela quantidade de lixo produzido. Além da reciclagem e do reúso, pode-se melhorar ainda mais a qualidade de vida, substituindo polímeros convencionais por polímeros biodegradáveis.
Esses polímeros têm grandes vantagens socioambientais em relação aos convencionais porque
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UEFS) [...] “A energia nuclear não é eficiente, confiável, limpa e muito menos segura. Atualmente ela libera quantidades significativas de gases de efeito estufa e centenas de milhares de curies — unidade de radioatividade —, de gases e elementos radioativos fatais. Elas também são fábricas de bombas atômicas.” [...]
A energia nuclear não deve ser aceita como uma forma alternativa de energia para atender à demanda da população humana porque
- Química | 2.6 Eletroquímica(ACAFE) Sob condições apropriadas em uma cuba eletrolítica ocorreu a eletrólise de uma solução aquosa de sulfato de cobre II. Nesse processo ocorreu a formação de 6,35 g de cobre e o desprendimento de um gás.Dados: O = 16 g / mol; Cu = 63,5 g/ mol.semi reação catódica: Cu2+(aq) + 2e– → Cu(s)
semi reação anódica: 2 H2O(l) → O2(g) + 4e– + 4H+(aq)
O volume do gás produzido quando medido na CNTP é: