Patrícia tem 12 anos, é uma pessoa organizada, estuda em uma escola pública e tem horários definidos para fazer as suas atividades diárias.
Observe o gráfico, e veja quantas horas Patrícia usa para fazer cada uma das atividades diárias.
- (A) De acordo com o gráfico responda quantas horas Patrícia
- Dorme por dia?
- Frequenta o balé?
- Fica na escola?
- Fica no computador?
(B) Compare sua rotina com a de Patrícia, destacando as diferenças e semelhanças nos seguintes aspectos:
- Tempo de estudo.
- Tempo gasto nas atividades de lazer.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
O diálogo consiste em uma conversação entre duas ou mais pessoas, ou entre duas ou mais personagens de uma obra de ficção, podendo ser uma obra literária numa forma também dialogada. Além disso, uma composição em que as vozes ou os instrumentos se alternam ou se respondem.
Leia o artigo a seguir e responda a questão.
Diálogo entre pais e filhos
por Suely Buriasco
Em contrapartida à evolução tecnológica no mundo, cada vez mais se evidencia a dificuldade de comunicação nos lares e muitos pais se sentem intimidados sem saber como desobstruir os canais de diálogo com seus filhos. A comunicação truncada reflete imensa dificuldade de entendimento dos familiares causando grande confusão e desarmonia.
A imprensa registra comumente casos alarmantes que confirmam o desconhecimento dos pais em relação aos pensamentos, ideias e vontades dos filhos. Sem saber como agir o distanciamento alcança ponto tão crítico que os pais só chegam a detectar diferença nos comportamentos dos filhos diante de uma situação crítica e, muitas vezes, de difícil retorno. A necessidade de aproximação entre pais e filhos é premente!
Conquistar a confiança dos filhos é um trabalho que deve ser iniciado desde os primeiros contatos com o bebê, pois, a dependência da criança facilita que se estreitem esses laços que serão estimulados no futuro à medida que ela passa a ser mais independente. O que comumente acontece é que os pais não acompanham a evolução emocional dos filhos, acreditando que eles sempre estarão cumprindo as suas determinações e quando percebem o equívoco se revoltam promovendo grande afastamento. É preciso que se compreenda que confiança pressupõe respeito e, filhos que não se sintam ouvidos e considerados, não se sentirão seguros e acabarão por reprimir-se.
O clima de confiança estabelece-se, pois, a partir da consideração entre pais e filhos. Para conquistar a criança é preciso ouvi-la com atenção. Fazer perguntas que a façam perceber o quanto você se importa com o que acontece com ela; muito diferente de inquirir como se estivesse querendo invadir a sua privacidade.
Mesmo para discordar é preciso ter tato, demonstrar deferência e atenção à individualidade do filho. A crença de que não faltará compreensão por parte dos pais induzirá o filho a contar com eles em suas dificuldades pessoais e de relacionamentos com os colegas.
Sendo maior a proximidade entre pais e filhos será sempre mais fácil para os pais perceberem qualquer comportamento estranho nos filhos ou saber por eles de algo que estranhem nos amigos. Com certeza, isso poderá evitar tantos dissabores e até tragédias que se tornaram comuns entre os jovens.
Fonte: http://www.konvenios.com.br/conteudo.php?codItem=20833 – 9/10/2011 – adaptado.
O foco central do artigo quanto ao bom relacionamento entre pais e filhos é
- Física | 3.5 Gases
(IME)
Um êmbolo está conectado a uma haste, a qual está fixada a uma parede. A haste é aquecida, recebendo uma energia de 400 J. A haste se dilata, movimentando o êmbolo que comprime um gás ideal, confinado no reservatório, representado na figura. O gás é comprimido isotermicamente.
Diante do exposto, o valor da expressão: é
Dados:
- pressão final do gás: Pf;
- pressão inicial do gás: Pi;
- capacidade térmica da haste: 4 J/K;
- coeficiente de dilatação térmica linear da haste: 0,000001 K-1.
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
(ENEM 2013 1ª APLICAÇÃO)
Olá! Negro
Os netos de teus mulatos e de teus cafuzos
e a quarta e a quinta gerações de teu sangue sofredor
tentarão apagar a tua cor!
E as gerações dessas gerações quando apagarem
a tua tatuagem execranda,
não apagarão de suas almas, a tua alma, negro!
Pai-João, Mãe-negra, Fulô, Zumbi,
negro-fujão, negro cativo, negro rebelde
negro cabinda, negro congo, negro ioruba,
negro que foste para o algodão de USA
para os canaviais do Brasil,
para o tronco, para o colar de ferro, para a canga
de todos os senhores do mundo;
eu melhor compreendo agora os teus blues
nesta hora triste da raça branca, negro!
Olá, Negro! Olá, Negro!
A raça que te enforca, enforca-se de tédio, negro!
LIMA, J. Obras completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958 (fragmento).O conflito de gerações e de grupos étnicos reproduz, na visão do eu lírico, um contexto social assinalado por:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Nunca mais que o cabriolé de Seu Lula enchesse as estradas com a música de suas campainhas. A família do Santa Fé não ia mais à missa aos domingos. A princípio correra que era doença no velho. Depois inventaram que o carro não podia mais rodar, de podre que estava. Os cavalos não aguentavam mais com o peso do corpo. Na casa-grande do engenho do capitão Tomás a tristeza e o desânimo haviam tomado conta até de D. Amélia. Não tinha coragem de sair de casa com aquela afronta, ali a dois passos, com um morador atrevido sem levar em conta as ordens do senhor de engenho. Todos na várzea se acovardavam com as ordens do cangaceiro. O governo mandava tropa que maltratava o povo, e a força do bandido não se abalava. Pobre de seu marido, que não pudera contar com a ajuda dos outros proprietários. Estivera no Santa Rosa e o conselho que lhe deram fora para que não tomasse providência nenhuma perante as autoridades. Todos temiam as represálias. Lula não lhe dizia nada, mas só aquilo de não querer mais botar a cabeça de fora, de fugir até das obrigações de sua devoção, dizia da mágoa que lhe andava na alma. Não lhe tocara no assunto, mas teve vontade de tomar o trem e ir valer-se do Presidente. Não faria isto para não humilhá-lo. Era o fim que ela não esperava que chegasse assim. O engenho se arrastava na safra de quase nada. Mas ainda moía. [...]
REGO, J. L. do. Fogo Morto. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1977.
No texto, os desdobramentos da narrativa conduzem o leitor a compreender o(a)
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A mensagem digitada no celular, enquanto você dirige, tira a sua atenção e, por isso, deve ser evitada. Pesquisas mostram que um motorista que dirige um carro a uma velocidade constante percorre “às cegas” (isto é, sem ter visão da pista) uma distância proporcional ao tempo gasto a olhar para o celular durante a digitação da mensagem. Considere que isso de fato aconteça. Suponha que dois motoristas (X e Y) dirigem com a mesma velocidade constante e digitam a mesma mensagem em seus celulares. Suponha, ainda, que o tempo gasto pelo motorista X olhando para seu celular enquanto digita a mensagem corresponde a 25% do tempo gasto pelo motorista Ypara executar a mesma tarefa.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 21 jul. 2012 (adaptado).
A razão entre as distâncias percorridas às cegas por X e Y, nessa ordem, é igual a: