(UNIT) As pilhas e as baterias produzem energia elétrica a partir de reações de oxirredução. A vantagem das pilhas é que possibilitam o transporte de energia em pequenas embalagens, e a desvantagem é que a quantidade de energia produzida é sempre pequena.
Tomando-se como exemplo a pilha de alumínio e ferro, Al(s) I Al3+(aq) II Fe2+(aq) I Fe(s), que, em condições padrão, produz uma diferença de potencial de 1,22V, uma análise dessa pilha, com base nos conhecimentos de eletroquímica, permite corretamente afirmar:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIME) Considere um bloco preso na extremidade de uma mola vertical, de constante elástica igual a 500,0 N/m, em equilíbrio. Em seguida, o bloco é deslocado 20,0 cm da posição de equilíbrio e, ao ser abandonado, ele passa a descrever um movimento harmônico simples. Nessas condições, a energia cinética do bloco no instante em que passa pela posição de equilíbrio é igual, em J, a
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem a seguir:
Disponível em www.eliteazulebranca.com.br. Página acessada em maio de 2010.
O filme “The Day After” (O dia seguinte) foi lançado em 1983, no período da Guerra Fria. Nele, o diretor Nicholas Meyer, mostra a devastação que aconteceria se os Estados Unidos e a União Soviética tivessem chegado a um confronto nuclear
a) Explique como o poderio bélico dos EUA e URSS possibilitou o “equilíbrio do terror”.
b) Cite três acontecimentos que fizeram com que a Guerra Fria se tornasse mais tensa. Explique um deles.
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
Antigamente, em lugares com invernos rigorosos, as pessoas acendiam fogueiras dentro de uma sala fechada para se aquecerem do frio. O risco no uso desse recurso ocorria quando as pessoas adormeciam antes de apagarem totalmente a fogueira, o que poderia levá-las a óbito, mesmo sem a ocorrência de incêndio.
A causa principal desse risco era o(a):
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
Palestinos se agruparam em frente a aparelhos de televisão e telas montadas ao ar livre em Ramalah, na Cisjordânia, para acompanhar o voto da resolução que pedia o reconhecimento da chamada Palestina como um Estado observador não membro da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era esperar pelo nascimento, ao menos formal, de um Estado palestino. Depois da aprovação da resolução, centenas de pessoas foram à praça da cidade com bandeiras palestinas, soltaram fogos de artifício, fizeram buzinaços e dançaram pelas ruas. Aprovada com 138 votos dos 193 da Assembleia-Geral, a resolução eleva o status do Estado palestino perante a organização.
Palestinos comemoram elevação de status na ONU com bandeiras e fogos.
Disponível em: http://folha.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado).
A mencionada resolução da ONU referendou o(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quando o sistema de escravidão chegou ao fim, a partir do século XIX, os negros não tinham capacidade de organização para defenderem seus direitos de novos cidadãos. Desde as últimas décadas do século XX, essa situação vem se modificando. Várias organizações e associações de defesa dos direitos dos negros ou dos afrodescendentes estão surgindo.
O dia 20 de novembro foi declarado o Dia da Consciência Negra. Nesse dia, as principais organizações e associações de defesa dos direitos dos negros se reúnem para discutir sobre a exclusão social dos negros ou afrodescendentes no Brasil. Em 21 de novembro de 2003, foi inaugurada em São Paulo a Universidade Zumbi dos Palmares, a primeira de inclusão de afrodescendentes na América Latina. A Universidade destinou metade de suas vagas para os alunos negros que pagam mensalidades bem baratas.
Disponível em: www.ciencianao.usp.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
a) Preencha o quadro a seguir comparando a organização política dos negros desde a abolição até os dias atuais.
b) Explique porque o Dia da Consciência Negra é importante para a sociedade brasileira.
c) Avalie a importância da Universidade Zumbi dos Palmares para a superação de situação da exclusão social do negro no Brasil.