(CEFET MG) Na época de Natal é comum ornamentar as portas das casas com guirlandas dos mais diferentes tipos, como mostra a ilustração seguinte.
As estruturas vegetais presentes nesse enfeite correspondem a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O apanhador de desperdícios
Uso a palavra para compor meus silêncios.
Não gosto das palavrasfatigadas de informar.Dou mais respeitoàs que vivem de barriga nochão tipo água pedra sapo.Entendo bem o sotaque das águas Dourespeito às coisas desimportantes e aosseres desimportantes.Prezo insetos mais queaviões. Prezo a velocidadedas tartarugas mais que a dos mísseis.Tenho em mim um atraso de nascença.Eu fui aparelhadopara gostar de passarinhos.Tenho abundância de ser feliz porisso. Meu quintal é maior do que omundo. Sou um apanhador dedesperdícios: Amo os restoscomo as boas moscas.Queria que a minha voz tivesse umformato de canto.Porque eu não sou da informática:eu sou da invencionática.Só uso a palavra para compor meus silêncios.BARROS, Manoel de. O apanhador de desperdícios. In. PINTO, Manuel da Costa. Antologia comentada da poesia brasileira do século 21. São Paulo: Publifolha, 2006. p. 73-74.
Considerando o papel da arte poética e a leitura do poema de Manoel de Barros, afirma-se que:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia a estrofe do poema abaixo.
Filas de rostos pálidos murmurando, máscaras de medo,
Eles deixam as trincheiras, subindo pela borda,
Enquanto o tempo bate vazio e apressado nos pulsos,
E a esperança, de olhos furtivos e punhos cerrados,
Naufraga na lama. Ó Jesus, fazei com que isso acabe!
SASSOON, Siegfried. Collected poems. Londres, 1947. Apud HOBSBAWM, Eric.
Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 29.
Leia a frase a seguir.
O poema se refere ao período conhecido como da Primeira Guerra Mundial. Tal período foi caracterizado pela entre as nações da e da . Também foi um período que causou muitas mortes, especialmente devido a , e .
A sequência de termos que preenche corretamente a frase é:
- História | 2.2 Período Regencial
(UPF) As revoltas provinciais do período Regencial, que varreram o país de norte a sul, tiveram distintos atores sociais e propostas.
“As províncias, desprezadas pela corte, curtindo o exílio dentro do país, e insatisfeitas com a Regência, reagem...”
(FAORO, Raymundo. Os donos do poder. v.1, 5. Ed., 2012, p. 320)
Sobre essas revoltas, considere as afirmações a seguir.
I. A Cabanagem ocorreu no Pará e teve ampla participação de elementos de baixa condição social (índios, seringueiros, lavradores e caboclos), os quais não tinham um programa sistemático de reivindicações, mas demonstravam seu ódio aos portugueses.
II. A Guerra dos Farrapos foi liderada pela elite dos estancieiros e teve como principal proposta a abolição incondicional da escravidão no Rio Grande do Sul e a defesa do trabalho assalariado.
III. A Sabinada reuniu uma base ampla de apoio, incluindo integrantes da classe média e do comércio de Salvador. Uma de suas bandeiras de luta foi a adoção do federalismo.
IV. A Balaiada caracterizou-se por sucessivos levantes, inclusive de escravos, sem unidade entre si, o que levou a ser vencida pelas tropas legalistas com relativa facilidade. O separatismo não foi proposto pelos rebeldes.
Está correto apenas o que se afirma em:
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(UNINORTE) Uma das principais impurezas encontradas nos combustíveis fósseis como a gasolina, o óleo diesel e o carvão mineral, são os compostos de enxofre que, ao serem queimados, produzem o dióxido de enxofre, SO2(g), liberado para a atmosfera. No ar atmosférico, parte do SO2(g), reage com o oxigênio e se transforma, lentamente, em trióxido de enxofre, SO3(g) que, ao reagir com a água da chuva forma o ácido sulfúrico, H2SO4(aq), substância química corrosiva.
Considerando-se as informações do texto, as estruturas e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
- Biologia | 10.5 Cordados
O grau de semelhança entre os organismos sempre foi o principal critério para os seus agrupamentos. Com o advento da ideia de evolução entre os seres vivos, o grau de semelhança também passou a significar grau de parentesco evolutivo. O grau de parentesco evolutivo entre os metazoários é determinado por semelhanças exclusivas fundamentais que caracterizam os grupos. As letras A, B e C representam as seguintes características, RESPECTIVAMENTE: