En la frase “Sí tengo dinero, papi…”, la palabra tengo:
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(FUVEST) A colonização, apesar de toda violência e disrupção, não excluiu processos de reconstrução e recriação cultural conduzidos pelos povos indígenas. É um erro comum crer que a história da conquista representa, para os índios, uma sucessão linear de perdas em vidas, terras e distintividade cultural. A cultura xinguana – que aparecerá para a nação brasileira nos anos 1940 como símbolo de uma tradição estática, original e intocada – é, ao inverso, o resultado de uma história de contatos e mudanças, que tem início no século X d.C. e continua até hoje.
FAUSTO Carlos. Os índios antes do Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
Com base no trecho acima, é correto afirmar que
- Física | 3.5 Gases
O volume de ar em uma bola de futebol é 5 500 cm3 e a pressão do ar no seu interior 1,0 atm. Durante uma partida, um jogador da equipe Princesa do Solimões chuta a bola que se choca contra a trave da equipe do Nacional. Considerando o ar como um gás ideal e que não houve variação de temperatura no processo, suponha que durante o choque com a trave o volume da bola diminuiu para 5 000 cm3; nesse instante, a pressão do ar, em atm, no interior da bola passou a ser
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Arte e ativismo
Materiais:
- Materiais a serem recolhidos no espaço da escola;
- Tinta guache;
- Pincéis;
- Fitas coloridas;
- Papéis para desenho.
Atividade:
O artista Frans Krajsberg é polonês e mora no Brasil há mais de cinquenta anos. Morando no interior do Espírito Santo, logo se interessou pelos problemas ecológicos do Brasil: queimadas, desmatamentos, destruição da fauna, etc. Seu trabalho, que são geralmente esculturas, é também uma denúncia ao meio ambiente. Muitas vezes recolhe madeira que restou da destruição, pinta, modifica e as expõe também como uma denúncia ao que acontece.
Mesmo quando moramos nas cidades vemos várias coisas que nos afetam, afinal, o meio ambiente é também o lugar que vivemos e não só a floresta distante. Temos problemas ambientais onde vivemos? Lixo no chão, excesso de barulho, desperdício de água? E na escola? Seria possível melhorar a convivência na escola? Como?
O desafio é que a turma se divida em grupos de 5 alunos e pensem sobre esse assunto. Partindo daí eles devem buscar na escola pistas sobre esses problemas e pensar em alguma maneira criativa de expô-los para todos.
Se acontecer de algum grupo não encontrar um objeto ou o material para fazer algo concreto para ser apresentado, permita que eles façam um projeto, uma maquete ou simulação da obra.
Organize as apresentações e registre. Deixe que todos os alunos comentem os trabalhos.
- Ciências - Fundamental | 05. A Constituição dos Seres Vivos
Nos seres vivos, as diversas células sofrem diferenciação, dando origem a grupos de células com forma e função semelhantes chamados:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(MACKENZIE) Uma das alterações observadas em certas células parasitadas por alguns tipos de vírus é a desorganização dos filamentos de actina. Esse fenômeno pode trazer, como prejuízo à célula,