Em um laboratório de química, misturou-se 300mL de uma solução de ácido sulfúrico 0,05 mol / L com 200 mL de hidróxido de sódio 0,1 mol / L. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta a equação química que representa esta reação e qual o pH final da mistura, considerando a hidrólise total dos reagentes envolvidos.
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- História | 6.03 Revolução Industrial
O movimento operário ofereceu uma nova resposta ao grito do homem miserável no princípio do século XIX. A resposta foi a consciência de classe e a ambição de classe. Os pobres então se organizavam em uma classe específica, a classe operária, diferente da classe dos patrões (ou capitalistas). A Revolução Francesa lhes deu confiança; a Revolução Industrial trouxe a necessidade da mobilização permanente.
HOBSBAWM. E. J. A era das revoluções. São Paulo: Paz e Terra. 1977.
No texto, analisa-se o impacto das Revoluções Francesa e Industrial para a organização da classe operária. Enquanto a “confiança” dada pela Revolução Francesa era originária do significado da vitória revolucionária sobre as classes dominantes, a “necessidade da mobilização permanente”, trazida pela Revolução Industrial, decorria da compreensão de que
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
O fixismo e o evolucionismo foram correntes de pensamento utilizadas para explicar a diversidade das espécies. Sobre essas correntes, é correto afirmar que
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(ENEM 2013 1º APLICAÇÃO)
O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamentodo inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mas desfeito — tudo por uma simples ideia de arquitetura.
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercido preferencialmente por mecanismos
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia um texto sobre a importância das histórias contadas nas sociedades africanas do passado.
Antes da chegada dos árabes e dos europeus à África Subsaariana (ao Sul do deserto do Saara) – os primeiros em torno do século X e os demais na metade do século XV –, as sociedades africanas da região não conheciam a escrita. Por isso, todo conhecimento era guardado na memória de “especialistas”, os griôs, que transmitiam o que sabiam a seus sucessores. Eles desempenhavam o papel de guardiões das histórias dos reis e de seus grandes feitos; das migrações dos povos; do passado das famílias, e também das explicações sobre a criação e a organização do mundo.
A arte de memorizar narrativas aprendidas com os mais velhos e de contar histórias, prendendo a atenção da plateia, é muito mais desenvolvida nas comunidades em que a palavra escrita e os livros não têm grande presença e função social. E essa é uma marca das sociedades africanas tradicionais.
BADOE, Adwoa. Histórias de Ananse. São Paulo: Edições SM, 2006. p.89 – 90.
A partir da leitura do texto, pode-se concluir que
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UERJ) As características abaixo são referentes aos processos de replicação, transcrição e tradução, que ocorrem em seres vivos.
I. A síntese de proteínas tem início antes mesmo do término da transcrição.
II. A grande maioria dos genes contém íntrons, retirados antes da tradução.
III. A síntese de proteínas sempre ocorre em ribossomos livres no citoplasma.
IV. O processo de replicação possui uma única origem.
As características I, II, III e IV estão associadas, respectivamente, aos organismos indicados em: