Texto base:
Enunciado:
Esse fragmento pertence ao gênero textual
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Para responder à questão, leia as mensagens de leitores enviadas para a Revista São Paulo, comentando uma notícia referente a projetos para a avenida Paulista – um novo vão-livre, uma ciclovia, um shopping e mais centros culturais.
Mensagem I
A nova avenida Paulista terá um enorme shopping, além de outros imponentes prédios. Só acho que a prefeitura, que aprovou todos esses novos monumentos, deveria ter se preocupado com o verde e com o trânsito. Afinal, quantos veículos terão acesso à já saturada Paulista?
MARQUES, Antonio Jose G., 64, corretor de imóveis. Folha de S.Paulo. 21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Mensagem II
Apesar dos novos espaços, o que vemos naquela importante via é o descaso das autoridades; das 82 lixeiras, apenas duas estão em estado de utilização; mendigos abrem sacos de lixo, que deveriam ser depositados em caixas subterrâneas; calçadas em péssimas condições; canteiros sem flores; ambulantes com mercadorias espalhadas. Enfim, o caos.
SANTOS, Antonio Clarét Maciel, 63, advogado. Folha de S.Paulo.
21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Considerando o tema e as colocações de cada leitor, podemos afirmar que as mensagens I e II são
- Matemática | 3.1 Introdução
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o limite de ruído suportável para o ouvido humano é de 65 decibéis. Ruídos com intensidade superior a este valor começam a incomodar e causar danos ao ouvido. Em razão disto, toda vez que os ruídos oriundos do processo de fabricação de peças em uma fábrica ultrapassam este valor, é disparado um alarme sonoro, indicando que os funcionários devem colocar proteção nos ouvidos. O gráfico fornece a intensidade sonora registrada no último turno de trabalho dessa fábrica. Nele, a variável t indica o tempo (medido em hora), e I indica a intensidade sonora (medida em decibel).
Disponível em: www.cmariocovas.sp.gov.br. Acesso em: 24 abr. 2015 (adaptado)
De acordo com o gráfico, quantas vezes foi necessário colocar a proteção de ouvidos no último turno de trabalho?
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(ESPM) Leia a entrevista abaixo, concedida por um pesquisador, sobre a crise hídrica no sudeste brasileiro:
Há um certo ar de tristeza, ao mesmo tempo de resiliência também. É importante ter clareza que esses problemas que estamos vivendo hoje não são de modo algum imprevistos. Ao contrário. Há quinze anos estávamos dizendo a grave situação hídrica que São Paulo enfrentava e enfrenta. E que qualquer tipo de anomalia climática que não é nada surpreendente em se tratando de um país tropical como o Brasil, nós poderíamos enfrentar uma situação séria como essa. (...) Hoje estamos numa situação muito grave que gera um estado de muita atenção e que vai mobilizar de maneira muito séria todos que estão envolvidos com a água e principalmente o cidadão.
Fonte: Wagner Ribeiro em O Estado de São Paulo.
Disponível em: http://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/vias-alterlatinas/fazer-cumprir-o-direito-a-agua-e-o-grande-desafio-diz-geografo-da-usp/. Acesso: 30/01/2015.
A conclusão mais adequada que podemos extrair do texto é:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
QUINO. Normalidade. Disponível em: https://i.redd.it. Acesso em: 3 mar. 2021.
A charge apresentada ilustra os preceitos do conceito de fato social, de Émile Durkheim, que consistem na
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
Sabe-se que o olho humano não consegue diferenciar componentes de cores e vê apenas a cor resultante, diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por exemplo, dois instrumentos diferentes tocados simultaneamente. Os raios luminosos do espectro visível, que têm comprimento de onda entre 380 nm e 780 nm, incidem na córnea, passam pelo cristalino e são projetados na retina. Na retina, encontram-se dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes, que convertem a cor e a intensidade da luz recebida em impulsos nervosos. Os cones distinguem as cores primárias: vermelho, verde e azul, e os bastonetes diferenciam apenas níveis de intensidade, sem separar comprimentos de onda. Os impulsos nervosos produzidos são enviados ao cérebro por meio do nervo óptico, para que se dê a percepção da imagem.
Um indivíduo que, por alguma deficiência, não consegue captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá um objeto branco, iluminado apenas por luz vermelha, como: