Analiza la imagen a seguir.
Disponible en:<http://www.escapadarural.com/blog/donde-voy-con-los-ninos/>Acceso el: 18 mar 2014.
Imagínate que esta es una foto que has sacado del fin de semana en la finca de tus abuelos. Ahora, imagínate que has pegado la foto en una página de tu diario íntimo.
Describe la foto contando en tu diario íntimo qué ha pasado en el fin de semana.
Questões relacionadas
- Física
O personagem Cebolinha, na tirinha abaixo, vale-se de uma Lei da Física para executar tal proeza que acaba causando um acidente.
A lei considerada pelo personagem é:
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Foram observadas várias lagartas se alimentando de folhas. Esses animais obtêm seus nutrientes dos tecidos compreendidos entre as duas epidermes desse órgão fotossintético. Assim, é correto afirmar que o tecido que mais contribui para o desenvolvimento metabólico dessas lagartas é o:
- Arte | 7. Cultura e Arte Popular
Baião é um ritmo popular da Região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado "baiano", cujo nome é corruptela. Nasceu sob a influência do cantochão, canto litúrgico da Igreja Católica praticado pelos missionários, e tornou-se expressiva forma modificada pela inconsciente influência de manifestações locais. Um dos grandes sucessos veio com a música homônima, Baião (1946), de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.
CASCUDO, C. Dicionario do folclore brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998 (adaptado).
Os elementos regionais que influenciaram culturalmente o baião aparecem em outras formas artísticas e podem ser verificados na obra
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética cumpre um objetivo muito importante: a geração de riqueza humana e material. A história nos mostra o relevante papel do adulto no que se refere à continuidade da espécie, à socialização de conhecimentos e valores resultantes do desenvolvimento cultural e social da humanidade. No espaço escolar, essa ação do adulto se revela como a função pedagógica que o professor tem de possibilitar a apropriação do conhecimento em consonância com o contexto social vigente. (Manual do Professor – página 6)
Enunciado:
PROPOSTA DE ATIVIDADES
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos se eles conhecem essas expressões e o que elas significam.
* Subir os degraus na vida.
* Subir os degraus da fama.
1.2. Explique a eles que essa expressão significa que os degraus são as dificuldades ou problemas que enfrentamos em nossa vida para alcançarmos nosso objetivo ou nossos sonhos.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia e comente com os alunos os versos da letra da música “Degrau da Fama” de Jacó e Jacozinho.
2.2. Peça aos alunos que escrevam as dificuldades que Jacó e Jacozinho tiveram que enfrentar no início da carreira deles.
O degrau da fama é duro
É difícil pra gente subir
É uma escada com muito perigo
No começo eu logo já vi
Disponível em:<https://www.letras.mus.br/jaco-jacozinho/883326/> Acesso em: 03 jan. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, convide os alunos a observarem atentamente a imagem.
Depois, pergunte:
a) O que vocês estão observando?
b) O que significa os lugares que as pessoas ocupam nos degraus?
c) Qual lugar vocês estariam nos degraus dessa escada? Por quê?
3.2. Professor, reflita com os alunos a frase que está na imagem, mas antes, deixe que eles coloquem suas opiniões sobre o que entenderam.
Disponível em:<http://mensagens.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/7-112/mensagens-sobre-os-degraus-da-vida-18.jpg> Acesso em: 03 jan. 2018.
- Matemática | 15.1 Ponto
Em uma grande cidade será construída uma galeria subterrânea que receberá uma rede de canos para o transporte de água de uma fonte (F) até o reservatório de um novo bairro (B).
Após avaliações, foram apresentados dois projetos para o trajeto de construção da galeria: um segmento de reta que atravessaria outros bairros ou uma semicircunferência que contornaria esses bairros, conforme ilustrado no sistema de coordenadas xOy da figura, em que a unidade de medida nos eixos é o quilômetro.
Estudos de viabilidade técnica mostraram que, pelas características do solo, a construção de 1m de galeria via segmento de reta demora 1,0h enquanto que 1m de construção de galeria via semicircunferência demora 0,6h. Há urgência em disponibilizar água para esse bairro.
Use 3 como aproximação para π\pi e 1,4 como aproximação para
O menor tempo possível, em hora, para conclusão da construção da galeria, para atender às necessidades de água do bairro, é de: