Analiza la imagen a seguir.
Disponible en:<http://www.escapadarural.com/blog/donde-voy-con-los-ninos/>Acceso el: 18 mar 2014.
Imagínate que esta es una foto que has sacado del fin de semana en la finca de tus abuelos. Ahora, imagínate que has pegado la foto en una página de tu diario íntimo.
Describe la foto contando en tu diario íntimo qué ha pasado en el fin de semana.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A partir de 1530, a Coroa portuguesa decidiu estimular a colonização do Brasil. Uma das razões para isso foi:
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) Considere-se a eficiência de um corpo humano para converter energia química, proveniente de alimentos, em energia mecânica igual a 25%. Desprezando-se a energia consumida no funcionamento do organismo, sabendo-se que 1,0 cal é igual a 4,2J, uma pessoa de 50,0 kg que ingere um lanche e desse 4,0 kcal são utilizadas para subir degraus, cada um com 20,0 cm de altura, é correto afirmar que gastará totalmente a energia consumida, ao subir n degraus, cujo o valor de n é igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Pensava em escrever esta coluna sobre o consumismo natalino, mas percebi que não adiantaria muito. Afinal, quem é que quer ouvir bronca justo no Natal? As férias já começaram e todo mundo está no bem-bom, brincando na casa da avó com os primos ou trançando nas pernas das mães, que preparam os quitutes para a festa.
Com o tempo corrido, são poucas as situações como o Natal, quando podemos juntar nossas famílias e encontrar os primos, tios, tias, avôs e avós. Às vezes dos dois lados da família, às vezes só de uma parte.
Em certas casas, ainda existe algum tipo de ritual natalino: a avó fica esperando a missa do galo, as crianças ficam esperando os presentes, alguns rezam. Mas tenho cá comigo que a grande maioria troca presentes, janta e pronto.
Pois, gente, queria propor uma coisa diferente. Não é muito grande nem nada, mas acho que está novamente na hora de vocês darem uma lição nos pais: aproveitem de verdade o dia e a festa, façam com que eles sejam especiais para além de todas as coisas que nos dizem nas propagandas da TV.
Para isso, vale tudo: cozinhem uma comida diferente, cantem uma música divertida, façam presentes vocês mesmos, enfim, inventem. Esse tipo de data existe para celebrarmos o amor entre nós, que no dia a dia fica tão difícil de demonstrar. Aproveitem de verdade a coisa boa do Natal, que é ficar junto. Feliz Natal!
(Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di22121207.htm>. Acesso em: 26 dez. 2012.)
Fica claro que o texto é dirigido a um leitor de pouca idade no trecho
- História | 3.2 Era Vargas
A partir de 1942 e estendendo-se até o final do Estado Novo, o Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio de Getúlio Vargas falou aos ouvintes da Rádio Nacional semanalmente, por dez minutos, no programa “Hora do Brasil”. O objetivo declarado do governo era esclarecer os trabalhadores acerca das inovações na legislação de proteção ao trabalho.
GOMES, A. C. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro:IUPERJ / Vértice. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1988 (adaptado).
Os programas “Hora do Brasil” contribuíram para
- Química | 4. Química Ambiental
(UEFS) A Lei que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece a distinção entre lixo reciclável e rejeito materiais que não podem ser reaproveitados, e classifica os detritos em doméstico, industrial, eletroeletrônico, dentre outros. A Lei também proíbe a criação de lixões e determina que todas as prefeituras do país deveriam construir, até 2014, aterros sanitários ambientalmente sustentáveis em que só poderão ser depositados resíduos sem a possibilidade de reaproveitamento.
Considerando-se as informações do texto e os aspectos bioquímicos associados aos resíduos sólidos, é correto destacar: