CAMPO ELÉTRICO CONDUÇÃO DE IMPLUSOS
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Reader’s Digest, set. 1993.
Nesse texto publicitário são utilizados recursos verbais e não verbais para transmitir a mensagem. Ao associar os termos anyplace e regret à imagem do texto, constata-se que o tema da propaganda é a importância da
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia um texto sobre a importância das histórias contadas nas sociedades africanas do passado.
Antes da chegada dos árabes e dos europeus à África Subsaariana (ao Sul do deserto do Saara) – os primeiros em torno do século X e os demais na metade do século XV –, as sociedades africanas da região não conheciam a escrita. Por isso, todo conhecimento era guardado na memória de “especialistas”, os griôs, que transmitiam o que sabiam a seus sucessores. Eles desempenhavam o papel de guardiões das histórias dos reis e de seus grandes feitos; das migrações dos povos; do passado das famílias, e também das explicações sobre a criação e a organização do mundo.
A arte de memorizar narrativas aprendidas com os mais velhos e de contar histórias, prendendo a atenção da plateia, é muito mais desenvolvida nas comunidades em que a palavra escrita e os livros não têm grande presença e função social. E essa é uma marca das sociedades africanas tradicionais.
BADOE, Adwoa. Histórias de Ananse. São Paulo: Edições SM, 2006. p.89 – 90.
A partir da leitura do texto, pode-se concluir que
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
A) Determine as medidas de todos os ângulos internos do quadrilátero ABCD, sabendo que x = 40° e y = 80°.
B) Ao traçar duas bissetrizes pelos vértices C e D passando pelo centro da circunferência, sendo assim a medida do ângulo CÔD é:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
A draga
A gente não sabia se aquela draga tinha nascido ali, no porto, como um pé de árvore ou uma duna.– E que fosse uma casa de peixes?Meia dúzia de loucos e bêbados moravam dentro dela, enraizados em suas ferragens.Dos viventes da draga era um o meu amigo Mário-pega-sapo.[…]Quando Mário morreu, um literato oficial, em necrológico caprichado, chamou-o de Mário-Captura-Sapo! Ai que dor!Ao literato cujo fazia-lhe nojo a forma coloquial.Queria captura em vez de pega para não macular (sic) a língua nacional lá dele…[…]Da velha dragaAbrigo de vagabundos e de bêbados, restaram as expressões: estar na draga, viver na draga por estar sem dinheiro, viver na misériaQue ora ofereço ao filólogo Aurélio Buarque de HollandaPara que as registre em seus léxicosPois o povo já as registrou.BARROS, M. Gramática expositiva do chão: poesia quase toda. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1990 (fragmento).
Ao criticar o preciosismo linguístico do literato e ao sugerir a dicionarização de expressões locais, o poeta expressa uma concepção de língua que
- Sociologia - Fundamental | 4. Estratificação e Desigualdade Social
Analise a charge a seguir:
Disponível em: http://www.savedarfur.org/content?splash=yes.calha.zip.net. Acesso: 04. Dez. 2012
Identifique dois problemas sociais retratados na charge.