Read the text and answer question. Available at: http://cf.telegram.com/town_portal_includes/display_full_blog_tt.cfm?TOWN=West%20Brookfield&id=640292&came_from=. Accessed on Nov 21st 2012.
A food pyramid is a guide of healthy foods divided into sections to show the recommended consumption for each food group. Analyze the pyramid and answer the following questions.
- 1. How many servings of vegetables should a child eat during a day?
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- 2. How many servings of eggs or meat should a child eat during a day?
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- 3. How many servings of fruits should a child eat during a day?
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Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.02 Relato
Leia o texto a seguir e responda à questão.
O SEGREDO DA VÓ MARIA
Outro dia, eu estava na casa da vó Maria e, enquanto ela assistia à novela, aproveitei para brincar em seu quarto. Estava brincando de cabeleireira de minhas bonecas na penteadeira da vó quando vi pelo espelho o velho guarda-roupa onde eram guardados os lençóis e as toalhas. Sempre tivera vontade de abrir aquele móvel. Fui até ele, escancarei a porta e vi que era grande, tão grande que eu podia até entrar e sentar em seu interior. E foi o que fiz. Fechei a porta por dentro e tudo ficou escuro e em silêncio, um silêncio abafado que me isolou do resto da casa. Fui me ajeitando entre os lençóis e as toalhas. Tateando no escuro, descobri uma lâmpada bem pequena e consegui acendê-la. Vi então duas gavetinhas com puxadores de metal. Tentei abri-las, mas estavam emperradas, como se não fossem usadas há muito tempo. Precisei usar toda a minha força para conseguir puxar uma delas. A primeira coisa que vi lá dentro foi um envelope com uma carta e uma foto de meu avô Pedro quando ele era moço. Eu tinha uma vaga lembrança dele, velhinho, magro e alto. Uma lembrança distante, porque, quando ele morreu, eu era muito pequena. Tentei ler a carta, mas não entendi a letra, toda enfeitada. Como os antigos escreviam diferente! Só entendi o final: “... com afeto e saudades, Pedro, 1928”. Acho que era uma carta de amor para minha avó, escrita há mais de 70 anos!
Logo depois, achei um bolo de fotos de gente que nunca ouvi falar. As pessoas pareciam de cera. As fotos eram todas em marrom e branco e estavam desbotadas, algumas rasgadas. As mulheres de chapéu e os homens de bengala. As crianças bem penteadas: as meninas com fitas no cabelo e os meninos com o cabelo repartido ao lado. Foi estranho pensar que hoje esses meninos e meninas deviam ser velhinhos iguais à minha avó.
Continuei remexendo a gaveta, que era bem comprida e funda. Não podia ver direito as coisas porque a lampadinha a toda hora se apagava. Eu só podia sentir os objetos com as mãos. Foi num desses momentos de escuridão total que eu peguei um saquinho pequeno, que parecia de veludo e era bem leve. Dentro dele senti que havia papéis enroladinhos como se fossem canudinhos e amarrados com uma fita. Quando enfim consegui acender de novo a lâmpada, vi que os canudinhos eram pedaços de papel amarelados, roídos pelo tempo e pelas traças. A fitinha era velha, toda desfiada. Fui desenrolando um dos canudinhos com muito cuidado, pois tinha medo que se rasgasse. Nesse primeiro papelzinho estava escrito, com letra de criança, o seguinte:
Era o segredo de uma criança que vivera em outro tempo, bem distante, e que eu nem sabia quem tinha sido. Será que essa Amabília era uma irmã da vó? Uma prima? Uma amiga? Resolvi fechar esse primeiro segredo enrolando devagar o papel. Em seguida, abri todos os outros, um a um.
Tomei um susto. Não sei, a única coisa que eu fiz foi guardar aqueles velhos segredinhos dentro do saquinho de veludo, apagar a lâmpada e sair de fininho daquele guarda-roupa cheio de história.
Depois disso, toda vez que olho para vó Maria tenho vontade de contar que descobri um segredo dela. Mas logo desisto, porque agora o segredo também é meu.
Beatriz
Conto de Carla Caruso
Ilustrado por Alarcão
Fonte: Revista Nova Escola – ano XIII – nº 116 – outubro/1998
Imagine que você tivesse a oportunidade de escrever um segredinho e colocá-lo dentro do saquinho da vó Maria. O que você escreveria? Vale inventar um segredo.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia os textos a seguir.
Texto 1:
Podemos descrever o Estado como uma sociedade organizada que ocupa um território definido e possui um governo efetivo, independente do controle externo. A essência do estado é a soberania, ou o poder de fazer e executar leis, preservando a ordem social pela punição daqueles que infringem essas leis.
BURNS, Edward Mcnall. História da civilização ocidental. Porto Alegre, Globo, 1978. v. 1.
Texto 2 :
Nas cidades, os cidadãos passaram a ser classificados de acordo com a sua função, incluindo os sacerdotes, os mercadores, os artesãos, os soldados, os camponeses, os estrangeiros. A divisão do trabalho e as desigualdades de riquezas entre os cidadãos criaram a necessidade de leis e de forças capazes de fazer cumprir as leis. A liderança natural do grupo, que nas aldeias era exercida pelos mais velhos e sábios, cedeu lugar ao governo de um só homem, geralmente o principal administrador do templo ou um grande chefe guerreiro, surgindo, assim, o Estado.
COULON, Olga M. Fonseca. História: Pré-História, Antiguidade e Feudalismo.
Explique como surgiu a desigualdade social nas primeiras civilizações.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
- a) De acordo com o que você leu na entrevista, quem é Ralph Baer (características, profissão)?
- b) Por que o entrevistador diz que, ainda hoje, Ralph Baer poderia ser considerado uma lenda viva?
- c) A linguagem empregada na entrevista é mais formal ou menos formal? Por que essa linguagem foi utilizada?
- Matemática - Fundamental | 06. Relações Binárias e Funções
Uma empresa produz e vende determinado tipo de produto. A quantidade que ela consegue vender varia conforme o preço, da seguinte forma: Por um preço y ela consegue vender x unidades do produto, de acordo com a equação
Sabe-se que a receita (quantidade vendida vezes o preço de venda) obtida foi de R$ 1.250,00.
Marque a alternativa, a seguir, que possui o valor correto da quantidade de produtos vendidos.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um produto, novo no mercado, é utilizado para limpar piscinas. Recomenda-se que, a cada 5 000 litros de água, deva-se diluir 40 g desse produto diretamente na piscina.
Uma pessoa deve limpar uma piscina de 40 000 litros.
Caso siga corretamente a recomendação, a pessoa deverá diluir