- a) De acordo com o que você leu na entrevista, quem é Ralph Baer (características, profissão)?
- b) Por que o entrevistador diz que, ainda hoje, Ralph Baer poderia ser considerado uma lenda viva?
- c) A linguagem empregada na entrevista é mais formal ou menos formal? Por que essa linguagem foi utilizada?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
– Famigerado? [...]
– Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável” ...
– Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? É caçoável? É de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa?
– Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros usos ...
– Pois ... e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana?
– Famigerado? Bem. É: “importante”, que merece louvor, respeito ...
ROSA, G. Famigerado. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
O principal processo industrial utilizado na produção de fenol é a oxidação do cumeno (isopropilbenzeno). A equação mostra que esse processo envolve a formação do hidroperóxido de cumila, que em seguida é decomposto em fenol e acetona, ambos usados na indústria química como precursores de moléculas mais complexas. Após o processo de síntese, esses dois insumos devem ser separados para comercialização individual.
Considerando as características físico-químicas dos dois insumos formados, o método utilizado para a separação da mistura, em escala industrial, é a:
- Física | 2.6 Hidrostática
(UNIME) A figura representa o esquema simplificado de uma prensa hidráulica constituído por um cilindro com duas secções com diâmetros diferentes, contendo um líquido.
Desprezando-se a viscosidade do líquido e sabendo-se que os raios das áreas 1 e 2 são, respectivamente, iguais a R e 3R, a vantagem mecânica da prensa hidráulica é igual a:
- História | 5.1 Expansão Marítima
(ESPCEX) As Grandes Navegações iniciaram transformações significativas no cenário mundial.
Leia atentamente os itens abaixo:
I. O Oceano Atlântico passou a ser mais importante que o Mar Mediterrâneo;
II. A peste negra, com a qual os europeus se contaminaram, era até então desconhecida na Europa;
III. Houve a ascensão econômica das cidades italianas e o declínio das cidades banhadas pelo Mar do Norte;
IV. Os europeus ergueram vastos impérios coloniais e se apropriaram da riqueza dos povos africanos, asiáticos e americanos;
V. A propagação da fé cristã.
Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características corretas desse período.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão. Como a internet está matando a democracia “Fomos muito ingênuos”, adverte o pesquisador e jornalista inglês Jamie Bartlett. Para ele, nos primórdios da internet, “havia uma ampla visão de que o simples fato de tornar a informação mais disponível e permitir que todos pudessem criar e compartilhar informação transformaria o nosso ambiente em mais informado, politizado e racional.” Não foi o que aconteceu, e, segundo ele, a radicalização atual nem era tão difícil de prever. Para Bartlett, os grupos radicais chegaram antes à internet por estarem fora dos jornais [...] “Mas o mais importante é que todos nós nos tornamos mais radicais”, explica. “Pulamos de um assunto para outro e somos apresentados a mais e mais conteúdos apelativos e sensacionalistas para manter nosso vício nas redes.” Como resultado, somos expostos a argumentos emocionais radicais e acabamos xingando e vociferando nas redes sociais. [...] Em entrevista à Pública, Bartlett fala sobre a radicalização promovida pelo ambiente online, desinformação, campanhas digitais e outros perigos da rede para a democracia. Mas, mais do que constatar os problemas, o pesquisador propõe soluções para avançarmos junto com a tecnologia. Entre elas, um departamento governamental dedicado a fazer uma auditoria de algoritmos e uma base de dados pública, com registros instantâneos, de toda propaganda eleitoral publicada nas redes. [...] Disponível em: https://exame.abril.com.br/tecnologia/como-a-internet-esta-matando-a-democracia/. Acesso em: 3 maio 2019. Adaptado.
Em relação à problemática da radicalização, Jamie Bartlett