O jeito de ser e viver das crianças é influenciado pelo ambiente em que vivem e pelas pessoas com as quais convivem. A forma como se vestem e se divertem. O tipo de alimentação, a língua que falam, enfim, tudo isso reflete a cultura de cada uma delas.
Qual alternativa corresponde ao texto lido?
Questões relacionadas
- História | 6.15 Descolonização
(UERJ)
A variação da curva do gráfico entre os anos de 1950 e 1975 é explicada pelo seguinte evento histórico:
- Língua Inglesa | 2.01 Pronomes
(FUVEST 2007 1ª FASE)
“Researchers and public-health officials have long understood that to maintain a given weight, energy in (calories consumed) must equal energy out (calories expended). But then they learned that genes were important, too, and that for some people this formula was tilted in a direction that led to weight gain. Since the discovery of the first obesity gene in 1994, scientists have found about 50 genes involved in obesity. Some of them determine how individuals lay down fat and metabolize energy stores.
Others regulate how much people want to eat in the first place, how they know when they’ve had enough and how likely they are to use up calories through activities ranging from fidgeting to running marathons. People who can get fat on very little fuel may be genetically programmed to survive in harsher environments. When the human species got its start, it was an advantage to be efficient. Today, when food is plentiful, it is a hazard.”
http://www.nytimes.com/2006/08/13/magazine/13obesity.html.
In the text, the pronoun “Others” (line 14) refers to
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEG) Os aviões supersônicos, no ponto de cruzeiro, evitam ter o mesmo valor da velocidade do som no ar. Desta forma, procuram manter uma velocidade maior. Justifica-se esse fato por
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Na verdade, o que se chama genericamente de índios é um grupo de mais de trezentos povos que, juntos, falam mais de 180 línguas diferentes. Cada um desses povos possui diferentes histórias, lendas, tradições, conceitos e olhares sobre a vida, sobre a liberdade, sobre o tempo e sobre a natureza. Em comum, tais comunidades apresentam a profunda comunhão com o ambiente em que vivem, o respeito em relação aos indivíduos mais velhos, a preocupação com as futuras gerações, e o senso de que a felicidade individual depende do êxito do grupo. Para eles, o sucesso é resultado de uma construção coletiva. Estas ideias, partilhadas pelos povos indígenas, são indispensáveis para construir qualquer noção moderna de civilização. Os verdadeiros representantes do atraso no nosso país não são os índios, mas aqueles que se pautam por visões preconceituosas e ultrapassadas de “progresso”.
AZZI, R. As razões de ser guarani-kaiowá. Disponível em: www.outraspalavras.net. Acesso em: 7 dez. 2012.
Considerando-se as informações abordadas no texto, ao iniciá-lo com a expressão “Na verdade”, o autor tem como objetivo principal:
- Física | 2.2 Dinâmica
(CPS) Sacolas imensas são usadas para o transporte de minérios, sucatas e entulhos. Elas são feitas de plástico reciclável e têm quatro alças, conforme mostra a figura. São facilmente movimentadas encaixando-se suas quatro alças no gancho de pequenos guindastes.
Suponha que em uma dessas sacolas sejam colocados 1200Kg de entulho e que todos os pontos de fixação de cada alça na sacola sofram trações de mesma intensidade, quando a sacola é erguida. Nessas condições, a componente vertical da tração a que cada ponto de fixação das alças é submetida será, em newtons,