O jeito de ser e viver das crianças é influenciado pelo ambiente em que vivem e pelas pessoas com as quais convivem. A forma como se vestem e se divertem. O tipo de alimentação, a língua que falam, enfim, tudo isso reflete a cultura de cada uma delas.
Qual alternativa corresponde ao texto lido?
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Uma parcela importante da água utilizada no Brasil destina-se ao consumo humano. Hábitos comuns referentes ao uso da água para o consumo humano incluem: tomar banhos demorados; deixar as torneiras abertas ao escovar os dentes ou ao lavar a louça; usar a mangueira para regar o jardim; lavar a casa e o carro.
Agência Nacional de Águas; Fundação Roberto Marinho.
Caminho das águas, conhecimento, uso e gestão: caderno do professor 1. Rio de Janeiro, 2006 (adaptado).
A repetição desses hábitos diários pode contribuir para
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
O engenheiro
A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número:
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre.
(Em certas tardes nós subíamos
ao edifício. A cidade diária,
como um jornal que todos liam,
ganhava um pulmão de cimento e vidro).
A água, o vento, a claridade,
de um lado o rio, no alto as nuvens,
situavam na natureza o edifício
crescendo de suas forças simples.
MELO NETO, J. C. de. Melhores poemas. São Paulo: Global, 1985.
A escolha lexical para a composição do poema é parte fundamental da construção dos versos e pode ser observada pelo leitor. Nesse poema, é clara a utilização de
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir música. Entretanto, as três mais frequentes distinguem-se pela tendência que em cada uma delas se torna dominante: ouvir com o corpo, ouvir emotivamente, ouvir intelectualmente.
Ouvir com o corpo é empregar no ato da escuta não apenas os ouvidos, mas a pele toda, que também vibra ao contato com o dado sonoro: é sentir em estado bruto. É bastante frequente, nesse estágio da escuta, que haja um impulso em direção ao ato de dançar.
Ouvir emotivamente, no fundo, não deixa de ser ouvir mais a si mesmo que propriamente a música. É usar da música a fim de que ela desperte ou reforce algo já latente em nós mesmos. Sai-se da sensação bruta e entra-se no campo dos sentimentos.
Ouvir intelectualmente é dar-se conta de que a música tem, como base, estrutura e forma. Referir-se à música a partir dessa perspectiva seria atentar para a materialidade de seu discurso: o que ele comporta, como seus elementos se estruturam, qual a forma alcançada nesse processo.
Adaptado de J. Jota de Moraes, O que é música.
(FUVEST 2008 1ª FASE) De acordo com o texto, quando uma tendência de ouvir se torna dominante, a audição musical
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
(UNICAMP) Os recifes de corais são florestas submarinas coloridas que fervilham de vida e funcionam como uma barreira protetora natural para as regiões costeiras. Os peixes e plantas que os chamam de lar pertencem a alguns dos ecossistemas mais frágeis e frágeis do planeta. Temperaturas mais altas do mar devido ao aquecimento global já causaram grandes eventos de branqueamento de corais. O branqueamento ocorre quando os corais respondem ao estresse das temperaturas mais quentes expulsando as algas coloridas que vivem dentro delas. Níveis aumentados de dióxido de carbono atmosférico resultam em níveis mais altos na água, levando à acidificação oceânica, que também é uma ameaça ao coral. À medida que os oceanos se tornam mais ácidos, a capacidade dos corais de formar esqueletos através da calcificação é inibida, fazendo com que seu crescimento diminua. O aumento do nível do mar causado pelo derretimento do gelo marinho também pode causar problemas para alguns recifes, tornando-os muito profundos para receber a luz solar adequada, outro fator importante para a sobrevivência.
(Adaptado de Coral Reefs, The National Wildlife Federation)
Considerando o texto e seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 13055
A partir do século dezenove, o governo passou a se responsabilizar pela educação, então surgiram as escolas públicas. Veja as imagens:
Fonte: Acervo do Centro de Referência do Professor. Belo Horizonte (MG).
Imagem de um grupo escolar na década 1920 Disponível em: http://google.imagens.com.br Acesso em: 05 abr. 2015.
Escola Ensino Fundamental nos dias dias atuais Disponível em: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/ Acesso em: 05 abr. 2015.
Enunciado:
1. Após observar as imagens da escola no período de 1920 e dos dias atuais, responda:
a) Quais as principais diferenças que você observa em relação às duas escolas retratadas nas imagens?