Uma parcela importante da água utilizada no Brasil destina-se ao consumo humano. Hábitos comuns referentes ao uso da água para o consumo humano incluem: tomar banhos demorados; deixar as torneiras abertas ao escovar os dentes ou ao lavar a louça; usar a mangueira para regar o jardim; lavar a casa e o carro.
Agência Nacional de Águas; Fundação Roberto Marinho.
Caminho das águas, conhecimento, uso e gestão: caderno do professor 1. Rio de Janeiro, 2006 (adaptado).
A repetição desses hábitos diários pode contribuir para
Questões relacionadas
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(FUVEST 2015 1ª FASE) Um trabalhador de massa m está em pé, em repouso, sobre uma plataforma de massa M. O conjunto se move, sem atrito, sobre trilhos horizontais e retilíneos, com velocidade de módulo constante v. Num certo instante, o trabalhador começa a caminhar sobre a plataforma e permanece com velocidade de módulo v, em relação a ela, e com sentido oposto ao do movimento dela em relação aos trilhos.
Nessa situação, o módulo da velocidade da plataforma em relação aos trilhos é
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A escola é muito importante na vida das pessoas. Ela é um espaço de socialização e de aprendizado. Nela, relacionamo-nos com muita gente, fazemos amigos e aprendemos muitas coisas novas. Você estudou sobre a história das escolas no Brasil, escolas antigas e escolas atuais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA em relação à história da instituição escola no Brasil:
- Geografia | 5.3 Urbanização
A participação social no planejamento e na gestão urbanos ganhou impulso a partir do Estatuto da Cidade (Lei n. 10.257/2001), que estabeleceu condições para elaboração de planos diretores participativos, instrumentos esses indutores da expansão urbana e do ordenamento territorial que, a princípio, devem buscar representar os interesses dos diversos segmentos da sociedade. No entanto, é notório o limite à representação dos interesses das camadas sociais menos favorecidas nesse processo. Este rumo deve ser corrigido e deve-se continuar buscando mecanismos de inclusão dos interesses de toda a sociedade.
Caderno Objetivos de Desenvolvimento Sustentável — ODS n. 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Brasília: Ipea, 2019.
Qual medida promove a participação social descrita no texto?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 19 e 20 referem-se à tirinha a seguir, envolvendo o personagem principal, Calvin, com sua mãe, de uma História em Quadrinhos – Calvin e Haroldo –, criada pelo autor estadunidense, Bill Watterson.
Leia-a e observe-a com muita atenção.
Fonte: http://lh3.ggpht.com/_IxrzViTqGRk/S3bufq1OzdI/AAAAAAAABOo/iEjk9IhH5ns/calvin%26harodotira598.gif 25/11/2010 – adaptado.
Observando a tirinha, EXPLIQUE o motivo em que o personagem Calvin pretende enganar a sua mãe.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Papel color set nas cores vermelho, azul e amarelo
- Pano para limpeza
- Canetinha
- Xerox preto e branco
Disponível: https://prolucena.blogspot.com/2015/02/pintura-com-as-cores-primarias.html
OBS: Se o professor preferir, no final desta atividade tem o anexo do desenho que vai ser
trabalhado.
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula falando sobre cor.
COR: é uma sensação provocada pela ação da luz sobre os nossos olhos. É um dos elementos mais importantes das artes plásticas e sua principal característica é a construção das formas pela cor. A cor apresenta uma infinidade de variedades. A cor não tem existência material.
- O professor vai ensinar para as crianças sobre a origem das cores.
- Cores Primárias: São vermelho, azul e amarelo. São consideradas as primeiras cores.
O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade, energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
https://www.todamateria.com.br/cores-primarias/
- Antes de iniciar a atividade sobre as cores primárias, o professor deverá passar um
vídeo sobre estas cores para melhor memorização das crianças.
Sugestões: Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=qOfeNYvq0mU
https://www.youtube.com/watch?v=FpYcHdz14zY
- O professor deverá distribuir um desenho (xerox) para cada criança.
- Instruir as crianças a trabalhar somente com as 03 cores primárias.
- Pedir para as crianças colorir os espaços de acordo com o modelo entregue.
-Todas as formas redondas no desenho deverão ser coloridas de vermelho, os
triângulos de amarelo e os quadrados de azul.
- Depois que os desenhos estiverem todos coloridos, pedir as crianças para recortar e
colar em um papel color set entregue pelo professor.
- Sugestão.: O professor deverá recortar um retângulo do tamanho da folha ofício, nas
cores primárias e dar para cada criança colar o trabalho, dando um acabamento de
moldura para esta atividade.
- Guarde este exercício para colocar em exposição com os outros que vão ser feitos posteriormente.
ANEXO ATIVIDADE SOBRE CORES PRIMÁRIAS
Fonte:https://prolucena.blogspot.com/2015/02/pintura-com-as-cores-primarias.html
A FORMAÇÃO DAS CORES