(FCM-MG) Al e Bo são gêmeos monozigóticos. Al era um típico jovem do sexo masculino e Bo parecia mais um préadolescente com músculos pouco desenvolvidos, sem um fio de barba e de voz fina.
FRANCIS, R. C. Epigenética: como a ciência está revolucionando o que sabemos sobre hereditariedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Adaptado.
Sabendo-se que as diferenças entre os dois são de natureza epigenética, é CORRETO afirmar que:
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Objetos trivializados por seu largo uso, os relógios são mais que instrumentos indispensáveis à rotina diária: apontam para um modo historicamente construído de lidar com o tempo. O emprego mais rigoroso e cotidiano de instrumentos que registram a passagem do tempo pode ser constatado pela produção massificada de relógios: em espaços públicos, no ambiente doméstico e nos incontáveis movimentos do homem urbano, outrora na algibeira, atualmente no pulso. Em seus ponteiros, a sucessão dos instantes é padronizada em unidades fixas: horas, minutos, segundos.
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult.CE, 2001 (adaptado).
Durante o século XX, essa forma de conceber o tempo, experimentada sobretudo no espaço urbano, traz indícios de uma cultura marcada pela
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Relacione os dados do gráfico com as informações do texto.
a) Explique o novo regime de imigração que elevou o número de imigrantes vindos para o Brasil entre as décadas de 1870 e 1890.
b) Enumere duas vantagens da mão de obra livre e assalariada para os cafeicultores.
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
TEXTO I
Tudo aquilo que é válido para um tempo de guerra, em que todo homem é inimigo de todo homem, é válido também para o tempo durante o qual os homens vivem sem outra segurança senão a que lhes pode ser oferecida por sua própria força e invenção.
HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
TEXTO II
Não vamos concluir, com Hobbes que, por não ter nenhuma ideia de bondade, o homem seja naturalmente mau. Esse autor deveria dizer que, sendo o estado de natureza aquele em que o cuidado de nossa conservação é menos prejudicial à dos outros, esse estado era, por conseguinte, o mais próprio à paz e o mais conveniente ao gênero humano.
ROUSSEAU, J.-J. Discurso sobre a origem e o fundamento da desigualdade entre os homens. São Paulo: Martins Fontes, 1993 (adaptado).
Os trechos apresentam divergências conceituais entre autores que sustentam um entendimento segundo o qual a igualdade entre os homens se dá em razão de uma
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UFRGS) Um composto X, com fórmula molecular C4H10O, ao reagir com permanganato de potássio em meio ácido, levou à formação de um composto Y, com fórmula molecular C4H8O2.
Os compostos X e Y são, respectivamente,
- História | 6.12 Nazifascismo
(PUC-CAMPINAS) Considere os itens abaixo.
I. Os dirigentes procuravam sujeitar toda a vida da nação a uma ideologia imposta pelo Partido.
II. O totalitarismo de direita era justificado como sendo o único meio de terminar com a luta de classes, com a ameaça do internacionalismo comunista e com a fraqueza da liberdade individual.
III. O combate à democracia por considerá-la um regime fraco frente às ameaças do comunismo.
IV. O nacionalismo extremado e a exaltação da guerra como meio de restaurar as glórias passadas e sobrepor o regime às demais nações.
V. A imposição de uma cooperação entre capital e o trabalho, condicionada por uma ampla legislação social.
O conhecimento histórico permite afirmar que os itens identificam: