Delícia de chocolate
Ingredientes
125 gramas de manteiga
½ xícara de açúcar
½ xícara de farinha de trigo
3 ovos
3 barras de chocolate raspadas
Modo de preparo
Primeiro bata a manteiga com o açúcar antes de acrescentar as gemas dos ovos, uma a uma. Misture tudo. Coloque então as raspas de chocolate, as claras batidas em neve e a farinha de trigo, nessa ordem. As claras devem ser bem batidas, senão a Delícia não cresce nem fica fofa.
Asse a Delícia em uma forma untada com manteiga, em forno quente. Só abra o forno para ver se ela está pronta depois de 15 minutos.
O texto Delícia de chocolate é uma
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
(Uneb) Tanto agentes não-biológicos quanto biológicos podem provocar grandes mudanças evolutivas nos organismos, processo denominado seleção sob estresse.[...] As formas de estresse mais limitantes e frequentes na natureza são o déficit de água, excesso de calor ou de frio e a salinidade do ambiente. [...]
Ambientes com muito ou pouco sal também são estressantes, já que a regulação osmótica entre um organismo e o ambiente requer um elevado dispêndio energético. ( ECOLOGIA... 2008, p. 32)
Com relação às estratégias adotadas pelas plantas que habitam locais de alta temperatura em resposta ao déficit hídrico a que estão sujeitas, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
(ENEM 2010 1ª APLICAÇÃO) Resta saber o que ficou nas línguas indígenas no Português do Brasil. Serafim da Silva Neto afirma: "No Brasil não há, positivamente, influência das línguas africanas ou ameríndias". Todavia, é difícil de aceitar que um longo período de bilinguismo de dois séculos não deixasse marcas no português do Brasil.
ELIA, S. Fundamentos Histórico-Linguísticos do Português do Brasil.Rio de Janeiro: Lucerna, 2003 (adaptado).
No final do século XVIII, no norte do Egito, foi descoberta a Pedra de Roseta, que continha um texto escrito em egípcio antigo, uma versão desse texto chamada "demótico", e o mesmo texto escrito em grego. Até então, a antiga escrita egípcia não estava decifrada. O inglês Thomas Young estudou o objeto e fez algumas descobertas como, por exemplo, a direção em que a leitura deveria ser feita. Mais tarde, o francês Jean-François Champollion voltou a estudá-la e conseguiu decifrar a antiga escrita egípcia a partir do grego, provando que, na verdade, o grego era a língua original do texto e que o egípcio era uma tradução.
Com base na leitura dos textos conclui-se, sobre as línguas, que:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
A lavadeira começou a viver como uma serviçal que impõe respeito e não mais como escrava. Mas essa regalia súbita foi efêmera. Meus irmãos, nos frequentes deslizes que adulteravam este novo relacionamento, eram dardejados pelo olhar severo de Emilie; eles nunca suportaram de bom grado que uma índia passasse a comer na mesa da sala, usando os mesmos talheres e pratos, e comprimindo com os lábios o mesmo cristal dos copos e a mesma porcelana das xícaras de café. Uma espécie de asco e repulsa tingia-lhes o rosto, já não comiam com a mesma saciedade e recusavam-se a elogiar os pastéis de picadinho de carneiro, os folheados de nata e tâmara, e o arroz com amêndoas, dourado, exalando um cheiro de cebola tostada. Aquela mulher, sentada e muda, com o rosto rastreado de rugas, era capaz de tirar o sabor e o odor dos alimentos e de suprimir a voz e o gesto como se o seu silêncio ou a sua presença que era só silêncio impedisse o outro de viver.
HATOUM, M. Relato de um certo Oriente. São Paulo: Cia. das Letras, 2000.
Ao apresentar uma situação de tensão em família, o narrador destila, nesse fragmento, uma percepção das relações humanas e sociais demarcada pelo:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
O mundo do contista Franz Kafka é uma casa burguesa, solidamente construída na aparência, com uma fachada um pouco descuidada. Entramos, e respiramos o ar das penúrias dolorosas, de quartos mal ventilados. Apodera-se de nós o sentimento do déjà vu, de já ter visto tudo isso. A escada range.
CARPEAUX, O. M. Ensaios reunidos. Rio de Janeiro: UniverCidade Editora e Topbooks Editora, 1999.
O ensaio é um gênero em que se expõem ideias, críticas e reflexões ou impressões pessoais sobre o assunto abordado. Nesse texto, ao apresentar suas impressões sobre o “mundo do contista Franz Kafka”, o autor
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UEFS)
A serotonina, representada pela fórmula estrutural, é um dos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer, de bem-estar e de estar apaixonado. Hoje se sabe que essa substância não é somente produzida no cérebro, mas nos intestinos.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar: