O suco de repolho-roxo pode ser utilizado como indicador ácido-base em diferentes soluções. Para isso, basta misturar um pouco desse suco à solução desejada e comparar a coloração final com a escala indicadora de pH, com valores de 1 a 14, mostrada a seguir.
Utilizando-se o indicador ácido-base e a escala para determinar o pH da saliva humana e do suco gástrico, têm-se respectivamente, as cores
Questões relacionadas
- Matemática | A.2 Segundo Grau
Por que não dividir um segmento unitário em duas partes iguais? A resposta é que, simplesmente, com a igualdade não existe diferença, e sem diferença não há universo perceptivo. O “número de ouro” é uma razão constante derivada de uma relação geométrica que os antigos chamavam de “áurea” ou de divisão perfeita, e os cristãos relacionaram este símbolo proporcional com o Filho de Deus.
Adaptado de: LAWLOR, R. Mitos – Deuses – Mistérios – Geometria Sagrada.
Madrid: Edições del Prado, 1996. p. 46.
O número de ouro, denotado pela letra grega ϕ é definido como a única raiz positiva da equação a seguir:
Com base no texto e na definição do número de ouro, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Lãs de várias cores
- Cola
- Tesoura sem ponta
- Xerox na folha A3 da obra “Galo - Aldemir Martins” em preto e branco
- Disponível: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (data-show)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar com as crianças sobre a obra “Galo – Aldemir Martins.”
- Disponível: http://artenarede.com.br/blog/index.php/o-galo-de-barcelos-e-os-galos- de-aldemir/
- Projetar algumas imagens dos “Galos – Aldemir Martins” para as crianças
- Disponível: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Durante a projeção, o professor deve sempre lembrar e mostrar para as crianças sobre a variedade de cores intensas que o artista utilizava.
- Questione as crianças, sobre as cores que elas mais gostam . Deixe que elas falem livremente.
- Entregar a folha A3 , as lãs, cola e tesoura para cada criança.
- Instruir as crianças para primeiramente passar a cola ao redor do desenho e ir colando a lã. Depois que fizer todo o contorno do desenho, começar a preencher as partes internas do desenho até ficar todo coberto.
- Explicar para as crianças para elas passarem a cola em um espaço pequeno, colar a lã e continuar passando a cola e colando a lã. (Se elas passarem cola em uma parte muito grande do desenho, a cola pode secar).
- Cobrir o desenho todo com a lã.
- Sempre lembrar as crianças de fazerem uma composição bem bonita com as lã, misturando várias cores.
Fonte: <http://www.criandocomapego.com/atividades-de-recorte-e-colagem-para-fazer-com-as-criancas/atividade-de-artes-colagem-la/>
Fonte: <http://www.redesagradosul.com.br/noticias/releitura-da-obra-de-aldemir-martins-o-galo>
Fonte: <http://anaeducarte.blogspot.com/2010/10/atividades-aldemir-martins.html>
- Esperar secar.
- No final da atividade, exponha os trabalhos.
- Química | A. Plana
(UNESP) O espectro solar que atinge a superfície terrestre é formado predominantemente por radiações ultravioletas (UV) (100 – 400 nm), radiações visíveis (400 – 800 nm) e radiações infravermelhas (acima de 800 nm). A faixa da radiação UV se divide em três regiões: UVA (320 a 400 nm), UVB (280 a 320 nm) e UVC (100 a 280 nm). Ao interagir com a pele humana, a radiação UV pode provocar reações fotoquímicas, que estimulam a produção de melanina, cuja manifestação é visível sob a forma de bronzeamento da pele, ou podem levar à produção de simples inflamações até graves queimaduras.
Um filtro solar eficiente deve reduzir o acúmulo de lesões induzidas pela radiação UV por meio da absorção das radiações solares, prevenindo assim uma possível queimadura. São apresentados a seguir as fórmulas estruturais, os nomes e os espectros de absorção de três filtros solares orgânicos.
Dentre os três filtros solares orgânicos citados, apresentam tautomeria e isomeria óptica, respectivamente:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Entre as tentativas de encontrar o melhor ângulo para retirar o terneiro, meu irmão, o guri e seu pai tentavam convencer Jaqueline de que a morte da vaca não seria uma grande perda: “não é a mesma coisa que perder um pai, um avô, que a gente lembra para o resto da vida, fica lá no cemitério”, “bicho é bicho”. Jefferson, o guri, repetia tudo que o pai dizia, mas já afastado, pois havia sido corrido pela mãe.
Jaqueline repete: “pra mim não tem diferença! Os bichos estão tudo na volta. Eles sabem quando eu chego, me conhecem, sabem o meu cheiro. Sou eu que dou comida. Não tem diferença nenhuma!”. O pai tenta concordar sem afrontar os caras, dizendo que as pessoas desenvolvem valor de estima pelos animais.
KOSBY, M. F. Mugido (ou diário de uma doula). Rio de Janeiro: Garupa, 2017.
No fragmento, as reações à perda de um animal refletem concepções fortalecidas pela
- Ciências - Fundamental | 10. Programas e Indicadores de Saúde Pública
O estresse provocado pelos enormes congestionamentos das grandes cidades pode gerar doenças físicas e emocionais. Uma sugestão para minimizar esses efeitos e evitar os danos à saúde seria: