Sabe-se que os trens das linhas Azul, Lilás e Prata partem, ao mesmo tempo, de suas estações iniciais às 5 horas da manhã e que, após esse horário, eles partem juntos, novamente, de 28 em 28 minutos. Nessas condições, quais são as possibilidades de intervalo de saída que a linha Prata pode ter?
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Em uma loja de materiais de construção, o preço unitário do saco de cimento é de R$ 30,00. Essa loja está fazendo uma promoção na qual, se o cliente adquirir mais de 10 sacos de cimento, há uma redução de 50% no valor unitário, para cada saco de cimento, a partir do 11º produto.
Para compreender melhor quanto pagaria por diferentes quantidades de sacos de cimento, um cliente fez uma função e desta um gráfico do preço final em função do número de sacos de cimento comprados, para ilustrar a situação.
O gráfico feito pelo cliente será melhor representado por
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O manejo adequado do solo possibilita a manutenção de sua fertilidade à medida que as trocas de nutrientes entre matéria orgânica, água, solo e o ar são mantidas para garantir a produção. Algumas espécies iônicas de alumínio são tóxicas, não só para a planta, mas para muitos organismos como as bactérias responsáveis pelas transformações no ciclo do nitrogênio. O alumínio danifica as membranas das células das raízes e restringe a expansão de suas paredes, com isso, a planta não cresce adequadamente. Para promover benefícios para a produção agrícola, é recomendada a remediação do solo utilizando calcário CaCO3.
BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto alegre: Bookman, 2013 (adaptado).
Essa remediação promove no solo o(a):
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UESC) “Quando examinamos os indivíduos da mesma variedade ou subvariedade de nossos vegetais e animais cultivados e criados desde os tempos mais remotos, um aspecto que nos chama a atenção é que eles geralmente diferem muito mais entre si do que o que se observa entre os indivíduos de qualquer espécie em estado selvagem. ” (Darwin, 1985, p. 47).
Embora essa constatação instigasse Darwin a diversos questionamentos e interpretações, uma explicação razoável e coerente com as suas idéias sobre a origem das espécie é
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2005 1ª FASE) Em um bate-papo na Internet, cinco estudantes de química decidiram não revelar seus nomes, mas apenas as duas primeiras letras, por meio de símbolos de elementos químicos. Nas mensagens, descreveram algumas características desses elementos.
• É produzido, a partir da bauxita, por um processo que consome muita energia elétrica. Entretanto, parte do que é produzido, após utilização, é reciclado.
• É o principal constituinte do aço. Reage com água e oxigênio, formando um óxido hidratado.
• É o segundo elemento mais abundante na crosta terrestre.
Na forma de óxido, está presente na areia. É empregado em componentes de computadores.
• Reage com água, desprendendo hidrogênio. Combina-se com cloro, formando o principal constituinte do sal de cozinha.
• Na forma de cátion, compõe o mármore e a cal.
Os nomes dos estudantes, na ordem em que estão apresentadas as mensagens, podem ser
- Matemática | 3.4 Modular
(UEFS) Considerando-se a equação x2 -5x+6=|x-3|, tem-se que a soma de suas raízes é