(FUVEST 2008 1ª FASE) Com relação à gametogênese humana, a quantidade de DNA
I. do óvulo é a metade da presente na ovogônia.
II. da ovogônia equivale à presente na espermatogônia.
III. da espermatogônia é a metade da presente no zigoto.
IV. do segundo corpúsculo polar é a mesma presente no zigoto.
V. da espermatogônia é o dobro da presente na espermátide.
São afirmativas corretas apenas:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 07. Grandezas e Medidas
Vicente leu a reportagem a seguir e se surpreendeu com o valor citado para o tempo de surgimento da vida em nosso planeta.
Revista Época, São Paulo: Editora Globo, 23 fev. 2015. p. 12.
Ele decidiu, então, criar um período maior de tempo do que o ano, para expressar o tempo de existência de vida na Terra. Deu a esse período o nome de VIDA. Enunciado:Para que a quantidade de VIDAS seja inteira, ao expressar o tempo de surgimento da vida em nosso planeta, uma VIDA pode equivaler a
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
No mapa acima, estão representadas as longas distâncias percorridas pelos homens na Antiguidade, quando viajar era uma atividade extremamente perigosa, tal como se depreende do texto a seguir.
Viajando por terra ou mar, arriscando suas vidas, os mercadores ficavam longe de suas famílias durante
meses ou até mesmo anos. Piratas emboscados e naufrágios eram apenas alguns dos perigos que esses bravos
tinham de enfrentar em nome de todos. Por que os mercadores continuavam a participar daquelas jornadas
[4] arriscadas? Bom, não era apenas pelo dinheiro. O alimento vendido por eles ajudava as pessoas a matarem a
fome. Eram tantos vivendo nas cidades, que não era possível cultivar a quantidade suficiente de alimento para
todos. Sem a colheita dos grãos do Egito ou sem os carregamentos de vinho da região que hoje corresponde à
[7] França e o azeite de oliva da região correspondente à Espanha, o que essas sociedades fariam?
Idem, ibidem (com adaptações).
Tendo como referência o mapa e o texto acima bem como os múltiplos aspectos por eles suscitados, julgue o item.
A localização da Somália, na região conhecida como Chifre da África, e as guerras civis ali vivenciadas criaram condições para o surgimento, nessa região, de ações de pirataria, que se desenvolveram com o emprego de tecnologia avançada.
- Matemática
Um posto básico de saúde registrou a quantidade de vacinas aplicadas contra febre amarela nos últimos cinco meses:
No início do primeiro mês, esse posto de saúde tinha 228 vacinas contra febre amarela em estoque. A política de reposição do estoque prevê a aquisição de novas vacinas, no início do sexto mês, de tal forma que a quantidade inicial em estoque para os próximos meses seja igual a 12 vezes a média das quantidades mensais dessas vacinas aplicadas nos últimos cinco meses.Para atender essas condições, a quantidade de vacinas contra febre amarela que o posto de saúde deve adquirir no início do sexto mês é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A área circulada no mapa corresponde
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee con atención esta fábula de Esopo y luego contesta las cuestiones 31 a 36.
Dormía tranquilamente un león, cuando un ratón empezó a juguetear encima de su cuerpo. Despertó el león y rápidamente atrapó al ratón; y a punto de ser devorado, le pidió éste que le perdonara, prometiéndole pagarle llegado el momento oportuno. El león echó a reir y lo dejó marchar.
Pocos días después unos cazadores apresaron al rey de la selva y le ataron con una cuerda a un frondoso árbol. Pasó por ahí el ratoncillo, quien al oir los lamentos del león, corrió al lugar y royó la cuerda, dejándolo libre.- Días atrás – le dijo – te burlaste de mí pensando que nada podría hacer por tí en agradecimiento. Ahora es bueno que sepas que los pequeños ratones somos agradecidos.
Moraleja: Nunca desprecies las promesas de los pequeños honestos. Cuando llegue el momento las cumplirán.
Disponible en http://educacion2.com/166/fabula-el-leon-y-el-raton/Acceso en 23 sep. 2011.
Al final del texto está la moraleja de la historia. La moraleja mostra la idea principal del texto y nos enseña una lección.
¿Cuál es la moraleja de la historia?