What should you do? Use the list from the box to write sentences about things that you SHOULD and SHOULDN’T do to help Mother Nature.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão
Nick levantou-se. Estava inteiro. Olhou no trilho as luzes do vagão de serviço desaparecendo na curva. Havia água dos dois lados dos trilhos, e depois o brejo com os seus lariços.
Apalpou o joelho. A calça estava rasgada, e a pele, ralada. Tinha as mãos arranhadas e areia e cinza nas unhas. Desceu o barranco dos trilhos, chegou à cacimba e lavou as mãos. Lavou-as bem na água fria, limpando toda a sujeira das unhas. Agachou-se e lavou o joelho.
Aquele filho da mãe do guarda-freios. Ainda vou pegá-lo. Ainda vou encontrá-lo um dia. Fazer aquilo comigo.
– Vem cá, menino – disse o guarda-freios. – Tenho uma coisa pra você.
Nick caíra na conversa. Que coisa mais infantil. Ninguém mais o enganaria daquele jeito.
– Vem cá, menino, tenho uma coisa pra você. – Depois, vupt, e ele caiu de quatro ao lado do trilho.
Nick esfregou o olho. Um grande calombo se formava. Ficaria com um olho preto. Já doía. O guarda-freios filho da mãe
Apalpou com os dedos o calombo acima do olho. Ainda bem que era só um olho preto que ele ganhara. Saiu barato. Queria ver o olho, mas não podia olhando na água. Era noite, e ele estava longe de qualquer lugar. Limpou as mãos na calça e levantou-se; subiu o barranco para os trilhos.
Foi andando pela via. Era bem lastreada, fácil de caminhar nela, areia e cascalho socados entre os dormentes. A via parecendo passarela atravessava o pântano. Nick foi andando. Precisava chegar a algum lugar.
[...]
HEMINGWAY, Ernest. “O lutador”. 7 ed. Contos, v.1. Trad. José J. Veiga. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015, p. 49-50.
Considerando a diferença entre história e enredo, assinale a afirmação correta.
- Biologia | 13.5 Segunda Lei de Mendel
(UFRGS) No milho, grãos de coloração púrpura são dominantes em relação a amarelos, e grãos cheios são dominantes em relação a murchos. Do cruzamento entre duas plantas, foi obtida uma prole com as seguintes proporções: 25%de grãos púrpura e cheios;25% de grãos amarelos e cheios; 25% de grãos púrpura e murchos; 25% de grãos amarelos e murchos. Sabendo que uma das plantas parentais era totalmente homozigota, assinale a alternativa correta.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee esta leyenda brasileña y a continuación contesta las preguntas de 31 a 34.
El Cururpira
El folclore brasileño es muy rico y tiene personajes legendarios. Curupira es uno de los principales. Según la leyenda, contada, principalmente en el interior de Brasil, el Curupira habita los bosques brasileños. Es descrito como un niño de poca estatura, con pelo rojo (color del fuego) y sus pies están vueltos hacia atrás.
La función del Curupira es proteger a los árboles, las plantas y los animales de las florestas. Sus principales víctimas son los cazadores, los leñadores y las personas que destruyen los bosques.
Difícilmente los cazadores lo encuentran, porque sus pies vueltos hacia atrás sirven para despistar los perseguidores, dejando pistas falsas por la floresta.
Disponible : http://www.relatame.com/?pag=verCapitulo&id=1&relato=1192. Acceso en 18 oct. 2011.
¿Qué cosas importantes el Curupira hace?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Texto base: Furto de flor Furtei uma flor daquele jardim. O porteiro do edifício cochilava e eu furtei a flor. Trouxe-a para casa e coloquei-a no copo com água. Logo senti que ela não estava feliz. O copo destina-se a beber, e flor não é para ser bebida. Passei-a para o vaso, e notei que ela me agradecia, revelando melhor sua delicada composição. Quantas novidades há numa flor, se a contemplarmos bem. Sendo autor do furto, eu assumira a obrigação de conservá-la. Renovei a água do vaso, mas a flor empalidecia. Temi por sua vida. Não adiantava restituí-la ao jardim. Nem apelar para o médico de flores. Eu a furtara, eu a via morrer. Já murcha, e com a cor particular da morte, peguei-a docemente e fui depositá-la no jardim onde desabrochara. O porteiro estava atento e repreendeu-me: – Que ideia a sua, vir jogar lixo de sua casa neste jardim! ANDRADE, Carlos Drummond. Contos plausíveis. Rio de Janeiro: Best Seller, 2009. p. 88. Narrador é aquele que conta a história, atuando como um mediador entre a história e o leitor/ouvinte.
Enunciado:
a) Como é classificado o narrador do conto?
b) Comprove a resposta anterior com um trecho do texto.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(FUVEST 2005 1ª FASE) Uma solução aquosa de NaOH (base forte), de concentração 0,10 mol L-1, foi gradualmente adicionada a uma solução aquosa de HCl (ácido forte), de concentração 0,08 mol L-1.
O gráfico que fornece as concentrações das diferentes espécies, durante essa adição é