Fill in the blanks with the correct relative pronoun (who, where, when, which, that,). Choose the correct alternative.
1.Wool is a product ___________________ is the soft wavy or curly thick undercoat of various hairy mammals and especially the sheep made up of a matrix of keratin fibers and covered with minute scales.
2.Toga was the loose outer garment ___________________ was worn in public by citizens of ancient Rome.
3.“Your love is the place ___________________ I come from. When I'm on my own I'm lost in space…” Teenage Fanclub
4.Composer is a person ___________________ writes music.
5.We always feel sadness ___________________ we break up a relationship.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | A. Estrutura e Formação das Palavras
(IFCE) TEXTO Fofoca: uma obra sem autor
O próprio som da palavra fofoca dá a ela um certo ar de frivolidade. Fofoca, mexerico, coisa sem importância. Difamação é crime, 1mas fofoca é só uma brincadeira. O que seria da vida sem um bom diz que me diz que, não?
Não. Dispenso fofocas e fofoqueiros. 2Quando alguém se aproxima de mim, segura no meu braço e olha para o lado antes de começar a falar, já sei que 3vem aí uma lama que não me diz respeito. Se não tiver como fugir, deixo que a indiscrição entre por um ouvido e saia pelo outro, dando assim o pior castigo para o meu interlocutor: não passarei adiante nem uma palavra.
Não recuso uma olhada na revista Caras, especialista em entregar 4quem dormiu com quem, quem traiu quem, quem faliu, quem casou, quem separou. É a única publicação do gênero que passa alguma credibilidade, 5porque sei que os envolvidos foram escutados, deram declarações por vontade própria, deixaram-se fotografar. São fofocas profissionais, consentidas e quase sempre assinadas. Fofoca anônima é que é golpe baixo.
A fofoca nasce na boca de quem? Ninguém sabe. Ouviu-se falar. É uma afirmação sem fonte, uma suspeita sem indício, uma leviandade órfã de pai e mãe. Quem fabrica uma fofoca quer ter a sensação de poder. Poder o quê? Poder divulgar algo seu, ver seu “trabalho” passado adiante, provocando reações, mobilizando pessoas. Quem dera o criador da fofoca pudesse contribuir para a sociedade com um quadro, um projeto de arquitetura, um 6plano educacional, mas sem talento para tanto, ele gera boatos.
Quem faz intrigas sobre a vida alheia quer ter algo de sua autoria, uma obra que se alastre e cresça, que se torne pública e que seja muito comentada. Algo que lhe dê continuidade. É por isso que fofocar é uma tentação. Porque nos dá, por poucos minutos, a sensação de ser portador de uma informação valiosa que está sendo gentilmente dividida com os outros. Na verdade, está-se exercitando uma pequena maldade, não prevista no Código Penal. Fofocas podem provocar lesões emocionais. 7Por mais inocente ou absurda, sempre deixa um rastro de desconfiança. Onde há fumaça há fogo, acreditam todos, o que transforma toda fofoca numa verdade em potencial. Não há fofoca que compense. Se for mesmo verdade, é uma bala perdida. Se for mentira, é um tiro pelas costas.
MEDEIROS, Martha. Almas gêmeas, 20 set. 1999.
Disponível em: http://almas.terra.com.br/martha/martha_2D_09.htm/. Acesso em: 7 dez. 2005.
Em “... plano educacional ...” (ref. 6), o adjetivo em destaque pode ser substituído pela locução de educação. Essa mesma correspondência não foi observada na opção:
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Dividir a sala em cinco grupos.
Cada grupo deve escolher um dos cinco discos de música indígena no site da Funai: < http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/sons-indigenas>. Acesso em 02 nov. 2014.
Antes de escutarem as músicas, eles devem pesquisar sobre o contexto do projeto escolhido. Com essas informações eles devem fazer um cartaz criativo respondendo qual a etnia pesquisaram, onde ela está presente, qual a história e o contexto da etnia e do projeto.
Em seguida devem ouvir as músicas do projeto e escolher uma delas. A partir da música escolhida, que será apresentada para a turma, eles terão que preparar uma obra artística: pode ser uma interpretação corporal com dança ou teatro ou um desenho, uma escultura, etc.
Registre o processo e as apresentações.
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papelão
- Tesoura
- Tintas nas cores primárias e secundárias
- Pincel
- Papel Canson A3
- Papel toalha
- Copinhos de plástico
- Bandejas de isopor
PROCEDIMENTOS
- Para esta atividade o professor deve confeccionar em casa um círculo das cores, em
tamanho maior e levar para as crianças para que elas possam ter uma melhor
visualização do círculo das cores.
- Disponível: Modo de fazer o Círculo das Cores
https://www.youtube.com/watch?v=xWEVV_4HQb0
- O professor vai começar a aula falando um pouco sobre o círculo das cores e suas
combinações.
- Lembrar as crianças que existem duas maneiras de combinar as cores a partir do
círculo :
. usando as cores de duas em duas que estão uma ao lado da outra ;
. usando as cores que estão uma em frente da outra;
- Entregar para as crianças o círculo e deixar elas manusearem este círculo para
observarem as posições onde estão as cores.
- Depois, colocar o círculo em frente a sala onde todos possam visualizá-lo.
- Entregar para as crianças a folha de papel Canson A3, o pratinho de isopor com a
tinta preta e o copo de plástico.
- Pedir as crianças para molhar a boca do copo de plástico na tinta preta e ir
carimbando no papel, até preencher a folha toda, formando uma linda composição.
- Esperar secar um pouco.
- Entregar para as crianças as tintas coloridas e os pincéis.
- Explicar para as crianças que elas vão começar a pintura utilizando somente as cores
que estão no Círculo das Cores. Onde os círculos se sobrepõem, deixe que elas
misturem as cores.
- Depois que todos os círculos foram preenchidos, pedir as crianças para pintar os
espaços restantes para dar um acabamento na pintura.
-Expor os trabalhos
Fonte: https://innerchildfun.com//i490.photobucket.com/albums/rr264/vdeneen/modernart4.ipg
A RODA DAS CORES
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Escribe una frase com cada uma de las dos palabras señaladas.
________________________________________________________
________________________________________________________
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 7
Comer ou não comer chocolate, eis a questão…
O chocolate é uma das guloseimas mais consumidas em todo o mundo e também uma das primeiras a sair do cardápio quando a intenção é começar “aquele” regime. É verdade que se trata de um alimento bastante calórico, portanto que engorda. Mas, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas e para a felicidade de quem não vive sem uma barrinha ou um bombom, o chocolate pode fazer bem à saúde.
Além de gordura, ele contém proteínas, cálcio, zinco, ferro, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C, e magnésio (importante, por exemplo, para o fortalecimento dos ossos e dos dentes). Fonte alimentar rica em nutrientes, o chocolate tem sido objeto de pesquisa de muitos cientistas. Eles têm divulgado os benefícios obtidos a partir do consumo moderado do produto.
Recentemente, estudos concluíram que o chocolate preto e amargo faz bem ao coração. Os flavonoides, substâncias presentes no cacau (ingrediente base do chocolate), possuem propriedades antioxidantes. Eles ajudam a proteger o organismo contra a produção excessiva de radicais livres, que contribuem para o envelhecimento natural e aumentam os riscos de problemas cardíacos. Além de auxiliar no bom funcionamento das artérias e de prevenir o aparecimento de doenças, o chocolate contém uma gordura que não eleva o colesterol.
Contudo, não se deve abusar. O ideal é fazer o consumo duas vezes por semana; afinal, o chocolate é altamente calórico. Quem está de regime deve evitar, também, os lights e diets. Desmentindo o mito de que seriam mais “saudáveis”, esses produtos, normalmente, têm as mesmas calorias que os chocolates com açúcar, e são algumas vezes até mais gordurosos. Portanto, são indicados aos diabéticos e não aos que querem perder peso.
(Adaptado de: <http://www.gostodeler.com.br/materia/47/comer_ou_nao_comer_chocolate_
eis_a_questao.html>. Acesso em: 9 abr. 2012.)
A tese apresentada pelo texto é que o chocolate