Lee la frase a seguir.
Hay reformas de la Educación Física en curso en muchos países.
Disponible en: <http://eacea.ec.europa.eu/education/eurydice/documents/thematic_reports/150ES_HI.pdf>. Acceso el: 05 mar. 2014. (Fragmento)
La forma verbal “hay”, en esa frase, expresa:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Observe o desenho abaixo, que representa um espermatozoide humano. Em seguida, analise as proposições e coloque V para as Verdadeiras e F para as Falsas.
( ) A estrutura 1 é o acrossomo, estrutura formada pela fusão de vesículas do complexo golgiense e que contém enzimas que irão digerir os envoltórios do ovócito na fecundação.
( ) A estrutura 2 é a peça intermediária e apresenta muitas mitocôndrias, responsáveis pela liberação da energia necessária à movimentação do espermatozoide.
( ) A estrutura 3 é a cauda, originada a partir do centríolo.
( ) A estrutura 4 é o núcleo, que traz em seu interior os cromossomos pareados.
( ) 5 representa a cabeça do espermatozoide, onde encontramos o capuz acrossômico e o núcleo.
A alternativa que apresenta a sequência correta é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: O poema concreto a seguir é o assunto da questão.
Enunciado:
O eu lírico do poema usa palavras para criar um desenho significativo, que remete a uma reflexão sobre o tempo, o tempo cronológico, o tempo de vida. Explique o que a última estrofe revela sobre a mensagem do poema.
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
A adoção do cardápio indígena introduziu nas cozinhas e zonas de serviço das moradas brasileiras equipamentos desconhecidos no Reino. Instalou nos alpendres roceiros a prensa de espremer mandioca ralada para farinha. Nos inventários paulistas é comum a menção de tal fato. No inventário de Pedro Nunes, por exemplo, efetuado em 1623, fala-se num sítio nas bandas do Ipiranga “com seu alpendre e duas camarinhas no dito alpendre com a prensa no dito sítio” que deveria comprimir nos tipitis toda a massa proveniente do mandiocal também inventariado. Mas a farinha não exigia somente a prensa – pedia, também, raladores, cochos de lavagem e forno ou fogão. Era normal, então, a casa de fazer farinha, no quintal, ao lado dos telheiros e próxima à cozinha.
Carlos A. C. Lemos, Cozinhas, etc.
(FUVEST 2017 1° FASE) Além de “tipitis”, constituem contribuição indígena para a língua portuguesa do Brasil as seguintes palavras empregadas no texto:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Enunciado:
Completa con los adverbios de lugar.
a) El parque está _____________________________ de la fuente.
b) La iglesia está ______________________________ el hospital y el restaurante.
c) Las viviendas están __________________________ del restaurante.
d) El banco está _______________________________ del parque.
e) Los arboles están ____________________________ del parque.
f) El hotel está ________________________________ de las fábricas.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Leia o poema a seguir.
Em relação ao poema, considere as afirmativas a seguir.
I. O termo "impressão" tem duplo sentido no texto.
II. Há uma supressão do termo "corpo", no poema, em decorrência da concisão.
III. O desenho da fonte escolhida para o verbo reforça a ideia de dinamicidade.
IV. A forma da fonte empregada no final do poema desfaz a carga erótica do início.
Assinale a alternativa correta.