Na busca de fatos do passado, o historiador recorre a vários tipos de fontes históricas: documentos escritos, fotografias etc. O historiador pode utilizar, também, relatos orais.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de relato oral, útil ao trabalho do historiador.
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
(ESPCEX (AMAN)) Sobre a projeção cartográfica utilizada na produção do mapa abaixo, é correto afirmar que se refere a uma projeção
- Física
O empuxo é a força resultante que um fluido exerce sobre um corpo que nele está submerso total ou parcialmente. Possui direção vertical, sentido para cima, e está relacionado à diferença de pressão entre a região mais submersa (base) e a menos submersa (topo) do corpo. Para demonstrar que o empuxo depende das dimensões do corpo, um estudante fez a seguinte experiência: colocou no interior de um balão de festa 1490 kg de areia, amarrou um tubo na boca do balão e o jogou num aquário cheio de água, como mostra a figura.
Com o auxílio de uma bomba de ar começou a encher o balão. Considerando a massa do balão de 10g(0,010 kg) a densidade da água 103 kg/m3 e desconsiderando a massa do ar e da mangueira que liga o balão a bomba, julgue os itens a seguir.
I. Para que o balão possa subir até a superfície da água deve ser cheio com mais de 1,5 litros de ar.
II. No início da experiência (balão no fundo do aquário) temos atuando sobre o conjunto (balão+areia) apenas as forças peso e empuxo.
III. No início da experiência (balão no fundo do aquário) a densidade do conjunto (balão+areia) é maior que a densidade da água.
IV. Se a água fosse trocada por glicerina (densidade 1,2.103 kg/m3 o balão poderia subir até a superfície com 1,5 litros de ar.
V. Se a água fosse trocada por óleo (densidade 0,7.103 kg/m3) o balão poderia subir até a superfície com 1,5 litros de ar.
Todas as afirmações corretas estão em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: Leia o texto Desajuste Lá no fundo da sala um olharzinho redondo, quieto, parece estar ouvindo o que a professora explica. Mas do lado de dentro passa um filme de protagonistas desvairados. Gritos, tapas, estresse, escassez de fartura, barraco no barraco, gato de luz, gota de água... Roda a fita, roda a cabeça sem rumo. Caminha na escuridão da consciência, arranhado pela miséria, machucado pela existência, rumo às ciladas da vida. E a professora explicando, preparando para a vida. GODINHO, Jussara C. Disponível em: <http://www.minicontos.com.br/?apid=4985&tipo=2&dt=0&wd=&titulo=Desajuste>. Acesso em: 30 mar. 2015.
Enunciado:
O sujeito de uma oração pode ser classificado como indeterminado (quando não pode ser identificado pelo contexto), oculto (se está implícito na frase), oracional (quando uma oração funciona como sujeito) ou mesmo inexistente (no caso de verbos impessoais).
No período “Caminha na escuridão da consciência, arranhado pela miséria, machucado pela existência, rumo às ciladas da vida.”, o sujeito é
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: FRAGMENTO 1 Cicloviagem à Volta da Chapada Diamantina, sendo quase que total por terra e single track por Vivi Mar Dia 1 — Dia de retas, terra, pouquíssimo asfalto e muuuito sol.
— Trajeto: Mucugê 3 Guiné 3 Acampamento muquiado na estrada.
— Distância do dia: 50 km.
— Jantar: Preparamos um bacalhau com arroz e azeitonas. — Tínhamos energia e disposição pra pedalar muito mais, mas resolvemos acampar desviando um pouco da estrada num local entocado que estava na sombra. Deduzimos que o pôr do sol seria maravilhoso dali. E foi. O sol desceu avermelhado deixando as paredes rochosas num tom laranja. Um espetáculo à parte. [...][registros dos 6 dias seguintes da viagem] Saldo final: — Pneu furado: Zero (não me lembro de nenhum ter furado, rs, se alguém lembrar me corrige, rs)
— Bagageiro quebrado: 2
— Gastos com comida em 7 dias de cicloviagem: 87,00
— Gastos com bebidas durante a cicloviagem (suco, coco e breja): 28,00 Disponível em: <www.mochileiros.com/> e em <https://goo.gl/Gtk0t3>.
Acesso em: 5 abr. 2017. FRAGMENTO 2 Chapada Diamantina São dezenas de atrativos naturais que garantem diversão para todas as idades. Veja abaixo os principais atrativos, divididos por cidade. [...] MUCUGÊ Parque Municipal de Mucugê, Projeto Sempre-Viva e Rio Tiburtino Situado no Parque Municipal de Mucugê, o Projeto Sempre-Viva foi criado para proteger essa espécie de planta herbácea ameaçada de extinção. No local, estão expostas diversas flores, com destaque para um buquê coletado em 1999, intacto e que ainda abre e fecha de acordo com o clima. O Parque é considerado a principal atração do município, com opções de turismo pedagógico, cultural e de aventura. Nele é possível conhecer um trecho da Estrada Real, visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino, de acesso rápido e fácil, que oferece rapel e tirolesa. Disponível em: <www.guiachapadadiamantina.com.br/conheca-os-atrativos-mais-visitadose-as-belezas-de-cada-cidade/> e em <https://goo.gl/msKAnb>. Acesso em: 5 abr. 2017
Enunciado:
A linguagem do fragmento 1 é bastante informal, pois, além de expressões e recursos gráficos que são comuns nas redes sociais, a autora emprega gírias.
Pelo contexto, o adjetivo muquiado, utilizado no início do fragmento 1, poderia ser substituído, sem alteração de significado, por:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Nós, brasileiros, estamos acostumados a ver juras de amor, feitas diante de Deus, serem quebradas por traição, interesses financeiros e sexuais. Casais se separam como inimigos, quando poderiam ser bons amigos, sem traumas. Bastante interessante a reportagem sobre separação. Mas acho que os advogados consultados, por sua competência, estão acostumados a tratar de grandes separações. Será que a maioria dos leitores da revista tem obras de arte que precisam ser fotografadas antes da separação? Não seria mais útil dar conselhos mais básicos? Não seria interessante mostrar que a separação amigável não interfere no modo de partilha dos bens? Que, seja qual for o tipo de separação, ela não vai prejudicar o direito à pensão dos filhos? Que acordo amigável deve ser assinado com atenção, pois é bastante complicado mudar suas cláusulas? Acho que essas são dicas que podem interessar ao leitor médio.
Disponível em: http://revistaepoca.globo.com. Acesso em: 26 fev. 2012 (adaptado).
O texto foi publicado em uma revista de grande circulação na seção de carta do leitor. Nele, um dos leitores manifestase acerca de uma reportagem publicada na edição anterior. Ao fazer sua argumentação, o autor do texto