Na busca de fatos do passado, o historiador recorre a vários tipos de fontes históricas: documentos escritos, fotografias etc. O historiador pode utilizar, também, relatos orais.
Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de relato oral, útil ao trabalho do historiador.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir sobre a Revolução Russa.
"A Rússia, madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o primeiro dos regimes da Europa Central e Ocidental a ruir sob as pressões e tensões da Primeira Guerra Mundial. A explosão era esperada, embora ninguém pudesse prever o momento e ocasião da detonação. […] A fragilidade do regime se revelou quando as tropas do Czar, mesmo os leais cossacos de sempre, hesitaram e depois se recusaram a atacar a multidão, e passaram a se confraternizar com ela. Quando, após quatro dias de caos, elas se amotinaram, o Czar abdicou […]”.
HOBSBAWM, Eric J. Era dos extremos: o breve século XX: 1914- 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 66-67.
O autor do texto refere-se aos momentos iniciais da Revolução de Fevereiro de 1917 que foi motivada pelo
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UESB)
O apetite voraz do ser humano pelos combustíveis fósseis, configurando uma era específica, e a emissão de CO2 nos últimos 400 mil anos, registrada no gráfico, tiveram repercussões planetárias, expressas na alternativa: - Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(FUVEST) Numa espécie de planta, a cor das flores é determinada por um par de alelos. Plantas de flores vermelhas cruzadas com plantas de fl ores brancas produzem plantas de flores cor-de-rosa. Do cruzamento entre plantas de flores cor-de-rosa, resultam plantas com flores:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
O quadro abaixo refere-se aos mecanismos de transporte através da membrana.
MECANISMO DE TRANSPORTE
ENERGIA EXTERNA NECESSÁRIA?
FORÇA DE MOVIMENTO
PROTEÍNA DE MEMBRANA NECESSÁRIA?
ESPECIFICIDADE
Difusão simples
Não
A favor do gradiente de concentração
Não
1
Difusão facilitada
Não
A favor do gradiente de concentração
2
Específico
Transporte ativo
3
Contra o gradiente de concentração
Sim
4
Assinale a alternativa que contém a sequência de palavras que substitui corretamente os números de 1 a 4, completando o quadro.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(ENEM 2022 1° APLICAÇÃO) Ser cronista
Sei que não sou, mas tenho meditado ligeiramente no assunto. Crônica é um relato? É uma conversa? É um resumo de um estado de espírito? Não sei, pois antes de começar a escrever para o Jornal do Brasil, eu só tinha escrito romances e contos. E também sem perceber, à medida que escrevia para aqui, ia me tornando pessoal demais, correndo o risco de em breve publicar minha vida passada e presente, o que não pretendo. Outra coisa notei: basta eu saber que estou escrevendo para o jornal, isto é, para algo aberto facilmente por todo o mundo, e não para um livro, que só é aberto por quem realmente quer, para que, sem mesmo sentir, o modo de escrever se transforme. Não é que me desagrade mudar, pelo contrário. Mas queria que fossem mudanças mais profundas e interiores que não viessem a se refletir no escrever. Mas mudar só porque isso é uma coluna ou uma crônica? Ser mais leve só porque o leitor assim o quer? Divertir? Fazer passar uns minutos de leitura? E outra coisa: nos meus livros quero profundamente a comunicação profunda comigo e com o leitor. Aqui no jornal apenas falo com o leitor e agrada-me que ele fique agradado. Vou dizer a verdade: não estou contente.
LISPECTOR, C. In: A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
No texto, ao refletir sobre a atividade de cronista, a autora questiona características do gênero crônica, como