Exposição fotográfica e lançamento do CD Jongo no Sudeste – São Paulo
O jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia. (...) Trata-se de uma forma de comunicação desenvolvida no contexto da escravidão e que serviu também como estratégia de sobrevivência e de circulação de informações codificadas sobre fatos acontecidos entre os antigos escravos. O Jongo no Sudeste foi registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro em 15 de dezembro de 2005. Além dos grupos de São Paulo (...) abrange também grupos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O reconhecimento do Jongo como Patrimônio Nacional faz parte do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI).
Disponível em:
<http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18430&sigla=Noticia&retorno=detalhe
Noticia>. Acesso em: 13 maio 2014.
O registro do Jongo como Patrimônio Cultural contribui para
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee la crítica de la película "Intensamente".
Esta película animada es perfecta para explicar el complicado tema de las emociones para todos, jóvenes y adultos
“Intensamente”, gira en torno a la vida de una niña de 11 años llamada Riley, que se muda al otro lado del país con su familia. A una edad tan impresionable, un movimiento es una gran transición y ella experimenta una cantidad de emociones cuando sale de su casa, se separa de sus amigos, además de dejar la liga de hockey atrás. Es acá donde entran los actores principales de la película, las emociones de Riley: alegría, tristeza, ira, miedo y desagrado, que proporcionan una visión sobre el funcionamiento de la mente de la niña mientras viaja por esta experiencia de cambio en su vida.
Desde el momento en que comenzó, no pude contener mi emoción. La “nerd” que vive en mí, estaba impresionada por la manera tan extraordinaria en la que muchos de los mensajes de la película estaban perfectamente adaptados a la realidad, desde una perspectiva neurocientífica. Por ejemplo, la forma en el que un día lleno de memorias a corto plazo se consolidó luego durante el sueño.
Mientras que la película brinda un poco de integridad científica en su narrativa, su licencia poética no nos lleva demasiado lejos de la realidad que somos. En esencia, los rasgos de personalidad que aumentan y disminuyen durante diferentes momentos de nuestra vida.
Más allá de la ciencia compleja de todo esto, lo que “Intensamente” logró muy bien es proporcionar un mensaje de empoderamiento que invita a aprender a entender, a conectarse y a aceptar nuestras emociones y recuerdos de una manera más adecuada.
Disponible en <https://www.addhara.com/intensamenteblog/> Acceso el 15 de junio de 2019.
A) Según el texto ¿qué mensaje pasa la película?
B) Existen en español expresiones que son utilizadas para expresar sentimientos. Di una expresión utilizada para expresar cada una de las emociones que actúan en la película.
Alegría:
Tristeza:
Ira:
Miedo:
Desagrado:
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(Unimontes)
“Ame-o ou deixe-o. Nós amamos”.
Anúncio da petroleira Texaco em comemoração ao Dia da Pátria de 1970, com o lema do governo militar.
Disponível em: http://blogs.estadao. com.br/reclames-do-estadao/2010/09/07/ ame-o-ou-deixe-o/> Acesso em: agosto de 2011.
No início dos anos 70, no Brasil, quando estava havendo uma intensa repressão a movimentos sociais, partidos e grupos políticos, armados ou não, o governo Médici, utilizando-se da campanha vitoriosa do tricampeonato de futebol e de uma política econômica momentaneamente favorável, conseguiu, durante algum tempo, manter a imagem de que o país era uma maravilha, que a maioria da população pensava a mesma coisa (“noventa milhões em ação”), incutindo a ideia de que aqueles que não estivessem contentes deveriam ir embora do país
(“Brasil – ame-o ou deixe-o”). (TOMAZI, Nelson D. Sociologia da Educação. São Paulo: Cortez, 1997. Adaptado.)
Considerando o texto e seus conhecimentos sobre as relações Estado, sociedade e democracia no Brasil, julgue as afirmativas a seguir:
Por meio de uma intensa propaganda ideológica, foi possível, por algum tempo, manter os brasileiros em geral convencidos de que viviam num país excepcional e que grande parte da população vivia bem.
Nas escolas, foram introduzidas disciplinas cujos conteúdos procuraram inculcar determinados conteúdos, valores e normas que visavam disciplinar e despolitizar o estudante, impossibilitando-o de ter uma visão crítica da realidade em que vivia.
A classe política dirigente nessa época propunha, no discurso e nas ideias, um empenho de toda a sociedade em direção à modernização do país, ao mesmo tempo em que se esforçava para a despolitização e desmobilização da sociedade.
O lema da ditadura militar, “Brasil: ame-o ou deixe-o”, propunha que qualquer um que criticasse o governo militar deveria sair ou ser retirado do país. Esse slogan ajudou a justificar prisões ilegais, torturas e extradições.
Estão corretas as afirmativas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNIME)
A análise da urina de atletas que participam de eventos esportivos, como Olimpíadas e Campeonatos de Futebol, tem a função de detectar substâncias químicas classificadas como estimulantes, narcóticos analgésicos, a exemplo da morfina, diuréticos, como a acetazolamida, e esteroides anabolizantes e que têm o uso vetado pela Agência Mundial Antidoping. A urina é utilizada para o teste antidoping porque é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas no organismo.
Com base nas informações do texto, nas propriedades e estrutura química da morfina e da acetazolamida, é correto afirmar:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UEFS)
A figura ilustra algumas etapas de determinadas reações oxidativas presentes em células eucarióticas.
Em relação a esse processo e às reações associadas a ele, é possível afirmar:
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
Exposição “Sombras e Luz” é inaugurada em São Paulo
Evento integra Ano da França no Brasil e ficará em cartaz no Sesc Pompeia até 6 de dezembro
A exposição “Sombras e Luz” foi inaugurada no dia 15 de setembro no Sesc Pompeia, em São Paulo, com uma visita guiada para convidados e alunos de escolas. O evento, que integra as festividades oficiais do Ano da França no Brasil, fica aberta ao público de 16 de setembro até 6 de dezembro. Nela, os visitantes poderão brincar e aprender com o jogo de luz e sombra.
“Trata-se de uma exposição didática, mas muito divertida, lúdica, cheia de propostas e reflexões, com um aspecto educativo importantíssimo. Ela fala do fenômeno da luz, a criação da sombra e todas as conseqüências e formas de utilizá-las e até mesmo dizer o que significam, como suporte para a realização de atividades artísticas”, afirmou Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil. Ele ressaltou o lado educativo da exposição: “Virão muitas crianças, de escolas públicas e privadas, em grande quantidade, para interagir com essa proposta e, sobretudo, perceber o que o ser humano é capaz de fazer diante de fenômenos naturais tão tranqüilos como a luz e a sombra”.
Ambientada em uma grande casa, a exposição original foi inicialmente desenvolvida em parceria com o Centre Pompidou, de Paris. Para o Brasil, a instalação foi totalmente reconstruída, mas manteve seus conceitos principais. Entre seus atrativos estão diversas instalações, como o teatro de sombras, proposições lúdicas, experiências físicas, multimídias, filmes, além de três vídeos dos artistas irlandeses Anne Cleary e Denis Connoly, nos quais ondas de calor e captações de movimento são registrados para, em grandes telas, formarem desenhos originais com as sombras dos visitantes.
De acordo com o coordenador da exposição, Roberto Cenni, o principal objetivo dessa exposição é levar a divulgação científica aos jovens. “Existem algumas modificações entre o que é mostrado aqui e o que tem sido exibido na Cité de la Science há quase quatro anos. Por exemplo, nossa ‘casa’ tem um estilo mais brasileiro, no estilo colonial português. Há também um equipamento que cria desenhos baseados nas sombras projetadas pelas crianças, que foi inspirado no folclore brasileiro para criar as figuras. Aqui também temos mais atividades lúdicas do que o que é proposto na França. O conhecimento e a questão física das sombras estão expostos nas experiências e adivinhações que propusemos”, afirmou.
Além dos convidados, o evento de abertura da mostra estava repleto de crianças, boa parte alunos de escolas que excursionavam pelo local, e se divertiam muito com atividades propostas pela exibição. Foi o caso de João Pedro Guimarães, de 12 anos, estudante do Colégio Centenário. “Gostei muito da proposta da exposição, muito bom mesmo. De todos, o que mais gostei foi uma tela na qual eu passava em sua frente e ela registrava uma foto da nossa sombra”, afirmou.
Compartilhe com os alunos a reportagem acima e discuta com eles sobre o tema já mencionado nas atividades anteriores: a luz e a sombra. Nesse texto o enfoque do estudo da luz e sombra é científico, mas o que chama atenção é justamente os desenhos formados pelas sombras.
Proponha aos alunos experimentarem desenhar sombras através de projeção de luz. Prepare um foco de luz projetado em um tecido branco esticado, como no teatro de sombras e peça a alguns alunos que posicionem as mãos e braços na frente da luz enquanto o restante dos alunos desenham a imagem formada, depois troque de forma que todos os alunos experimentem as duas posições.
Depois dos desenhos feitos, abra uma roda de discussão para que todos possam apreciar os trabalhos, comentar e avaliara a atividade proposta.