(UNIME)
A análise da urina de atletas que participam de eventos esportivos, como Olimpíadas e Campeonatos de Futebol, tem a função de detectar substâncias químicas classificadas como estimulantes, narcóticos analgésicos, a exemplo da morfina, diuréticos, como a acetazolamida, e esteroides anabolizantes e que têm o uso vetado pela Agência Mundial Antidoping. A urina é utilizada para o teste antidoping porque é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas no organismo.
Com base nas informações do texto, nas propriedades e estrutura química da morfina e da acetazolamida, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais
26. Texto base:
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens.
- Aparelho para filmagem ou pode ser usado o celular.
PROCEDIMENTOS
Falar um pouco sobre a Pop Art.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_art https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/pop-art/
- Mostrar algumas imagens.
- O professor deverá destacar que dentre o grupo de artistas da Pop Art, um dos que teve maior destaque foi Andy Warhol, justamente por ter a capacidade de lidar com os elementos culturais próximos do grande público da época.
- Apresentar aos alunos Andy Warhol e suas obras:
Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/SnqTZhbReTI/AAAAAAAAGl4/ShDsXkG8M6s/s400/andy+warhol+foto.jpg
Disponível: https://www.ebiografia.com/andy_warhol/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol
Mostrar algumas obras do artista.
Fontes: http://avantgallery.com/collection/andy-warhol-art/4/ https://www.comunidadeculturaearte.com/andy-warhol-um-toque-de-pop-que-mudou-o-mundo/ https://oblogdarafa.wordpress.com/2013/02/28/pop-art-de-andy-warhol/
Campbell’s Soup Cans (1962) – Os 32 diferentes tipos de sopa da Campbell em tinta polimérica sob tela Fonte : https://www.comunidadeculturaearte.com/andy-warhol-um-toque-de-pop-que-mudou-o-mundo/
- Destacar a questão da reprodutibilidade das imagens nas obras que repetem várias vezes a mesma imagem com algumas alterações.
- Apresentar aos alunos a obra que servirá como base para os trabalhos acerca das produções de Andy Warthol: os vídeos experimentais.
- Trata-se de filmes feitos em sua maioria informalmente, onde recorta a realidade através de retratos filmados de amigos, situações específicas ou locais: Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=n8X-MhY8LmI&feature=related
Neste vídeo temos a compilação de alguns “screen tests”, mas o professor deve informar aos alunos que no original os filmes são silenciosos.
https://www.youtube.com/watch?v=XoQcGAczNTE
Eat.(comer) é um vídeo de cerca de 40 minutos onde vemos um homem comendo. (O professor pode passar apenas um trecho do vídeo para seus alunos) https://www.youtube.com/watch?v=O7VYWBoqrPI
Empire State Building, famoso arranha Céu de Nova York, foi filmado durante 08 horas à noite por Warhol. Nesse vídeo temos um recorte da obra. Nesses simples recortes, o artista redimensiona a realidade, causando afastamento e reflexões nos observadores.
- Posta a forma de trabalhar com vídeos de Andy Warhol, proponha que os alunos em duplas criem alguns retratos filmados uns dos outros.
- Cada dupla pode trabalhar em duas linhas diferentes:
1- Criar pequenas situações cotidianas;
2- Agir espontaneamente em frente à câmera;
- O professor deve limitar o tempo de filmagem em até 03 minutos o que é suficiente para que eles experimentem as duas extremidades da produção: a de retratista e retratado.
- Após a realização dos pequenos filmes, o professor deve promover uma sessão onde apresente os trabalhos para todos da turma e ao final das apresentações, promovam um debate sobre essa forma de abordar a realidade.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41496
Arte - Fundamental | 03. A Arte Revela Questões Sociais26. Texto base:
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens.
- Aparelho para filmagem ou pode ser usado o celular.
PROCEDIMENTOS
Falar um pouco sobre a Pop Art.
Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pop_art https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-seculo-20/pop-art/
- Mostrar algumas imagens.
- O professor deverá destacar que dentre o grupo de artistas da Pop Art, um dos que teve maior destaque foi Andy Warhol, justamente por ter a capacidade de lidar com os elementos culturais próximos do grande público da época.
- Apresentar aos alunos Andy Warhol e suas obras:
Fonte:http://4.bp.blogspot.com/_h92F2a-n9aY/SnqTZhbReTI/AAAAAAAAGl4/ShDsXkG8M6s/s400/andy+warhol+foto.jpg
Disponível: https://www.ebiografia.com/andy_warhol/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Andy_Warhol
Mostrar algumas obras do artista.
Fontes: http://avantgallery.com/collection/andy-warhol-art/4/ https://www.comunidadeculturaearte.com/andy-warhol-um-toque-de-pop-que-mudou-o-mundo/ https://oblogdarafa.wordpress.com/2013/02/28/pop-art-de-andy-warhol/
Campbell’s Soup Cans (1962) – Os 32 diferentes tipos de sopa da Campbell em tinta polimérica sob tela Fonte : https://www.comunidadeculturaearte.com/andy-warhol-um-toque-de-pop-que-mudou-o-mundo/
- Destacar a questão da reprodutibilidade das imagens nas obras que repetem várias vezes a mesma imagem com algumas alterações.
- Apresentar aos alunos a obra que servirá como base para os trabalhos acerca das produções de Andy Warthol: os vídeos experimentais.
- Trata-se de filmes feitos em sua maioria informalmente, onde recorta a realidade através de retratos filmados de amigos, situações específicas ou locais: Disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=n8X-MhY8LmI&feature=related
Neste vídeo temos a compilação de alguns “screen tests”, mas o professor deve informar aos alunos que no original os filmes são silenciosos.
https://www.youtube.com/watch?v=XoQcGAczNTE
Eat.(comer) é um vídeo de cerca de 40 minutos onde vemos um homem comendo. (O professor pode passar apenas um trecho do vídeo para seus alunos) https://www.youtube.com/watch?v=O7VYWBoqrPI
Empire State Building, famoso arranha Céu de Nova York, foi filmado durante 08 horas à noite por Warhol. Nesse vídeo temos um recorte da obra. Nesses simples recortes, o artista redimensiona a realidade, causando afastamento e reflexões nos observadores.
- Posta a forma de trabalhar com vídeos de Andy Warhol, proponha que os alunos em duplas criem alguns retratos filmados uns dos outros.
- Cada dupla pode trabalhar em duas linhas diferentes:
1- Criar pequenas situações cotidianas;
2- Agir espontaneamente em frente à câmera;
- O professor deve limitar o tempo de filmagem em até 03 minutos o que é suficiente para que eles experimentem as duas extremidades da produção: a de retratista e retratado.
- Após a realização dos pequenos filmes, o professor deve promover uma sessão onde apresente os trabalhos para todos da turma e ao final das apresentações, promovam um debate sobre essa forma de abordar a realidade.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=41496
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
A extração de madeira, especialmente do pau-brasil, os ciclos do açúcar e café e o desmatamento para instalação de indústrias são eventos de nossa história que contribuíram para a degradação desse bioma.
(www.eco.ib.usp.br)
O texto refere-se ao bioma:
Geografia | 3.7 Impactos Ambientais - Física | 2.4 Gravitação Universal
Dois corpos de massas m1 e m2 estão separados por uma distância e interagem entre si com uma força gravitacional F. Se duplicarmos o valor de m1 e reduzirmos a distância entre os corpos pela metade, a nova força de interação gravitacional entre eles, em função de F será:
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
O termo “etnocentrismo”, aplicado ao conhecimento histórico, significa
- Geografia - Fundamental | 7.04 Vegetação do Continente Africano
Observe a gravura e o mapa abaixo referentes às paisagens naturais africanas:
A vegetação da gravura faz parte da paisagem natural africana. Identifique nas alternativas abaixo aquela que indica corretamente o tipo de vegetação, sua localização no mapa de acordo com a indicação numérica e as características desse tipo de formação: