Como foram os anos iniciais da Primeira República e quais mudanças ocorreram no país e na sociedade? Assinale as afirmativas corretas.
a) ( ) O Brasil se transformava lentamente.
b) ( ) O trabalho assalariado substituiu o escravo.
c) ( ) As cidades cresceram e se urbanizaram rapidamente.
d) ( ) A imigração de europeus e asiáticos diminuiu.
e) ( ) O Brasil iniciou o século com novas ideias e novas manifestações culturais.
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O homem não pode ser definido nem apenas por suas habilidades inatas, como fazia o iluminismo, nem apenas por seu comportamento real, como o faz grande parte da ciência social contemporânea, mas sim pelo elo entre eles, pela forma em que o primeiro é transformado no segundo, suas potencialidades genéricas focalizadas em suas atuações específicas. É na carreira do homem, em seu curso característico, que podemos discernir, embora difusamente, sua natureza e apesar de a cultura ser apenas um elemento na determinação desse curso, ela não é o menos importante. Assim como a cultura nos modelou como uma espécie única – e sem dúvida ainda nos está modelando – assim também ela nos modela como indivíduos separados. É isso o que temos realmente em comum – nem um ser subcultural imutável, nem um consenso de cruzamento cultural estabelecido.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.
Ao discutir a construção do homem, o antropólogo Geertz, defendeu que
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Mostre para os alunos trabalhos do artista Andy Warhol, como os indicados a seguir. Sugira que os alunos escolham retratos de pessoas famosas ou queridas para fazerem sua obra em alto contraste. Explicaremos aqui os dois métodos: digital e analógico. Sugerimos que eles façam ambos os métodos; no entanto, de acordo com o seu contexto em sala de aula, pode-se optar por um dos dois métodos ou mesmo deixar que os próprios alunos façam a sua escolha.
1 – Método analógico:
- Faça um xerox em preto e branco do retrato escolhido, se possível ampliado em tamanho A4.
- Cubra com a caneta preta todos os pretos e tons de cinza da imagem, deixando apenas as partes totalmente brancas sem preencher.
2 – Método digital utilizando o GIMP:
- Abra a imagem utilizando o GIMP;
- Transforme a imagem em preto e branco, clicando em Image>Mode>Grayscale, conforme ilustração a seguir:
- Figura 7 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Aumente todo o contraste da imagem no menu Cores>Brilho e Contraste;
- Figura 8 - Print de tela. Fonte: Autora.
- Figura 9 - Print de tela. Fonte: Autora.
Após a realização dos dois métodos, os alunos podem fazer cópias das imagens em preto e branco e colorir múltiplas variações como nas obras de Andy Warhol, montando painéis em série dos trabalhos.
Imagens sugeridas:
Figura 10 - WARHOL, Andy. Oito Elvis, 1963. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Eight_Elvises#/media/File:Eight_Elvises.jpg.>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 11 - WARHOL, Andy. Dez Lizes, 1963. Pintura e serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://c1.staticflickr.com/7/6120/6883146786_7cfc8589a1_b.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 12 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <https://www.moma.org/collection/works/61249?locale=pt>. Acesso em: 27 fev. 2017.
Figura 13 - WARHOL, Andy. Sem Título de Marilyn Monroe, 1967. Serigrafia sobre tela. Disponível em: <http://www.warrencampdesign.com/warren/images/photoEdits/warhol/marilyn-Multiple10_lg.jpg.> Acesso em: 27 fev. 2017.
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(IME) Uma corda mista sobre o eixo horizontal tem uma densidade linear para a coordenada x < 0 e outra para X > 0. Uma onda harmônica, dada por A.sen (ωt-k1.x) onde t é o instante de tempo, propaga-se na região onde x < 0 e é parcialmente refletida e parcialmente transmitida em x = 0. Se a onda refletida e a transmitida são dadas por B.sen(ωt + k1x) e C.sen(ωt – k2x), respectivamente, onde k1 e k2 são constantes, então a razão entre as amplitudes da onda refletida e da incidente, dada por IB/AI é igual a:
- História - Fundamental | 07. Independência da América Espanhola
Texto base: Leia o texto a seguir. Em função da causa emancipatória acionou-se a ideologia liberal importada da Europa. No Velho Mundo, tal ideologia tivera o objetivo de promover a ascensão política da burguesia e extirpar os obstáculos mercantilistas à expansão do projeto capitalista. No Novo Mundo, ela foi também usada para extirpar obstáculos mercantilistas mas não para levar uma nova classe ao poder, e sim para consolidar, pelo contrário, a que já era tradicionalmente dominante e garantir-lhes os cargos de mando [...]. Uma vez completadas as guerras de independência, as elites locais assumiram o poder político como herdeiras da autoridade colonial e não como instrumentos de transformação. LOPEZ, Luiz Roberto. História da América Latina. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989. p.71
Enunciado:
O texto apresenta a influência liberal no processo de emancipação das colônias americanas, em especial, da América Espanhola.
Analise a crítica apresentada no texto sobre o processo de independência da América Espanhola.
- Física | 3.6 Termodinâmica
É inegável o progresso atingido com a criação de motores de combustão interna, como os que movem os nossos carros atuais, podendo ser representado esquematicamente pela figura a seguir.
Em um motor de carro convencional a primeira transformação de energia em trabalho ocorre dentro do cilindro que aloja o pistão. De modo simplificado, pode-se entender esse sistema como um cilindro fechado contendo um êmbolo móvel, que é o pistão. Em um dado instante a mistura ar e combustível sofre combustão forçando os gases resultantes dessa queima a sofrerem expansão, movimentando o pistão ao longo do eixo do cilindro. Durante o funcionamento de um motor, a energia térmica contida nos gases imediatamente após a combustão é