No século XX, a questão indígena brasileira passou a fazer parte dos assuntos de interesse governamental. Nesse sentido, foram criados órgãos responsáveis pelas populações indígenas brasileiras.
Comente um dos objetivos desses órgãos governamentais.
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(CEFET_MG) A crise sobre a escassez de água é uma das maiores preocupações socioambientais da atualidade. É considerada por alguns especialistas como o maior desafio do novo século e mostrou-se agravada no cenário brasileiro a partir de 2012. Assim, medidas de reeducação de hábitos e reaproveitamento desse recurso vital tornam-se necessárias.
No Brasil, algumas destas medidas voltadas para melhorar o aproveitamento da água foram listadas a seguir.
I. Diminuição da perda nos sistemas de distribuição.
II. Aproveitamento da água pluvial em sistemas coletores.
III. Aplicação de técnicas mais eficientes de irrigação.
IV. Individualização dos hidrômetros.
V. Reaproveitamento da água tratada.
Entre as medidas listadas, as únicas que NÃO podem ser aplicadas amplamente em todos os setores da economia do país são
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.3 Sujeito
Texto base: Sonho da realização financeira [...] Muitas pessoas dedicam suas vidas a realizar o sonho da riqueza econômica financeira. Vivem para essa finalidade, sacrificam o presente para garantir o futuro. Muitas até cometem deslizes éticos visando a encurtar a distância entre o seu patrimônio atual e o ambicionado. Não vou entrar no mérito do clássico debate se o dinheiro traz ou não a felicidade. No meu entender, essa discussão já está superada pelo menos em um ponto de consenso: a tranquilidade financeira é uma peça importante no quebra-cabeças dos sonhos, um pré-requisito para que as pessoas possam desenvolver os múltiplos aspectos de seu potencial e explorar melhor as diversas facetas da vida. Mas preciso enfatizar uma opinião: a grande maioria dos realizadores de sonhos considera a realização financeira uma consequência da realização de outros sonhos – e não um sonho em si mesmo. Ou seja, riqueza não era o sonho inicial de nenhum deles. Abriram negócios, dedicaram-se a causas sociais, inventaram um novo produto, criaram uma obra de arte, pensaram em suprir necessidades ainda não atendidas de certos públicos-alvo. Depois de muito lutar pelos seus sonhos, tiveram sucesso. Ganharam dinheiro ou, pelo menos, melhoraram de padrão de vida. Os ganhos financeiros foram consequências de sonhos bem sonhados, não o sonho principal. [...] SOUZA, César. Você é do tamanho dos seus sonhos: um passo a passo para fazer acontecer e ter sucesso no trabalho e na vida pessoal. Rio de Janeiro: Agir, 2009. p. 78. Fragmento
Enunciado:
Releia: Ganharam dinheiro ou, pelo menos, melhoraram de padrão de vida. (3º parágrafo)
Nesse período, o sujeito foi omitido. Entretanto, por causa do contexto, o leitor consegue identificá-lo, pois essa declaração diz respeito
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UNICENTRO) Grande parte do controle do corpo humano é realizado por hormônios que são produzidos por algumas células específicas que têm ações em outras células. Essas células produtoras de hormônios reúnem-se formando glândulas endócrinas.
A partir dos conhecimentos sobre as principais glândulas endócrinas humanas e seus respectivos hormônios, identifique com V as afirmativas verdadeiras, e com F, as falsas:
( ) A insulina estimula o transporte de glicose para o interior das células, diminuindo a concentração dessa substância no sangue.
( ) O hormônio luteinizante é produzido nos ovários com a função de desenvolver as características sexuais secundárias femininas.
( ) A progesterona é produzida pelos ovários, mantendo o crescimento da mucosa uterina, iniciado pelo estrógeno.
( ) O hormônio folículo-estimulante é produzido tanto pelos ovários quanto pelos testículos, promovendo o amadurecimento dos folículos ovarianos, nas mulheres, e a espermatogênese, nos homens.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Vamos a trabajar ahora con la canción “¿Dónde estarás?, de Gonzalo Horna, como base para contestar a las cuestiones 29 y 30. Él es un cantautor de la República de Panamá, en la ciudad de Colón. ¿Qué ________ haciendo?
¿________ encontrado paz?
¿________ donde recuerdo,
o te habrás mudado a otro lugar?
¿Dónde estarás esta mañana?
¿_________ el sol por tu ventana,
despertándote...acariciándote...
A veces me transporto por instantes
y todo es como antes, o mejor que ayer
mucho mejor que ayer...
A veces me transporto por instantes y recuerdo qué es tocarte
me trato de aferrar, pero vuelvo a la realidad...
¿Dónde estarás?
¿Dónde estarás esta noche?
¿Algún lugar que deba evitar?
¿Estoy aún entre tus recuerdos,
o ya me has logrado olvidar?
¿Qué estarás haciendo?
¿Habrás encontrado el amor
o vivirás una ficción...igual que yo?...igual que yo...
Disponible en: <http://www.gonzalohorna.com/> Acceso el 28 sept.2012. Fragmento
Enunciado:
Completa las primeras dos estrofas de la canción ¿Dónde estarás? (Gonzalo Horna) con las palabras del recuadro. ¡Ojo! Completar con los verbos.
Ayer
Amor
Instantes
Mejor
Estarás
Realidad
Lugar
Vivirás
Entrarás
Ficción
Recuerdos
Habrás Antes
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Los niños ya han empezado, casi todos, su rutina en el colegio. Ahora ya iremos pensando que clases extraescolares van a escoger este año para completar su formación o sus ratos de diversión. Aunque un gran número de niños prefieren hacer algo totalmente lúdico o relacionado con el deporte, nunca está de más que observemos con detenimiento sus capacidades y sus preferencias, pues hay ciertas modalidades artísticas que nos suelen pasar por alto.
Una de ellas es la música. Aunque en el plan de estudios dan algunas clases para conocer el lenguaje musical, hay niños que presentan ciertas habilidades especiales para la ejecución de un instrumento. Según los estudios realizados hasta ahora, la música aporta muchísimos beneficios para el desarrollo, no solo interior del niño, sino también hacia el exterior. Según una última investigación, practicar música les ayuda a resolver problemas, al mismo tiempo que los convierte en seres más sociables.
Disponible en: < http://www.elbloginfantil.com/musica-ayuda-ninos-resuelvan-mejor-problemas.html>
Acceso el: 06 mar.2014. Fragmento
De acuerdo a la noticia, la música hace bien a los niños porque les ayuda a