Nesta reprodução de gravura de Rugendas (séc. XIX), podemos ver representado o trabalho de extração de ouro de aluvião realizado pelos escravos.
Descreva como era feito a extração do ouro no sistema de aluvião.
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
A partir de certa idade, o ser humano apresenta dificuldade em enxergar nitidamente objetos próximos, deficiência visual denominada presbiopia, que pode ser corrigida com o uso de lentes convergentes.
Se a figura representa o perfil de três lentes de vidro, para corrigir a presbiopia pode-se utilizar apenas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
Leia-as e observe-as com bastante atenção.
A raposa e o corvo
Um dia um corvo estava pousado no galho de uma árvore com um pedaço de queijo no bico quando passou uma raposa. Vendo o corvo com o queijo, a raposa logo começou a matutar um jeito de se apoderar do queijo. Com esta ideia na cabeça, foi para debaixo da árvore, olhou para cima e disse:
-Que pássaro magnífico avisto nessa árvore! Que beleza estonteante! Que cores maravilhosas! Será que ele tem uma voz suave para combinar com tanta beleza! Se tiver, não há dúvida de que deve ser proclamado rei dos pássaros.
Ouvindo aquilo, o corvo ficou de pura vaidade. Para mostrar à raposa que sabia cantar, abriu o bico e soltou um sonoro " Cróóó!" . O queijo veio abaixo, claro, e a raposa abocanhou ligeiro aquela delícia, dizendo:
-Olhe, meu senhor, estou vendo que voz o senhor tem. O que não tem é inteligência!
Moral: cuidado com quem muito elogia.
Do livro Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas.
Fonte: http://www.metaforas.com.br/infantis/a_raposa_eo_corvo.htm – 19/5/2010 – adaptado.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fábulas Modernas
Fonte: http://www.contaoutra.com.br/tiras.asp?pagina=4 - 19/5/2010 - adaptado.
Na tirinha, a Era da Informação, segundo a fala da personagem raposa,
Na tirinha, a Era da Informação, segundo a fala da personagem raposa,
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Lee el fragmento de una entrevista a Quino, creador de la tira cómica Mafalda. Entrevista a Quino Fuente: La Opinión Cultural, Domingo 3 de diciembre de 1972. El 29 de septiembre de 1964 aparecía por primera vez la tira cómica Mafalda de Quino. Para recordarla, hemos elegido una entrevista a Joaquín Salvador Lavado, alias Quino, aparecida en La Opinión Cultural, el domingo 3 de diciembre de 1972. ¿Qué diferencias técnicas e ideológicas observa entre sus primeros dibujos de la década del cincuenta y estos que publicará en el libro A mí no me grite? Fundamentalmente ahora sé qué cosas quiero decir. En aquel momento la política me importaba tres pepinos. Lo que yo hago no cambia nada. Pero mis dibujos, sumados a piezas de teatro, a películas, a canciones, a libros, conforman una obra que podría ayudar a cambiar, pero yo tengo mis dudas. Mis dibujos son políticos, pero en relación a situaciones humanas más que políticas en sí. Esas situaciones se vienen repitiendo desde que el hombre es hombre. Es una forma de dibujo humanista, según usted. Sí, pero es más bien una política de la condición humana, no de ciertos regímenes. Landrú dice que el humor es una válvula de escape, que el tipo que quiere poner una bomba ve un chiste que lo hace reír alrededor del asunto que lo tenía irritado y entonces ya no necesita poner la bomba. Fíjese, si no, en España: la gente se ríe con la agresividad del humor y aguanta todo lo que pasa. Disponible en: <http://www.elhistoriador.com.ar/entrevistas/q/quino.php>. Acceso el: 09 oct. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
En el momento de la realización de la entrevista
- Matemática | 10. Estatística
Na tabela, são apresentados dados da cotação mensal do ovo extra branco vendido no atacado, em Brasília, em reais, por caixa de 30 dúzias de ovos, em alguns meses dos anos 2007 e 2008.
De acordo com esses dados, o valor da mediana das cotações mensais do ovo extra branco nesse período era igual a
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(UNICAMP) A depilação a laser é um procedimento de eliminação dos pelos que tem se tornado bastante popular na indústria de beleza e no mundo dos esportes. O número de sessões do procedimento depende, entre outros fatores, da coloração da pele, da área a ser tratada e da quantidade de pelos nessa área. Três tipos de laser comumente utilizados para depilação têm comprimentos de onda λ1 ≈ 760 nm, λ2 ≈ 800 nm e λ3 ≈ 1.060 nm respectivamente.
Se a velocidade da luz vale c = 3,0 x 108 m/s o laser de maior frequência tem uma frequência de aproximadamente
Dados: Se necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s2, aproxime π = 3,0 e 1 atm = 105 Pa.