Fábio foi ao supermercado e não ficou atento ao passar no caixa. Mas, ao chegar em casa e conferir a conta percebeu que haviam vários erros no preço dos produtos. São eles:
Sendo assim, calcule a diferença entre o valor cobrado e o valor correto encontrado por Fábio em sua conta do supermercado.
Questões relacionadas
- Biologia
Vertebrados, anelídeos e alguns moluscos possuem sistema circulatório fechado e hemoglobina como pigmento respiratório.
Nos anelídeos, a hemoglobina está localizada
- Matemática | 10. Estatística
Os números de crescimento da China são impressionantes. Conforme a projeção para 2018, os números devem superar assustadores 1 trilhão de dólares (US$ 1 011 280 000 000,00), quase o total de vendas do e-commerce mundial de hoje (1,221 trilhões, segundo o eMarketer).
Suponha que a queda na variação de crescimento observada de 2017 para 2018 seja a mesma de 2018 para 2019. Nesse caso, em 2019, o número de vendas da China, em bilhões de dólares, será aproximadamente igual a
- Biologia | 09. Botânica
(Uefs) A colonização do ambiente terrestre pelos vegetais foi de suma importância para o desenvolvimento da vida animal.
Com relação às características e adaptações desenvolvidas pelos vegetais que permitiram a colonização do ambiente terrestre, identifique as afirmativas verdadeiras com V e com F, as falsas.
( ) A evolução de uma cutícula eficiente na retenção da água e o desenvolvimento de camadas protetoras para os gametângios possibilitaram o desenvolvimento das plantas avasculares.
( ) As plantas vasculares, hoje existentes, assemelham-se às primeiras plantas terrestres, apresentando um padrão de crescimento restrito, que limita o seu acesso à captação de água e minerais presentes no solo.
( ) Os ciclos de vida de plantas terrestres caracterizam-se por alternância de gerações, alternando uma fase esporofítica diploide com uma fase gametofítica haploide.
( ) A expansão das gimnospermas e angiospermas sobre o ambiente terrestre, dentre outros motivos, deveu-se ao fato das sementes apresentarem longos períodos de latência, germinando apenas quando em condições favoráveis.
A alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Geografia | 3.5 Vegetação
Esse tipo de vegetação ocorre em áreas de elevada latitude, com baixa temperatura, precipitação, principalmente, sob a forma de neve e solo que se mantém congelado durante 10 meses por ano (permafrost). A vegetação floresce quando a camada da superfície derrete nos longos dias de verão e expõe o solo superficial. O permafrost subjacente permanece congelado e a água da superfície não pode ser drenada, produzindo condições pantanosas. A vegetação é composta, principalmente, de juncos, musgos, liquens e gramíneas.
Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2021 (Adaptação).
O tipo de vegetação descrito no texto corresponde à
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir para responder às questões.
A língua portuguesa é a língua oficial de aproximadamente 280 milhões de pessoas no mundo.
Apesar de sermos todos falantes de português, existem muitas diferenças entre o modo de falar a língua em cada país e mesmo dentro de um mesmo país. No Brasil, percebe-se bem isso pelas diferentes palavras usadas e nas diferenças de sotaque entre as várias regiões. A língua é dinâmica, sempre transformada pelos falantes.
Os portugueses falam mais fechado que os brasileiros e usam palavras tão diferentes para o nosso ouvido! Quer ver?!
Você já comeu uma “bifana” ou um “prego”? Sabe o que é?
Uma “bifana” é um bife de porco no pão e um “prego”, um bife de vaca no pão. “Banheiro” é aquele homem que trabalha como salva-vidas na praia, também chamado de “nadador-salvador”. Para ir ao banheiro, vá à “casa de banho”.
Para as compras convém saber que as calcinhas femininas são “cuecas” e camisolas (aquelas que as mulheres usam para dormir) são “camisas”. Um maiô ou uma sunga é um “fato de banho”. Se tiver um corte no dedo e precisar de band-aid, peça “pensos”. Outro dia uma senhora portuguesa contou que pediu à vendedora: “Eu queria ver aquela carteira da montra”. E não a entenderam… E o que ela queria era “Eu quero ver aquela bolsa da vitrine”.
Quando falamos “quase” a mesma língua, geralmente não sabemos qual palavra utilizar no lugar daquela que a gente conhece para sermos bem compreendidos.
REIS, Lyria. Disponível em: <www.brasileiraspelomundo.com/nossa-lin-
gua-portuguesa-43122353>. Acesso em: 16 jul. 2018.
Você já parou para pensar que saber usar a língua portuguesa é como saber vestir a roupa adequada para uma ocasião específica?
Hein?! Como assim?
Não é possível chegar a uma festa chique vestindo bermuda e camiseta nem sair no frio com uma roupa própria para o calorão. Ambas as situações nos causam estranheza pelo fato das pessoas estarem vestindo roupas inadequadas para as ocasiões em que se encontram. O mesmo ocorre com o uso da língua portuguesa.
a) Podemos dizer que quem tem um jeito de falar diferente fala errado?
b) Você concorda com a afirmação de que saber usar a língua portuguesa é como saber vestir a roupa adequada para uma ocasião específica? Justifique.
c) É possível usar expressões e gírias populares em textos orais ou escritos a quaisquer pessoas? Justifique sua resposta.
d) A língua que falamos é sempre muito dinâmica, ou seja, está sempre em movimento e, por isso, se modifica de um lugar para o outro, de tempos em tempos, de acordo com o grupo social. Quais palavras e expressões são comuns na sua região e que diferem da linguagem de outros lugares?
e) Que nome você dá para “bifana” e “prego”?